Davi é uma das esculturas mais famosas de todos os tempos, e principalmente da Era Renascentista. Construída pelo famoso pintor e escultor Michelangelo, ela está localizada na galeria da Academia de Belas Artes de Florença, na Itália — seu local de origem.
A obra retrata o herói bíblico que derrotou o gigante Golias e que é muito conhecido por sua história de superação, afinal, Davi era um rapaz de estrutura baixa e venceu o gigante com apenas uma pedra e um pedaço de pano. A estrutura da escultura é feita em absoluto realismo e demorou cerca de três anos para ser finalizada. Por isso hoje, vamos falar sobre as melhores curiosidades sobre essa obra, vamos lá?
As melhores curiosidades sobre Davi de Michelangelo
1. A altura da escultura: Muitas obras sofrem a famosa ‘distorção de dimensão’, que é quando imaginamos alguma coisa muito menor do que ela realmente é, isso acontece com a escultura de Davi. Quem só viu a escultura através de fotos de sua exposição, acha que ele é basicamente do tamanho de outras esculturas da época, mas isso não é verdade. Davi mede exatamente 5,17 metros de altura, basicamente o mesmo tamanho de uma girafa adulta ou de uma casa com mais ou menos dois andares. Já tinha imaginado o tamanho colossal que essa escultura tem?
2. Sofreu censura: A rainha Vitória foi presenteada com uma réplica da escultura pelo Duque de Toscana, mas antes mesmo de enviar para o seu museu, ela exigiu que a nudez de Davi — com qual ela tinha ficado extremamente chocada ao ver — fosse coberta com uma folha de figueira. Essa técnica já tinha sido usada antes com Adão e Eva em suas representações mais clássicas.
3. A falta de Golias: Michelangelo não foi o primeiro escultor a retratar o herói bíblico em suas obras, algumas esculturas antes já haviam sido feitas e todas faziam algum tipo de referência a Golias. Normalmente a cabeça decapitada do rival de Davi era colocado em seus pés, mas o escultor preferiu fazer de forma diferente. Em sua representação, o herói refletindo sua escolha momentos antes da batalha realmente começar a acontecer.
Leia também: Veneza: 5 curiosidades sobre a cidade flutuante
4. Erro na escultura: Apesar de sempre ter sido sinônimo de um trabalho extremamente bem executado e perfeito, estudos recentes mostram que existe um erro nos olhos de Davi. Seus olhos estão em direções levemente diferentes, enquanto o esquerdo está levemente inclinado para o lado, o direito permanece fixo olhando firmemente para o horizonte. Esse erro foi associado com a própria ideia de Michelangelo de mostra que nem mesmo esse herói bíblico era perfeito, afinal, ele também era uma pessoa.
5. Ao ar livre: Nem sempre Davi esteve ‘protegido’ sobre o teto de uma galeria, ele foi inicialmente exposto ao ar livre e sofreu as mais variadas situações. Durante manifestações, a estátua já foi apedrejada, teve seu braço quebrado por um banco, além de ter enfrentado os mais diversos fenômenos naturais. Sem uma proteção sobre sua cabeça, a escultura foi vítima de relâmpagos, terremotos, chuvas fortes e pássaros. Aparentemente o herói não teve um dia de paz após derrotar o gigante, não é mesmo? Que vida dura essa.
Leia também: Medo: De onde vem esse sentimento?
Uma das mais famosas esculturas do mundo reside em uma cidade que é um grande berço histórico e cultural. Realmente deve ser muito magnífico poder visitar a obra pessoalmente e ficar maravilhado com toda a sua grandiosidade, não é mesmo?
Como eu sempre digo, se você tiver a oportunidade de visitar o local, não pense duas vezes e vá! Sendo um apreciador de arte ou não, realmente é impossível não se deslumbrar com a escultura.