no ,

Gênio da Lâmpada: A origem desse ser mitológico

Você provavelmente conhece o personagem do gênio da lâmpada, mas você sabe a sua origem?

Você provavelmente já deve ter assistido ao filme ‘Aladdin’ da Disney quando era criança, e tenha desejado achar uma lâmpada mágica com um gênio dentro para realizar seus três pedidos, não é mesmo? Seria um enorme golpe de sorte, com toda certeza.

Continua após a publicidade..

Apesar de ter essa imagem muito popularizada pela Disney, os gênios podem ser bem diferentes em sua mitologia original. Essas criaturas sobrenaturais nem sempre tão totalmente boas, na verdade, eles podem ser muito perversos em sua maioria. Por isso hoje, vamos falar sobre a verdadeira origem do gênio da lâmpada, vamos lá?

Gênio

A origem do gênio da lâmpada

Os gênios são seres mitológicos que se originaram na cultura do povo árabe e sua criação pode ser rastreada até um período de cinco anos atrás.

Os jinn — como também são conhecidos — são derivações de outras criaturas mágicas que são conhecidas desde o século III antes de Cristo. Por muitas vezes eles são confundidos com demônios e espíritos malignos e trapaceiros.

Continua após a publicidade..

Diferente do que vemos em Aladdin, o gênio em sua grande maioria é descrito como um ser livre que vive próximo à natureza. É claro que nem todos eles são ruins, e alguns até ajudam os humanos com seus grandes poderes.

Segunda a mitologia, os humanos foram esculpidos em argilo, moldados para que pudéssemos ter uma forma firme e singular. Por outro lado, os gênios foram moldados a partir de um fogo que não emitia fumaça, desse modo explicando a sua forma que remete a leveza transformação.

Continua após a publicidade..

Leia também: Veneza: 5 curiosidades sobre a cidade flutuante

GENIO 2

Como o gênio mudou de ser livre para preso em uma lâmpada?

Bom, a verdade é que por ser uma criatura mistica muito popular e por existir várias ramificações em sua origem, não se sabe ao certo quando a cultura mudou o gênio de um ser que vive ao ar livre para o aprisionado dentro de uma lâmpada.

É claro que essa ideia de gênio amigável e bondoso se aplica muito ao ocidente, no outro lado do mundo eles ainda são vistos como seres que assombram os lugares e pregam peças — inofensivas ou não — nos seres humanos.

Em todo caso, a história mais influente sobre esse ser está presente na coletânea de contos do livro ‘As mil e uma noites‘. E nas histórias em que ele aparece — Ali Baba e os quarenta ladrões e A lâmpada mágica de Aladdin — sempre está relacionado a uma lâmpada ou uma garrafa, e ofereciam três pedidos ao quem os encontrasse.

Variações linguísticas da palavra gênio

Existem muitos termos para se referir a palavra gênio, o que acabou influenciando bastante a sua mudança de personalidade atrás do tempo.

Uma de suas primeiras derivações foi a palavra ‘ginnaya’ que significa um espírito guardião. Logo depois veio o termo ‘genni’ que funcionam como ajudante dos humanos, uma vez que todas as boas habilidades que uma pessoa tinha, poderiam ser associadas como uma ‘ajuda’ de seu genni.

E por fim a palavra ‘gênio’, muito reforçada no ocidente por estar sempre relacionada a algo bom, como um ser mágico que realiza desejos, ou uma pessoa muito inteligente.

Leia também: Cenouras: Comer muito desse legume faz a pele ficar laranja?

GENIO 3

Esse ser mágico é realmente uma criatura muito popular na cultura pop. O gênio de Aladdin é uma das referências mais fortes desse ser mitológico que temos nos dias atuais.

Mas, em todo caso, se em algum passeio pelo deserto você acabar se deparando com uma lâmpada entre a areia, é melhor pensar bem se você quer esfregar ela ou não. Como já dito anteriormente, nem sempre eles são do bem. Eles podem te pregar uma peça ou até te trancarem em sua garrafa, melhor não pagar para ver, certo?

Você sabia a origem do gênio da lâmpada? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

DAVI CAPA

Davi de Michelangelo: 5 curiosidades sobre a escultura

24 de Dezembro: Fatos e Eventos Históricos Desse Dia

24 de Dezembro: Fatos e Eventos Históricos Desse Dia