no

Por que os assentos de ônibus possuem estampas coloridas?

Assentos de ônibus são feitos de um tecido especial com padrões coloridos e incomuns para mascarar manchas e marcas de desgaste.

De um modo geral, raramente prestamos atenção ao design dos assentos de ônibus. Entretanto, se você observar com cuidado, notará padrões coloridos e até, em certos casos, um tanto psicodélicos. Dito isto, será que as empresas de ônibus desejam provocar uma ansiedade visual em seus passageiros de propósito? Ou será que elas realmente não têm outra alternativa?

Continua após a publicidade..

Bem, como veremos ao longo deste artigo, a verdade é que os assentos de ônibus são feitos de um tecido especial com padrões incomuns porque os ajuda a mascarar manchas e marcas de desgaste sem a necessidade de muita manutenção.

A razão por trás dos padrões coloridos e incomuns em assentos de ônibus

Antes de nos aprofundar nisso, aqui está uma coisinha para você tentar: se você tiver estofamento de tecido em sua casa, como um assento de sofá ou uma cadeira de jantar, tente bater nele com um pedaço de madeira. O que começa como um experimento curioso rapidamente se transformará em uma tarefa de limpeza, devido à nuvem de poeira aparentemente interminável que vai emanar dele.

por que assentos de onibus tem estampas coloridas 1
Fonte: Reprodução / Youtube

Agora, vamos estender este exemplo para o assento do ônibus. Pois bem, um assento desse tipo pode receber dezenas ou até centenas de passageiros todas as semanas ao longo de todo o ano. Para acabar com a necessidade de ter que manter uma rotina estrita de limpeza dos assentos do transporte público, uma solução inteligente foi adotada.

Continua após a publicidade..

Como explica o LAD bible, na prática, os padrões estranhos e coloridos são projetados para fazer os assentos dos ônibus parecerem limpos e sem uso, ainda que escondam muita sujeira dentro desses padrões nada convencionais.

Ainda assim, é importante mencionar que o segredo por trás de todo esse acobertamento da sujeira não está apenas na cor dos bancos, mas também no tipo de material usado para cobrir esses assentos, como veremos no tópico a seguir.

Continua após a publicidade..

O motivo pelo qual o tecido do assento é tão especial

por que assentos de onibus tem estampas coloridas 2
Fonte: Wikimedia Commons

À primeira vista, não parece que se pense muito na escolha de tecidos para estofamento em transporte público. Afinal, como algo tão mundano e imperceptível merece tanta atenção? Bem, por mais incrível que possa parecer, este não é o caso.

Na verdade, o estofamento de transporte público deve atender a uma variedade de funções. Assim como o lado estético das coisas já faladas, existem alguns atributos técnicos que ele também deve possuir. O tecido deve, por exemplo, impedir a propagação ou propagação de chamas em caso de incêndio.

Além disso, deve ser um tecido respirável que permita ao passageiro deslocar-se com relativa facilidade em relação ao clima predominante. Ao mesmo tempo, deve ser durável o suficiente para não apresentar sinais de desgaste se for submetido a manuseio incorreto ou vandalismo.

A busca por encontrar o tecido mais amigável para o transporte levou as empresas de transporte a utilizarem muitos materiais. Embora materiais como madeira e couro artificial tenham sido usados no passado, eles não oferecem muito conforto aos passageiros. Consequentemente, isso abriu espaço para a ampla utilização de um tecido chamado moquette.

O moquette é uma mistura de poliéster (85%) e nylon (15%). Os moquettes geralmente têm fibras em pé que lhes conferem sua textura macia e aveludada.Quando comparado aos tecidos tradicionais, o moquette oferece muitas vantagens, pois é barato de produzir e é conhecido por ser visualmente atraente, durável e resistente ao fogo.

Há toda uma tecnologia por trás da geração dos padrões estranhos

por que assentos de onibus tem estampas coloridas 3
Fonte: Wikimedia Commons

É difícil projetar algo tão espalhafatoso e replicá-lo em uma escala tão grande? Na verdade, é sim, tanto é que a maioria dos padrões de moquette hoje é gerada por algoritmos de computador. Algumas empresas de transporte até usam as cores de sua marca para tornar o design mais utilitário, pois as cores familiares promovem a lembrança da marca.

Como o papel principal é esconder a sujeira e o desgaste do material, os princípios de design permanecem aproximadamente semelhantes, independentemente de você escolher um esquema de cores especializado ou não. Ainda assim, os desenhos não devem conter grandes manchas de uma única cor e precisam usar tons mais profundos, como azul, bege e marrom, sobre tons mais claros, como branco e creme.

Leia Também: Quanto pesa uma nuvem?
Leia Também: Quantas galáxias existem no universo?

É importante notar que a longevidade do serviço e a diminuição da rotina de manutenção têm prioridade sobre o apelo estético no que diz respeito ao transporte público. Assim como os tecidos de transporte público, as estampas de camuflagem para aplicações militares também são geradas por meio de algoritmos complexos que os ajudam a se misturar com o ambiente.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Formiga-Bala: Conheça o Inseto Com a Picada Mais Dolorosa do Mundo

Formiga-Bala: Conheça o Inseto Com a Picada Mais Dolorosa do Mundo

Pikachu: As 8 Curiosidades Mais Eletrizantes Sobre o Personagem

Pikachu: As 8 Curiosidades Mais Eletrizantes Sobre o Personagem