no ,

De onde vem a tatuagem?

As tatuagens pode ter vários tamanhos, cores, significados e se tornaram muito populares com o passar dos anos. Mas você sabe qual é a sua origem?

A tatuagem é um desenho que fazemos propositalmente em nossos corpos e que tem a intenção de ser permanente. Mas é claro que existe uma técnica de remoção — que acaba sendo mais dolorida que a hora de fazer a tatuagem.

Continua após a publicidade..

Elas são repletas de significados, sejam universais ou pessoais, mas é claro que elas também podem ser apenas pela estética, você quem paga, então você quem decide, não é mesmo? Bom, alguma vez você já se perguntou de onde surgiu a arte da tatuagem? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?

tatuagem

Qual a tatuagem mais antiga do mundo?

Bom, a origem da tatuagem está inteiramente ligada com a tatuagem mais antiga. O fato é que os pesquisadores sempre acreditaram que os indícios de tatuagem — em pele humana — mais antigos da história se encontravam nos egípcios.

Mas durante uma expedição em 1991, um corpo mumificado foi encontrado nos Alpes de Otzal e batizado de Otzi, o homem do gelo. Estudos foram aplicados e o seu carbono pode ser datado de 3370 anos antes de Cristo. Bastante tempo, não é mesmo?

Continua após a publicidade..

Quando os pesquisadores começaram a estudar o cadáver, foi possível encontrar um total de mais de 60 tatuagens espalhadas por locais diferentes, em especial nos membros inferiores.

Você deve está se perguntando qual material usado para a confecção delas, já que naquela época as tintas era uma coisa inimaginável. Bom, os pesquisadores já responderam essa perguntam e a base para elas serem feitas foram cinzas de lareira.

Continua após a publicidade..

Leia também: Taylor Swift: 10 curiosidades sobre a cantora

TATUAGEM 2

Como eram as tatuagens na antiguidade?

As tatuagens passaram por diversas técnicas, padrões e significados dependendo de qual região, época e cultura ela estivesse sendo aplicada.

Na Grécia e na Roma nos períodos antigos, as tatuagens eram usadas por escravos e prisioneiros para que pudessem ser facilmente identificados. Assim, se existisse alguma tentativa de fuga ou até mesmo se algum prisioneiro conseguisse escapar, ele poderia ser encontrado até mesmo se estivesse em outra cidade.

No Egito antigo as práticas e o fins desses desenhos permanentes já tinha um significado totalmente diferente. Os pesquisadores acreditam que as tatuagens eram creditadas como se tivesse algum benefício medicinal, como selos de proteção e coisas relacionadas. Além é claro, de serem feitas como decoração nos rituais de mumificação dos cadáveres.

Agora em países da Ásia, esses símbolos remetiam a duas grandes extremidades. Tanto os ‘heróis’ como os ‘bandidos’ eram marcados com tatuagens — diferentes, é claro — como uma forma de comunicar as pessoas quem era quem, e em qual elas poderiam acreditar. Obviamente que não era um sistema muito seguro, mas eles acreditavam que havia eficacia naquela época.

Como elas eram inseridas na pele?

O método que usamos hoje em dia é uma evolução do que era utilizado na antiguidade. Igualmente como usamos agulhas e um motor para inserir os desenhos na pele, antigamente agulhas ou materiais pontiagudos resistentes eram utilizados e uma espécie de martelo criava pressão para que a ‘tinta’ fosse fixando na pele.

Essa técnica é utilizada até hoje em algumas comunidades para conseguir tatuagens tribais com fins ritualísticos ou para comemorações.

Leia também: Vampiro de Hanover: Conheça o Açougueiro Alemão Que Vendia Carne Humana

TATUAGEM 3

Foi realmente um longo processo até as tatuagens chegarem até o que são hoje, mas acredito que tem muita gente que não sabe que elas tem uma origem tão antiga. Nos dias atuais a variedade de estilos de tatuagem é muito grande e você pode encontrar facilmente profissionais especializados em vários estilos ao mesmo tempo.

Você talvez tenha uma tatuagem ou esteja pensando em fazer uma e isso é realmente bem bacana. Mas lembre-se sempre de saber exatamente o que você planeja ter inserido na sua pele, pense bem para não se arrepender depois.

Você sabia que essa era a origem da tatuagem? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

PANETONE CAPA

Qual a origem do panetone?

Dália Negra: Conheça O Misterioso Caso

Dália Negra: Conheça O Misterioso Caso