no ,

Qual a diferença entre terror e horror?

Apesar de muita gente achar que não, existe sim uma diferença entre terror e horror. Você saberia dizer qual é?

Você já deve ter assistido algum filme e ficou apavorado ou enojado com alguma cena, certo? Os longas têm essa habilidade de entrar na nossa cabeça e não sair mais, e a verdade é que essa é a principal motivação deles, deixar uma marca em você.

Continua após a publicidade..

Quando chega a noite, ou em um encontro com os amigos e surge a ideia de vermos um filme, sempre queremos ver algo que vá gerar algum desconforto, certo? Apagar as luzes, pegar a pipoca e nos assustarmos junto com os nossos amigos ou rir dos gritos deles, não é mesmo? Mas alguma vez você já parou para pensar qual a diferença entre um filme ou série de terror e um de horror? É isso que vamos esclarecer hoje, vamos lá?

terror

O que é terror?

Você está em sua casa a noite, e de repente acorda e houve passos largos e pesados, juntamente com grunhidos vindos da sala e indo em direção ao seu quarto. O som e o barulho dessa criatura desconhecido lhe gera um medo juntamente com uma ansiedade, isso é o terror.

É quando estamos ali no aguardo de que algo — especialmente ruim — vai acontecer. Quando estamos expostos ao terror, ficamos em nosso modo ‘sobrevivência’, estamos preparados para lutar, correr e fugir com todas as nossas forças.

Continua após a publicidade..

Em resumo, o terror surge em uma situação de grande perigo, ameaça juntos com o medo que estamos na situação.

Se você já assistiu ao filme ‘Pânico‘, você notou como os personagens correm e lutam contra o vilão Ghost Face, não é mesmo? Aquilo é gerado pelo terror em que eles estão sendo expostos.

Continua após a publicidade..

O que é horror?

Já o horror está mais ligado ao nosso psicológico, é aquilo que sentimos quando nossos olhos entram em contato com uma situação extremamente desconfortável.

Imagine que você está em sua casa que divide com um amigo, e de repente entra alguém com uma motosserra e o parte ao meio bem na sua frente. O sentimento de nojo e repulsa que você terá é o que chamamos de horror. É o modo que o nosso cérebro reage a um fato bizarro, nojento e macabro que acontece bem na frente dos nossos olhos.

O filme ‘Casamento Sangrento’ é um bom exemplo disso — alerta de spoiler — você deve ter percebido que os outros personagens ficaram horrorizados quando seus familiares simplesmente começam a explodir na cena final, não é mesmo? Aquilo é o horror, tanto que até nos espectadores compartilhamos do mesmo sentimento.

Leia também: De onde vem a tatuagem?

TERROR 2

Terror x Horror: Qual a diferença?

Como já citado, ambos estão inteiramente ligados como a forma que recebemos situações e o medo que sentimos diante delas. Por isso é completamente normal que a maioria das pessoas não saiba qual a diferença ou mesmo pense que são duas palavras que significam exatamente a mesma coisa. Mas já percebemos que não é bem assim.

Fazendo um grande resumo para que fique muito mais compreensivo. O terror está mais relacionado com o medo baseado na ‘expectativa’ com aquela ideia de ‘o que será que tem atrás da porta?’ e outros relacionados a isso. Com o aumento da adrenalina e com o sistema nervoso trabalhando a todo vapor.

Já o horror é inteiramente ligado com o medo que sentimentos ao processarmos momentos que presenciamos. É aquele choque de nossos olhos captarem a informação e como sentimos aquele sentimento de repulsa e de querer rapidamente desviar o olhar achando que a situação vai ‘parar’ automaticamente.

Leia também: Qual a origem do panetone?

TERROR 1

Bom, existem várias séries de terror e horror que são constantemente confundidas por trabalharem nessa base de ‘misturar’ as duas essências.

Seja assistindo um estilo ou ambos, eu tenho certeza que você vai ficar com medo em algumas determinadas situações, com toda certeza.

Você sabia qual era a diferença entre terror e horror? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

LA CAPA

Los Angeles: 5 curiosidades sobre essa cidade

FLAUTISTA CAPA 1

A verdade por trás do Flautista de Hamelin