Nas aulas de história e geografia e até mesmo nos telejornais acabamos escutando alguns termos específicos que acabam chamando a nossa atenção, mas nem sempre reconhecemos todos eles. Um desses termos é Países Baixos, algumas pessoas até sabem algo sobre o assunto, mas nem todas sabem o motivo pela qual eles são chamados assim, isso é bem comum, já que o assunto parece ser um tanto quanto complexo e difícil de se entender como um todo.
Desde a época da escola aprendemos bastante sobre diversos territórios espalhados pelo mundo e eles são bastante explorados e a Holanda ou os Países Baixos é um desses territórios, com toda certeza você já ouviu falar bastante deles, não é mesmo? Bom, hoje iremos entender mais sobre o que de fato são os Países Baixos e acabar com essa dúvida de uma vez por todas, então continue conosco, pois começaremos a te contar tudo agora mesmo.
O Que São?
Os Países Baixos caracterizam uma região costeira da Europa ocidental, onde a maior parte dos territórios pertencem à Holanda e Bélgica. Antes da da formação dos países durante Idade Moderna, os Países Baixos se referiam a uma ampla área estendendo-se aproximadamente de Dunquerque e Gravelines, na França, como pontos mais a sudoeste, até a região de Schleswig-Holstein, na Alemanha.
Os Países Baixos receberam esse nome por volta do século XV. Naquela época, os Duques da Borgonha que governavam a região usaram o termo les pays de par deçà (as terras daqui) para denominar o território. O termo foi uma forma de oposição à Borgonha que era chamada de les pays de par delà (as terras de lá). Quando o território ficou sob o domínio dos Habsburgos, ele foi denominado de pays d’embas (terras aqui em baixo).
O território recebeu esse nome principalmente devido a sua localização geográfica, que se encontram parcialmente abaixo do nível médio do mar.
As Províncias
Quando pesquisamos sobre os países baixos, é bem comum encontrarmos resultados que são relacionados somente à Holanda, isso porque o país é a principal província do território. Mas engana-se quem acha que os Países Baixos se resumem somente à Holanda.
A Holanda do Norte e a Holanda do Sul são duas das províncias que fazem parte dos Países Baixos, mas além delas também encontramos:
- Norte: Groninga, Frísia Drente;
- Leste: Overissel, Guéldria, Flevolândia;
- Oeste: Utreque, Holanda do Norte e Holanda do Sul, Zelândia;
- Sul: Brabante do Norte, Limburgo.
Leia Também: O que faz dos holandeses as pessoas mais altas do mundo?
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Heineken
Em 2019, o governo do local lançou uma campanha para que a nação seja mundialmente conhecida pelo seu nome correto e que o topônimo “Holanda” seja evitado para fazer menção a todo país.
No mês de janeiro de 2021, a Holanda anunciou que não queria mais ser chamada de Holanda, mas sim de Países Baixos. Bom, geograficamente nada muda, apenas que, a partir de agora, órgãos do governo, como embaixadas, consulados, universidades e empresas privadas, devem passar a usar somente o nome Países Baixos.
Leia Também: Croácia: 10 curiosidades sobre o país
Leia Também: Conheça 5 países que possuem mais de uma capital
Bom, o assunto é bem mais complexo do que parece e chega até ser um tanto complicado de se entender, mas basicamente, os Países Baixos não se resumem somente à Holanda, embora o país faça o uso do nome. Muito se discute sobre isso e provavelmente essa discussão irá durar por um bom tempo.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Não esquece de compartilhar esse post com a sua família e os seus amigos para espalhar mais conhecimento!