De um modo geral, os ursos raramente optam por atacar as pessoas. Na verdade, nós os matamos com muito mais frequência do que eles nos matam. Dito isto, quando ocorre um ataque de urso, isso geralmente ocorre porque o animal em questão está faminto ou assustado.
No entanto, os ataques de ursos têm aumentado em muitas partes do mundo. O Parque Nacional de Yellowstone, por exemplo, viu aumentar os conflitos entre humanos e ursos nos últimos anos, incluindo dois ataques fatais em 2011 e outro em 2015. Isso tem sido associado a uma variedade de fatores, incluindo perda de habitat, intrusão humana, escassez de alimentos e mudanças climáticas.
O comportamento dos ursos também é fortemente influenciado pela biologia e pela criação: os ursos negros americanos são relativamente dóceis e ariscos, enquanto os ursos polares são mais agressivos e têm maior probabilidade de ver as pessoas como presas. No entanto, como não podemos transmitir nossas intenções pacíficas aos ursos, geralmente é mais seguro simplesmente manter distância dessas criaturas.
Ainda assim, desentendimentos ocasionais podem ser inevitáveis. Por isso, você vai conferir ao longo deste artigo uma visão geral de como lidar com um possível ataque de urso, de acordo com as informações do site The Manual.
Como sobreviver ao ataque de um urso-pardo?
Os ursos-pardos são as espécies de urso mais difundidas no mundo, encontrados em grande parte da Eurásia e no noroeste da América do Norte. Se algum dia você se ver em uma situação de perigo com um urso desse tipo, lembre-se destas dicas:
Sempre carregue spray contra ataques de ursos: Este item é indispensável para aqueles que desejam caminhar ou acampar em regiões com grandes populações de ursos. Carregue o spray preferencialmente no coldre ou no bolso da frente, pois você terá apenas alguns segundos para usá-lo;
Não seja uma provocação: Alimentos e lixo abandonados são ímãs infalíveis para ursos. Por isso, tente produzir o mínimo de lixo ao acampar ou fazer caminhadas em locais com populações consideráveis desses ursos. Esses animais também podem ser atraídos por cães, por isso é aconselhável deixar os animais de estimação em casa;
Não corra: Se você encontrar um urso-pardo, fique de pé, mantenha a calma e lentamente pegue o spray contra ataque de ursos. Não se preocupe se o urso se levantar, pois isso geralmente significa que o animal está curioso. Afaste-se lentamente e esteja pronto para pulverizar o spray, caso o animal se aproxime.
Como sobreviver ao ataque de um urso-negro?
Os ursos-negros ocasionalmente atacam os humanos, mas como eles são menores, mais rápidos e melhores escaladores do que os ursos pardos, eles geralmente preferem fugir do que lutar. Se você encontrar um urso preto, mantenha estas dicas em mente:
Esteja atento aos movimentos do urso: De um modo geral, tome os mesmos cuidados que tomaria no caso do ataque de um urso-pardo: carregue spray onde os ursos-negros são comuns e mantenha comidas e lixos guardados.
Mantenha sua posição: Os ursos-negros são menos agressivos do que os pardos, então, desde que você demonstre que é grande e barulhento, eles geralmente o deixarão em paz. Grite, agite seus braços e use gravetos ou outros objetos para parecer ainda maior. E, assim como acontece com os ursos-pardos, nunca fuja de um urso-negro. A melhor estratégia é permanecer no local com um spray pronto para ser usado se o animal chegar muito perto.
Permaneça no chão: Nunca suba em uma árvore para escapar do ataque de um urso-negro. De um modo geral, esses ursos são excelentes escaladores e tendem a perseguir qualquer coisa que pensem que está fugindo, então há uma boa chance de um animal desse tipo alcançá-lo, mesmo nas partes mais altas das árvores.
E no caso de um eventual encontro com um urso-polar?
Os ursos-polares não costumam ver humanos com frequência e, consequentemente, são mais propensos a nos ver como presas. No entanto, eles vivem em relativo isolamento no Ártico e são reclusos o suficiente para que ataques a pessoas sejam raros. Ainda assim, se você se deparar com um urso polar, saiba que dificilmente você conseguirá sair vivo.
Os ursos-polares são os maiores ursos da Terra e são muito mais difíceis de assustar do que os ursos-pardos ou negros. Então, a melhor estratégia é evitar encontrá-los em primeiro lugar.
Infelizmente, fingir-se de morto e revidar são ações que não funcionam tão bem contra os ursos-polares quanto contra seus parentes menores. Em geral, eles estão mais interessados em devorá-lo do que em neutralizá-lo como uma ameaça, então fingir-se de morto pode até tornar o trabalho deles mais fácil.
Leia Também: Por que os gatos adoram perseguir luz de laser?
Leia Também: Como saber se o ovo está bom e não estragado?
Revidar também é inútil, mas se você se pegar rolando pela tundra com um urso-polar de uma tonelada, não terá muito a perder. No fim das contas, sua única alternativa seria tentar ferir seu nariz ou olhos e ficar longe de suas patas grandes, pois um único golpe já seria suficiente para matá-lo.
Os ursos são animais realmente imponentes, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉