Após um dia longo e cansativo, tudo o que queremos é relaxar em nossas camas e ter uma boa noite de sono, isso é um fato. Enquanto estamos em um estado inconsciente, temos sonhos com as mais diversas coisas que variam de pessoa em pessoa.
Na realidade é tudo muito simples, certo? Nós dormimos, sonhamos e depois acordamos, mas qual o motivo de nosso cérebro projetar esse ‘filme interativo’ que só existe dentro da nossa cabeça? Alguns estudiosos já tem suas teorias a cerca de esse fato e é sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?
O que é um sonho?
Isso pode parecer até bem simples, mas os sonhos são imagens projetadas pelo nosso cérebro enquanto dormimos.
Eles são uma constante simulação e sucessão de cenas que ocorrem de forma simultânea e involuntária, durando por volta de 10 minutos, no máximo.
É claro que às vezes pensamos que o sonho dura a noite inteira, mas isso se deve a distorção da percepção de tempo enquanto estamos dormindo.
Eles podem ser a representação de desejos, sensações, conclusões do que vimos no dia ou algo que ficou marcado em nosso subconsciente de alguma forma.
Por que sonhamos?
Os sonhos funcionam como fechamos e consolidação daquilo que estamos vivenciando, mesmo que seja representado de forma subjetiva.
Como o nosso cérebro jamais para de trabalhar, ele continua fazendo suas funções de quando estamos acordados. Por exemplo, quando estamos na ativa e nos lembrando de algo, é o nosso cérebro desempenhando seu processo cognitivo, e isso é o que acontece exatamente quando estamos sonhando.
É importante ressaltar que essas representações enquanto dormimos podem estar diretamente ligadas a situações que estamos passando ou vivenciando. Você já deve ter saído com uma pessoa e ter sonhado com ela no dia seguinte, ou até mesmo com algum personagem da série nova que você está assistindo.
Leia também: Qual a diferença entre terror e horror?
O que causa os pesadelos?
Como nem tudo pode ser totalmente bom, os sonhos também podem ter o seu lado negativo e é aí que entram os pesadelos.
Bom, os pesadelos são essas sequências de imagem que geram medo e desconforto e que também não permitem que tenhamos um devido descanso durante nossa noite de sono.
Existem diversos motivos que podem ser associados diretamente aos pesadelos, entre eles o estresse. Sim, se você está em uma situação de muito estresse ou desconforto, você está mais propicio a ter um pesadelo, então tente sempre relaxar antes de dormir e deixar suas preocupações para outra hora. Sei que é mais fácil falar do que realmente colocar em prática, mas é um costume que temos que adquirir aos poucos até se tornar um hábito.
Existem outros fatores como a apneia do sono — quando você para de respirar enquanto dorme — alto consumo de álcool, suspensão de remédios ou tratamentos psicológicos que podem influenciar diretamente o seu cérebro a projetar pesadelos ao invés de sonhos.
É possível uma pessoa não sonhar?
Sim, apesar de ser extremamente raro, existe uma condição chamada síndrome de Charcot-Wilbrand, onde a pessoa tem uma completa ausência de sonhos.
Na grande maioria dos casos, as pessoas sonham e apenas não se lembram de ter sonhado, isso depende bastante da quantidade de horas dormidas e de em qual estágio do sono você estava quando foi acordado.
Leia também: Comer comida enlatada faz mal?
Se você parar para pensar, vai ver que o ato de sonhar é realmente uma coisa muito esquisita. É basicamente nosso cérebro nos contando histórias fictícias envolvendo personagens reais ou não.
É meio óbvio que pode ser tão diferente e comum ao mesmo tempo, esse fenômeno não pode ser totalmente explicado pela ciência.