no ,

Medo: De onde vem esse sentimento?

O medo é um sentimento que faz parte da vida de todos os seres humanos, mas você sabe de onde ele vem?

O medo é um dos sentimentos mais puros e básicos que um ser pode sentir. Se engana quem pensa que só os humanos conseguem sentir isso, já que os animais também tem essa percepção, a nossa é apenas um pouco mais aguçada.

Continua após a publicidade..

Realmente é uma sensação desconfortável o medo, mas se ele funcionasse de outra forma talvez não tivesse tanto feito em cumprir uma das suas principais funções, que é nos manter alerta ao perigo próximo e eminente. Todo mundo tem medo de alguma coisa, mas você sabe de onde esse sentimento vem? É o que vamos descobrir hoje, vamos lá?

MEDO 1

O que é o medo?

Como eu já disse anteriormente, o medo é um sentimento puro e básico que surge no ser humano, ele já nasce com a gente para estarmos preparados para sobreviver desde que somos bebês. É claro que ele nem sempre funciona sem um adulto por perto, pois quando somos apenas bebês nossa força e tamanho — obviamente — são muito menores do que quando somos adultos.

Ele é diretamente relacionado com o nosso sistema nervoso e é responsável por nossas reações que tomamos por puro instinto de sobrevivência.

Continua após a publicidade..

Sentir esse sentimento é absolutamente natural e muito necessário, ele nos deixa alerta ao perigo e prontos para fazer de tudo para conseguir escapar dessa situação. O medo pode ser algo leve como de um inseto pequeno que pode te deixar algumas bolhas se te morder, ou de algo grande como algum maluco correndo atrás de você com uma faca — imagine como os personagens do filme ‘Pânico‘ devem se sentir.

Como o medo funciona?

Em situações que detectamos através de qualquer sentido uma situação perigosa, o cérebro reage e manda as informações para o sistema nervoso. Essas informações geram as mais diferenças formas de reagir, como lutar, correr, gritar e congelar.

Continua após a publicidade..

O corpo reage de outras formas para indicar que você está com medo, como os batimentos cardíacos que começam a acelerar, o suor e também sua respiração pode e vai acelerar.

Também é importante destacar que ele pode ser ativado por situações menores, como uma cena de filme ou alguém pulando inesperadamente da sua frente, o seu corpo vai reagir fisicamente da mesma forma. Esse instinto logo será desativado assim que o seu cérebro detectar que a situação não te oferece realmente um perigo.

Leia também: 5 artistas internacionais com raízes brasileiras

MEDO 2

O medo quando somos crianças

É muito normal as crianças terem muito medo de certas situações, já que a sua maioria são situações novas nas quais elas estão sendo expostas pela primeira vez. Então elas ficam inseguras, e se sentem em uma total zona de vulnerabilidade.

Os mais comuns as crianças são: o medo do escuro, o medo de estranhos e de ficarem sozinhos. Todos esses sentimentos são compreensíveis já que apresentam as grandes ameaças que as crianças são submetidas.

As crianças vão superando esses medos de forma gradual e quando ultrapassam a fase da infância, em sua grande parte, eles já tem superado isso. Os adultos desenvolvem papéis importantes nessa hora, já que são os ‘porto seguros’ dos pequenos, eles que inspiram confiança e segurança para as crianças.

Leia também: Qual a diferença entre mágico e ilusionista?

MEDO 3

Como vimos, esse é um sentimento completamente normal e até é importante para nós, já que nos previne e salva das mais diversas situações em que nossas vidas são colocadas em perigo.

Então da próxima vez que você sentir medo, fique atento, talvez você tenha inconscientemente percebido uma situação de perigo e se cérebro esteja automaticamente respondendo a isso.

Você sabia que é assim que o medo surge? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

VENEZA CAPA

Veneza: 5 curiosidades sobre a cidade flutuante

Hanukkah: Saiba Tudo Sobre a Celebração Judaica

Hanukkah: Saiba Tudo Sobre a Celebração Judaica