no

O que faz dos holandeses as pessoas mais altas do mundo?

Os holandeses passaram de uma das populações mais baixas da Europa para o povo mais alto do mundo no espaço de um século.

Holandeses
Foto: PxHere

Você sabia que os humanos estiveram sujeitos a um aumento na altura média nos últimos tempos? Curiosamente, somos cerca de 10 cm mais altos do que a média dos humanos que viveram na década de 1850. No entanto, em termos de ganhos médios de altura humana nos últimos 150 anos, um povo se destaca: os holandeses.

Hoje, a altura média dos homens holandeses adultos é de cerca de 1,85 m e 1,70 m para as mulheres holandesas adultas. Em termos comparativos, os holandeses são surpreendentes 19 cm mais altos do que suas contrapartes em meados do século XIX.

Pergunte a qualquer um de seus amigos europeus e eles não poderão negar que a Holanda está se tornando rapidamente uma terra de gigantes. O que é mais surpreendente é que os holandeses passaram de uma das populações mais baixas da Europa para o povo mais alto do mundo no espaço de um século..

Então, surge a pergunta: por que os holandeses se tornaram tão altos e como eles chegaram a essa altura em um espaço de tempo tão curto? É essa a questão que iremos abordar ao longo deste artigo.

Holandeses
Foto: Pixabay

Renda crescente e estilo de vida melhorado explicam altura dos holandeses

O professor Drukker da Universidade de Groningen acredita que a altura dos holandeses está relacionada a melhorias na distribuição da riqueza na Holanda. Ele explica que o aumento acentuado da altura holandesa coincide com o estabelecimento de melhores políticas de distribuição de renda no país.

Em resumo, a Holanda enriqueceu com suas colônias antes mesmo do estabelecimento de um sistema constitucional no país, mas essa riqueza permaneceu por muito tempo apenas nas mãos de elites locais. Após o estabelecimento de um novo sistema político, a riqueza começou a se espalhar para todos os estratos da sociedade, ou seja, a renda média aumentou e a altura seguiu o mesmo curso.

Embora possa levantar questionamentos, esta explicação faz sentido intuitivamente. Cientificamente, é uma teoria bem estabelecida que somos mais altos do que nossos ancestrais há 100 anos. Na prática, o crédito a esse crescimento costuma ser atribuído à nutrição, especialmente na adolescência.

No fim das contas, é uma lógica bastante simples: se um cidadão comum tem mais dinheiro, ele tende a comprar alimentos saudáveis, mesmo que sejam um pouco mais caros, além de poder investir em sua qualidade de vida de um modo real. Como resultado, sua prole tende a se tornar mais saudável e alta.

Foto: Pixabay

Seleção natural também contribui para a altura dos holandeses

Muitos especialistas consideram a conjectura da “melhoria dos padrões de vida” interessante, mas ainda incompleta. Nesse sentido, eles argumentam que outras nações europeias também vivenciaram uma melhoria nos padrões de vida, mas seus cidadãos não apresentaram um aumento tão acentuado em sua altura média.

Pensando nisso, um grupo de pesquisa de Londres liderado por Gert Stulp (um especialista em saúde populacional) fez uma nova observação. Seus estudos concluíram que a “seleção natural” deve ter desempenhado um papel fundamental à medida que mais holandeses começaram a portar genes “altos”.

Vale destacar que a seleção natural é um fenômeno evolutivo no qual os organismos mais bem adaptados ao seu ambiente tendem a sobreviver e reproduzir a progênie prolificamente. Especificamente falando, a altura é uma característica muito hereditária, ou seja, pais mais altos geralmente têm descendentes mais altos do que pais que são baixos ou de estatura considerada “normal”.

No caso da Holanda, observou-se que os indivíduos mais altos se tornaram mais férteis no último século. Como eles tiveram mais descendentes, as gerações seguintes vieram a ser mais altas do que as predecessoras.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

Com tudo isso em mente, podemos dizer que a melhoria na renda e no estilo de vida da Holanda em conjunto com características genéticas são comumente apontadas como as razões mais populares para o aumento acentuado na altura dos holandeses.

Leia Também: Por que China e Índia possuem tantos habitantes?
Leia Também: Quem inventou o ketchup?

Embora ainda sejam necessários testes genéticos mais rigorosos, a população da Holanda parece mostrar que renda, nutrição e desenvolvimento evolutivo são fatores essenciais para o estabelecimento da estatura humana.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Folha de papel-alumínio

Por que o papel-alumínio não esquenta muito quando é levado ao forno?

Uma baleia pode engolir uma pessoa inteira?