no ,

Veneza: 5 curiosidades sobre a cidade flutuante

Veneza é com toda certeza um dos locais mais lindos do mundo. Por isso hoje, vamos falar as melhores curiosidades sobre essa cidade.

De longe um dos locais mais lindos e visitados do mundo, Veneza é uma cidade situada na Europa, mais precisamente na Itália. Esse local é formado por uma somatória de cem ilhas e é um local cheio de atrações e de arquiteturas magnificas. Suas construções da era renascentista e gótica chamam a atenção e dão uma estética única a cidade.

Continua após a publicidade..

Também conhecida como ‘cidade flutuante’, o local tem mil e seiscentos anos de história e se encontra apenas a um metro acima do nível do mar. O local recebe diversos turistas no ano e sua economia se sustenta muito com base nisso. As paisagens naturais são um espetáculo a parte e deixam qualquer visitante apaixonado, além de sua culinária, os conquistar pela barriga. Por isso hoje, separamos as melhores curiosidades sobre Veneza que você tem que conhecer, vamos lá?

VENEZA 1

As melhores curiosidades sobre Veneza

1. Quarentena: A palavra que mais ouvimos falar nos últimos anos por conta do surto de Covid-19, foi, com certeza, ‘Quarentena’. Talvez você não saiba, mas essa palavra é originaria lá de Veneza e tem todo um motivo histórico por trás disso. Bom, quando os navios voltavam de suas rotas de comércio após longos períodos no mar, eles traziam abordo muitos vírus e doenças, então eles passavam quarenta dias em reclusão no mar para garantir que todos os vírus morreriam por lá e que não houvesse surtos de doenças. Em italiano, quarenta se fala ‘quaranta’ e dessa palavra surgiu o termo ‘quarentena’.

2. Muitos nomes: Apesar de ser um local relativamente muito pequeno e com poucos habitantes fixos, vamos dizer assim, Veneza recebe vários nomes diferentes que enaltecem alguma de suas características. Entre alguns deles estão: cidade das máscaras, cidade das pontes, rainha do Adriático, cidade flutuante e cidade das águas.

Continua após a publicidade..

3. Pontes: Como uma cidade que é conhecida por suas águas e por grandes canais, não é para menos que ela tivesse várias pontes espalhados pelo seu território. Desde a última contagem, existem cerca de quatrocentos e dezessete pontes por toda Veneza, e mais de setenta delas são privadas.

Leia também: Quem foi o ‘grande Houdini’?

Veneza

4. Afundando no oceano: Bom, se você já ouviu falar em Veneza, você já deve ter ouvido falar também que ela está afundando no oceano, não é mesmo? Apesar de parecer mentira, isso é um fato. Por causa das contantes mudanças climáticas e de sua perigosa posição, se localizando apenas a um metro acima do nível do mar, a cidade afunda cerca de um ou dois milimetro por ano. Pode até parecer pouca coisa, mas a cada ano que se passa, Veneza se encontra mais próxima de seu fim, quando ela finalmente afundará no oceano.

Continua após a publicidade..

5. As gôndolas: Os principais meios de transporte em Veneza, as gôndolas existem em uma enorme quantidade na cidade. Ao todo são mais de quatrocentas delas por lá, e para quem tem curiosidades, elas pesam cerca de seiscentos quilos e medem por volta de onze metros. Apesar de existirem praticamente desde a fundação da cidade, os gondoleiros eram todos homens, apenas em 2010 que uma mulher assumiu esse cargo. A título de curiosidades, você já deve ter percebido que elas são todas pretas e isso é devido a uma lei da cidade.

Leia também: 5 curiosidades sobre Maldivas

VENEZA 3

A cidade é realmente extremamente encantadora e apaixonante, caso você tenha oportunidade de viajar para lá, eu super recomendo que você vá. Todos os visitantes que vão fazer turismo por lá, sempre acabando voltando na primeira chance que tem.

Apesar de ser uma cidade pequena, não tem como ficar entendiado por lá, já que está repleto de lugares para visitar e restaurantes para conhecer.

Você conhecia essas curiosidades sobre Veneza? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

CENOURA CAPA

Cenouras: Comer muito desse legume faz a pele ficar laranja?

MEDO CAPA

Medo: De onde vem esse sentimento?