no

Como saber se o ovo está bom e não estragado?

Existem várias maneiras de saber se um ovo está fresco ou estragado ao ponto de ser jogado fora.

Foto: Pixabay

Os ovos são uma fonte saudável de proteínas e outros nutrientes essenciais para uma dieta balanceada. O grande problema é que, embora os ovos armazenados adequadamente tenham uma vida útil decente, eles ainda podem estragar. No entanto, existem várias maneiras simples pelas quais uma pessoa pode verificar se um ovo está estragado ou não.

Neste artigo, nós abordaremos algumas maneiras simples de saber se um ovo está seguro para ser consumido. Além disso, também analisaremos os riscos à saúde de comer um ovo estragado.

Foto: Pixabay

Descobrindo se um ovo está estragado ou não

Utilizar ovos saudáveis é essencial ao cozinhar e existem alguns métodos à prova de falhas que você pode usar para saber se seus ovos estão bons para uso. Aqui estão algumas das dicas mais práticas:

Verifique a data de validade: Esta dica pode parecer óbvia, mas verificar a data de validade na caixa é o primeiro passo para determinar a frescura dos seus ovos. Em geral, recomenda-se usar os ovos até no máximo cinco semanas após a compra.

Faça uma inspeção visual: Se algum ovo estiver rachado, você deve considerá-lo contaminado e jogá-lo fora. Uma substância viscosa ou pulverulenta na casca também é um sinal de contaminação potencial. Além disso, depois de abrir o ovo, procure sinais de decomposição e qualquer tipo de descoloração.

Faça o teste de flutuação: Embora possa parecer contra-intuitivo considerar algo que afunda como “aceitável”, um ovo que flutua tende a ser velho. Embora ainda seja tecnicamente seguro para comer, um ovo flutua quando uma pequena bolsa de ar se forma dentro de sua casca após algumas semanas, o que serve como indicativo de que ele não está fresco como deveria.

Cheire o ovo ao quebrá-lo: É altamente recomendável quebrar o ovo em uma tigela e dar uma cheirada antes de usá-lo. Um ovo que ultrapassou a data de validade tem um cheiro semelhante ao do enxofre, um odor repugnante. Se o ovo apresentar essa característica, jogue-o no lixo imediatamente.

Observe a aparência ao quebrá-lo: A gema de um ovo fresco e pronto para consumo tende a ser brilhante e rechonchuda, enquanto um ovo estragado apresenta uma aparência irregular e bem menos apetitosa.

Foto: Pixabay

Como evitar que os ovos estraguem

Há muitas coisas que você pode fazer para manter os ovos frescos o maior tempo possível. Abaixo estão apenas alguns dos melhores métodos para garantir que você não acabe consumindo um ovo estragado:

  • Verifique os ovos dentro da caixa antes de comprá-los e evite comprar ovos que tenham sinais de rachaduras ou sujeira;
  • Leve os ovos para casa o mais rápido possível e não os deixe por muito tempo dentro de um carro quente;
  • Mantenha os ovos na parte mais fria da geladeira (uma prateleira na parte do meio ou na parte inferior) em vez de colocá-los na porta, onde a temperatura tende a variar mais;
  • Mantenha os ovos refrigerados por até cinco semanas, mas sempre siga o prazo de validade da embalagem.
Foto: Pixabay

O que acontece se você comer um ovo estragado?

Se você comer um ovo estragado, corre um risco maior de ser exposto a bactérias que podem causar intoxicação alimentar, como Salmonella e E. coli. De um modo geral, os sintomas de intoxicação alimentar podem incluir:

  • Diarreia;
  • Cólicas abdominais;
  • Febre;
  • Vômito.

Os sintomas geralmente se desenvolvem entre 6 e 48 horas após a ingestão de um ovo contaminado, mas podem durar entre 4 e 7 dias.

Leia Também: Por que tomar cerveja provoca arrotos?
Leia Também: Por que refrigerante em garrafa de vidro é mais gostoso?

Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem por conta própria. No entanto, caso eles não sumam, torna-se necessária uma avaliação médica para a prescrição de medicamentos capazes de combater o problema com eficiência.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Garota com iPhone

12 curiosidades fascinantes sobre o iPhone

Pessoas cantam no chuveiro

Por que muitas pessoas cantam no chuveiro?