no ,

Comer comida enlatada faz mal?

Comida enlatada é mais prática e rápida, certo? Mas será que ela faz bem para a saúde?

Você já deve ter ido ao mercado e se deparado com várias qualidades de comida enlatada. Existindo dos mais variados tipos, como carnes, sopas, molhos e até mesmo feijoada. Elas transmitem um gosto similar, mas que ao mesmo tempo consegue ser diferente da ‘comida fresca’ e transmitir um sabor que podemos classificar como ‘único’.

Continua após a publicidade..

Por conta da praticidade, muitos de nós consideramos comprar para agilizar o nosso tempo ou até mesmo por ser uma refeição para uma pessoa apenas, no caso de morarmos sozinhos, é claro. Mas você alguma fez já parou para pensar o jeito que a comida enlatada afeta você? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?

comida enlatada

O que é comida enlatada?

O processo como a comida enlatada é feita vem desde o século XVIII e se iniciou para que os soldados pudessem ter uma boa refeição enquanto estivesse em guerra longe de casa.

É claro que ao passar dos séculos, esse método foi se atualizando até chegar no que conhecemos, onde o produto é processado, embalado, vedado e por fim a lata passa por um tipo de aquecimento para que todas as possíveis bactérias sejam mortas.

Continua após a publicidade..

O que diferencia a comida enlatada da comida ‘normal’ é o fato dela poder ficar facilmente estocada por até 5 anos e ainda está própria para o consumo quando for aberta — se a lata estiver em perfeitas condições, é claro.

Leia também: Por que séries famosas são canceladas?

COMIDA 2

Como que a comida enlatada afeta a saúde?

Existem diversas dúvidas sobre o consumo de comida enlatada e a forma em que ela afeta a nossa saúde. É claro que é meio óbvio que ela não é nem de perto tão saudável quanto a comida caseira que nós mesmos separamos os ingredientes e cozinhamos, mas algumas pessoas também exageram sobre o quanto elas são ofensivas para que as consome.

Continua após a publicidade..

É um fato que quaisquer enlatados possuem sim uma série de conservantes, sais, açucares e outros adicionais, até por isso você já deve ter notado que eles tem um sabor mais salgado do que o normal, não é mesmo? Tudo bem que isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas se você sofre de colesterol ou pressão alta, é melhor regular o consumo.

Comer esse tipo de comida pode ser letal para o corpo humano?

É preciso também ficar atento com a maneira certa de se conservar os alimentos, pois uma vez que a lata esteja com alguma ruptura de sua película de proteção, pode existir as chances de uma bactéria mortal chamada clostridium botulinum, que funciona como um veneno biológico, está crescendo lá dentro. Então é importante sempre analisar bem a lata para perceber se ela está bem vedada.

O contato dessa bactéria com o nosso corpo gera paralisia e eventualmente a morte se não for tratada com muita agilidade.

É claro que a possibilidade disso acontecer é baixa, mas evite latas amassadas ou perfuradas, certo? Nada é mais importante que a nossa saúde, então é sempre bom ficar atento e perder alguns segundos para inspecionar com um pouco mais de atenção.

Leia também: Qual a origem do panetone?

COMIDA 3

É claro que existe uma dica simples para evitar alguns enjoos ou má digestão por conta desses alimentos, e ela é a seguinte: sempre cheque a data de validade. Pode parecer uma coisa bem boba, mas nem todo mundo faz isso e acaba comprando produtos vencidos ou muito próximos da data de validade.

Se você tiver a opção, o tempo e até mesmo a disposição de comprar os ingredientes e preparar manualmente a sua refeição, eu super indico que você faça isso. É extremamente mais saudável e cozinhar pode virar até uma espécie de terapia para você.

Você conhecia esses riscos de comer comida enlatada? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

BRANCA CAPA

Branca de Neve: 5 curiosidades sobre o conto

LA CAPA

Los Angeles: 5 curiosidades sobre essa cidade