no

12 curiosidades incríveis sobre a Heineken

A Heineken é facilmente uma das marcas de cerveja mais icônicas do mundo.

Foto: Pixabay

A Heineken é uma cervejaria holandesa amada por apreciadores de cerveja em todo o mundo por seus produtos com sabores únicos e refrescantes. Mas você já se perguntou como essa empresa começou as suas atividades e como ela consegue garantir que sua cerveja seja sempre saborosa?

Ao longo desse artigo, nós do Zona Curiosa reunimos alguns fatos curiosos bem interessantes que explicam muito sobre a história da empresa, o processo de fabricação de seus produtos e como ela consegue recriar o mesmo sabor excelente em cada garrafa de cerveja.

Sem mais delongas, aqui está uma compilação de 12 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Heineken:

1. A Heineken foi fundada em 1864 por Gerard Adriaan Heineken, que comprou e rebatizou a cervejaria De Hooiberg de Amsterdã, em operação desde 1592. O mais curioso disso tudo é que Gerard Heineken sabia muito pouco sobre o processo de produção de cerveja, como ele próprio reconhecia, mas isso não o impediu de alcançar o sucesso, como podemos ver até hoje.

Foto: Wikimedia Commons

2. Muitas cervejarias usam fermentadores verticais, mas a Heineken dá preferência ao uso de tanques horizontais. Os tanques horizontais são mais caros porque ocupam mais espaço, mas valem a pena porque tendem a conferir um melhor sabor à cerveja. De acordo com a Heineken, os tanques horizontais criam a pressão perfeita para seu fermento próprio, o que é essencial para a obtenção do sabor rico e equilibrado da cerveja.

3. A Heineken tem uma receita básica que é seguida durante a produção de cada um de seus lotes de cerveja, mas para obter exatamente o mesmo sabor todos os anos, a receita deve ser ajustada anualmente. Basicamente, isso é necessário porque cada safra é diferente. Portanto, como cada estação de cultivo cria uma colheita diferente, a quantidade de cevada usada deve ser ajustada.

4. O sabor da cerveja Heineken tradicional é obtido de apenas três ingredientes puros: água, cevada maltada e lúpulo. Antes da fermentação, o grão de cevada deve ser maltado, o que envolve a conversão do grão em malte, mergulhando-o em água e permitindo que ele germine. Segundo a própria cervejaria, esse processo ajuda a dar à cerveja seu sabor distinto.

Cerveja Heineken
Foto: Pixabay

5. A Heineken é uma apoiadora frequente de grandes eventos de futebol. A cervejaria é patrocinadora da Liga dos Campeões da UEFA desde 1994 e se tornou a cerveja oficial da Major League Soccer (MLS) em 2014.

6. Além de eventos esportivos, a Heineken também patrocina uma ampla variedade de eventos musicais em todo o mundo. Dois dos principais eventos musicais patrocinados pela Heineken são o Heineken Open’er Festival na Polônia e o festival de música Oxegen na Irlanda. Na prática, o dinheiro investido pela cervejaria ajuda na realização dos eventos, enquanto a Heineken se beneficia com o reconhecimento da marca e o aumento das vendas.

7. Embora os céticos apontem que a garrafa de vidro verde da Heineken é ruim para a conservação da cerveja, a icônica garrafa verde está em uso desde 1884 e não parece que vai ser substituída tão cedo.

Foto: Pixabay

8. A Heineken criou seu primeiro selo de exportação em 1864, expandiu a produção para outros continentes em 1914, entrou nos mercados asiáticos em 1929 e começou a atingir públicos internacionais com grandes campanhas publicitárias em 1928. Suas cervejas já estão disponíveis em quase 200 países.

9. Em 2012, a Heineken adquiriu a Desperados, uma cerveja com sabor de tequila voltada para os consumidores que amam música eletrônica. Apesar de seu método de produção render pequenas quantidades de tequila, a marca é tecnicamente classificada como uma bebida de malte. Ela está disponível em uma variedade de sabores, incluindo Original, Lime, Ginger e Nocturno.

10. A estrela vermelha é um ícone da marca, mas suas origens são desconhecidas, embora existam algumas explicações possíveis. Por exemplo, alguns dizem que a estrela vermelha era um símbolo dos cervejeiros europeus na Idade Média, que acreditavam que a estrela tinha poderes místicos para proteger suas cervejas.

Latinha Heineken
Foto: Pixabay

11. A melhor maneira de armazenar sua cerveja Heineken é em um local fresco e seco, longe da luz direta e do calor. Se você estiver pronto para saboreá-la imediatamente, leve à geladeira até que ela esfrie a cerca de 5 °C.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Aerosmith
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a franquia Halloween

12. A cervejaria original da Heineken em Amsterdã se transformou em um museu denominado Heineken Experience. O museu é uma atração interessante para pessoas de todas as idades, pois oferece uma visita guiada, atividades interativas, passeios e várias exposições. Os adultos ainda recebem dois copos cheios de cerveja. Nada mal, não?

A Heineken possui uma história repleta de detalhes interessantes, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Qual a diferença entre motocross e supercross?

O Que É A Síndrome Do Homem Irritável?

O Que É A Síndrome Do Homem Irritável?