no

Por que as casas nos Estados Unidos são feitas de madeira?

Há algumas razões muito interessantes pelas quais os americanos adoram construir casas de madeira.

Casas de madeira
Foto: Pxfuel

Uma característica notável das casas construídas nos Estados Unidos é seu belo design e simplicidade. Por exemplo, até mesmo quem nunca visitou esse país já viu através de filmes e séries que a maioria dos americanos prefere usar madeira para construir suas casas. Mas, afinal de contas, por que as casas nos Estados Unidos são feitas de madeira?

A ironia de tudo isso é que muitos países menos desenvolvidos que os EUA optam por tijolos e cimentos para edificar suas construções. Em geral, isso ocorre principalmente porque esses materiais são considerados mais duráveis.

Ainda assim, como veremos ao longo desse artigo, há algumas razões muito interessantes pelas quais os americanos adoram construir casas de madeira.

Foto: Pxfuel

As casas nos Estados Unidos são feitas de madeira por uma questão cultural

No início do século XVII, os britânicos chegaram ao norte da América e, consequentemente, várias casas tiveram que ser construídas. Isso teria que ser feito em um tempo bastante curto devido à natureza urgente da necessidade, portanto, a madeira passou a ser a escolha ideal, pois promovia um trabalho mais rápido quando comparada a outros materiais como tijolos e cimento.

Desse modo, as casas de madeira surgiram simplesmente como o resultado de uma grande necessidade de construir casas em um ritmo rápido, mas logo acabaram se tornando a marca registrada da indústria de construção americana.

Foto: Pxfuel

As casas americanas são feitas de madeira por uma questão de praticidade e economia

Quase todo o território dos Estados Unidos conta com florestas onde ocorre com frequência o processo de corte de árvores. Por esta razão, muitas vezes é bem mais fácil conseguir madeira do que outros materiais para construir casas.

Além disso, há também o fato de que a madeira tende a ser muito mais fácil de consertar, trabalhar e localizar. De fato, a enorme disponibilidade de madeira em vários estados americanos é um dos motivos pelos quais o preço desse material costuma ser consideravelmente mais barato do que materiais como cimento e tijolos.

Com o conjunto de habilidades e o equipamento corretos, qualquer pessoa pode construir sua própria casa de madeira. No caso dos EUA, é bastante comum encontrar vários kits que permitem ao proprietário construir suas próprias casas de madeira. Claro, ainda é necessário que você tenha algum conhecimento de construção, mas trabalhar com madeira costuma ser bem mais fácil.

Casas de madeira
Foto: WIkimedia Commons

Uma palavra final

Com tudo isso em mente, podemos dizer que os americanos continuam construindo casas de madeira porque é o material mais barato e prático de se trabalhar. De fato, os custos são extremamente altos para o uso de tijolo e concreto, o que pode aumentar ainda mais os preços de casas localizadas em regiões muito valorizadas.

Também vale destacar que, ao contrário do tijolo, a madeira é um material flexível capaz de resistir a terremotos de baixa intensidade. Além disso, se uma casa de madeira for danificada, pode ser bem mais fácil reformá-la devido à natureza acessível do material.

Outra razão pela qual as casas americanas são construídas com madeira é que esse material funciona como um excelente isolante térmico. Os produtos de madeira são conhecidos por terem menor energia incorporada e, por este motivo, as casas de madeira costumam permanecer quentes, mesmo durante os períodos mais frios.

Leia Também: Quais são os sete mares?
Leia Também: Por que o óleo do motor precisa ser trocado?

Além disso, a madeira é conhecida por ser capaz de absorver umidade facilmente e também servir como um condicionador de ar natural. Ela serve igualmente como um isolante natural de ruído, portanto, você tem muito pouco com o que se preocupar quando se trata de perturbações.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

254 points
Upvote Downvote
Ler mais rápido

Como ler um texto mais rápido?

Franquia Jogos Vorazes

12 curiosidades incríveis sobre a franquia Jogos Vorazes