O mundo da mágica é realmente muito interessante, não é mesmo? Somos fascinados por truques que acontecem bem diante de nossos olhos, mas que facilmente nos enganam direitinho. Um mágico é um profissional do entretenimento e apesar de que hoje em dia eles não terem tanto reconhecimento, anteriormente eram grandes mestres de cultura.
Todas as pessoas que gostam de mágica ou que são trabalham nesse meio já devem ter ouvido falar em Houdini, certo? É um nome muito conhecido e a maioria de seus truques são incríveis e famosos até os dias atuais. Você sabe quem foi o grande Houdini? É sobre ele que vamos falar hoje, vamos lá?
Quem foi Harry Houdini?
O verdadeiro nome do grande Harry Houdini, na verdade, não era nem Harry e muito menos Houdini, ele se chamava Erik Weisz, ele nasceu em Budapeste e emigrou junto com os seus pais para os Estados Unidos ainda muito jovem.
Ainda adolescente ele começou a trabalhar no circo, e fazia shows como trapezistas, mas após se fixar na cidade de Nova York, começou a trabalhar com quem seria muito mais do que sua assistente de palco. Wilhelmina Rahner — que seria futuramente conhecida como Beatrice Houdini — casou-se com o mágico em 1894.
Erik Weisz tirou seu nome artístico de dois grandes nomes da mágica, o primeiro foi devido a Harry Kellar, grande mágico do século XIX, e seu segundo nome veio do francês Jean-Eugène Robert-Houdin. Houdini com a letra ‘i’ no final indica a homenagem, já que o ‘i’ significa ”que pertence a algo ou alguém” em húngaro.
Houdini começou a se tornar um mágico internacionalmente famoso por conta de seus feitos em escapar de locais trancados, e de se libertar de cordas e algemas por volta do começo do século XX.
Ele era um mágico muito ousado para a sua época, fazendo truques que colocam a sua vida em risco eminente e isso chamou muito a atenção das pessoas.
Leia também: Quais as 5 pedras preciosas mais caras do mundo?
Grandes atos de Houdini
Houdini teve grandes fugas durante toda a sua vida, dentre elas vamos citar algumas das mais famosas e que marcaram sua carreira.
O mágico por muitas vezes foi enterrado vivo, e uma delas quase custou a sua vida. Em 1915, ele reproduziu o truque pela primeira vez para o público e foi enterrado sem caixão. Antes mesmo de chegar a superfície já estava muito esgotado e seus assistentes tiveram que o desenterrar. Houdini consegui apenas colocar a mão para fora antes de desmaiar de cansaço.
A fuga de uma camisa de força é um de seus truques mais conhecidos e que foi amplamente refeita por milhares de mágico após ele. O truque consistia em o prender em uma camisa de força e suspendê-lo de cabeça para baixo pelos tornozelos.
A fuga que Houdini considerou a mais difícil de sua vida, aconteceu em 1904 e foi um desafio do normal Daily Mirror, ele levou cerca de uma hora para se livrar das ‘algemas especiais’ oferecidas pelo jornal e se emocionou ao fim do truque.
Leia também: Por que os assentos de ônibus possuem estampas coloridas?
Houdini é considerado o maior mágico de todos os tempos e já até ganhou filmes que contam boa parte de seus feitos. O tumulo do mágico teve sua localização divulgada e é bastante visitado até os dias atuais.
Grandes mágicos da atualidade dizem ter bastante admiração por ele e o reverencia sempre. A verdade é que a mágica já era muito difundida antes do mágico se tornar famoso, porém a quem diz que ele foi um grande divisor de águas. As pessoas consideram que existe um mundo da mágica antes e um depois de Houdini.