no

Por que os gatos adoram perseguir luz de laser?

Embora possa parecer que os gatos vêem a luz de laser como uma brincadeira, há uma questão instintiva por trás disso.

Gato e luz de laser
Foto: Reprodução/Youtube

Todos os donos de gatos já estão familiarizados com a eterna luta entre os bichanos e a luz emitida por algum apontador laser. Ainda assim, é interessante pensarmos que um simples pontinho vermelho pode manter esses animais ocupados por tanto tempo. Dito isto, a pergunta que fica é: que os gatos adoram perseguir luz de laser?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que há uma ciência por trás disso, além de ficar por dentro de um debate sobre se os ponteiros laser são ou não um ótimo brinquedo para nossos amigos felinos.

Foto: Pixabay

A razão pela qual a luz de laser atrai os gatos

Os lasers são inerentemente estimulantes para os gatos porque se assemelham a presas que se movem rapidamente. Só porque seu gato não tem que trabalhar duro para comer (a menos que você leve em conta o esforço necessário para miar a manhã inteira até ver a tigela cheia), não significa que ele não esteja evolutivamente programado para agir como um caçador.

Conforme a luz de um laser corre pela sala, seu gato o interpreta como um pequeno animal tentando correr e se esconder. Como tal, certos comportamentos felinos inerentes surgem, notavelmente o desejo inato de caçar, atacar e matar a presa em questão. O fato de ser apenas uma projeção não importa muito nesse caso porque seu gato está operando no “piloto automático”, não no intelecto.

Além disso, há um outro fator em jogo aqui também, que é o fato de que a luz de laser simplesmente parece atraente aos bichanos. No entanto, para entendermos o porquê, precisamos ter primeiro uma compreensão básica de como os olhos dos gatos funcionam e como eles diferem dos olhos humanos.

Pois bem, a retina é uma das principais estruturas do olho. Ela é composta por dois tipos principais de células: bastonetes e cones. Os bastonetes detectam movimentos, enquanto os cones ajudam o olho a ver as cores. Os olhos humanos têm mais cones do que bastonetes, o que significa que vemos o mundo “mais colorido”. Os gatos, por outro lado, têm mais bastonetes, o que os torna especialistas em captar movimentos.

O que isso tem a ver com lasers? Bem, isso significa que eles são muito difíceis de ignorar. No momento em que você virar um foco de laser em seu gato, a visão do seu amigo felino vai capturar o movimento instantaneamente, o que no fim das contas é tudo o que ele precisa para iniciar seu “ciclo predatório”.

O debate sobre gatos e lasers

Pode ser surpreendente saber que há uma certa controvérsia sobre se é uma boa ideia “importunar” seu gato com lasers, mas o principal problema observado pelos entusiastas de gatos que são “anti-laser” é que fazer seu animal perseguir um feixe de luz é uma certa forma de provocação.

Lembre-se de que seu gato está perseguindo e atacando aquele ponto vermelho porque cérebro do animal está lhe dizendo para pegar a “presa” e matá-la. Em outras palavras, o gato não está fazendo isso claramente como uma forma de brincar, mesmo que seja divertido para os donos do animal.

O laser é um alvo inatingível, portanto, não importa quão grandes sejam as habilidades de caça do seu gato, ele nunca vai conseguir comê-lo e nunca vai terminar seu ciclo predatório. Muitos gatos até param de interagir com o laser quando finalmente descobrem que não se trata de uma presa.

Consequentemente, gatos frustrados agem de maneiras menos “agradáveis”, tornando-se destrutivos ou agressivos. Dito isto, se você notar uma conexão entre brincar com seu gato com um laser e um mau comportamento por parte do seu bichano, saiba que provavelmente é hora de deixar o laser de lado para sempre.

Foto: Pixabay

Dicas para brincar com seu bichano em segurança

Contanto que seu gato pareça realmente gostar de perseguir um laser, provavelmente não há nada para se preocupar. De certo modo, perseguir um laser é uma maneira fantástica de fazer o seu animal se exercitar um pouco.

Claro, você ainda deve seguir algumas dicas de segurança adequadas para evitar ferir seu gato durante a brincadeira. Primeiramente, não direcione a luz diretamente para os olhos do seu gato. Se o fizer, poderá causar problemas de visão e lesões oculares.

Leia Também: O que é ruído branco e como ele pode influenciar o sono?
Leia Também: Os homens das cavernas realmente existiram?

Além disso, dê ao seu gato muitos outros brinquedos. Se o laser for a única opção utilizada para fazer seu gato brincar, é mais provável que um sentimento de frustração comece a tomar conta do animal com o passar do tempo. Portanto, certifique-se de que ele tenha acesso a muitos outros objetos para brincar.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que é tão difícil manter a concentração?

Óculos 3D

Por que precisamos de óculos especiais para assistir a filmes 3D?