Existem muitas tradições e culturas dentro de um mesmo folclore, e a lenda do akai ito se encaixa aí. Basicamente, fala sobre como estamos ligadas e destinadas a certas pessoas e que essa conexão jamais poderá ser interrompida mesmo com o tempo ou a distância.
Essa lenda foi muito representada em filmes e livros, mas pouca gente sabe de fato de onde ela vem e como ela surgiu. Por isso hoje, vamos conhecer a lenda do fio vermelho que é impossível de romper entre duas pessoas, vamos lá?
Sobre o que fala a lenda de akai ito?
A lenda foi tão difundida com o passar do tempo que acabou virando uma crença popular, e fala sobre um fio vermelho que conecta duas pessoas ao mesmo destino.
A crença do akai ito diz que quando os humanos são ‘criados’ os deuses amarram um fio vermelho no tornozelo de duas pessoas que estão destinadas a serem almas gêmeas.
Algumas pessoas também apresentam uma versão diferença da lenda, onde no lugar do fio seria um relógio ou contagem regressiva até o exato momento em que essas pessoas se encontrariam e ficariam juntas dali em diante.
Muitas pessoas acreditam que estão realmente destinadas a outras pessoas e que vão se achar no percurso de suas vidas. E como essa lenda é muito difundida por lá, acaba que virou uma explicação para o ‘fenômeno’ do amor verdadeiro.
Leia também: A verdade por trás do Flautista de Hamelin
Origem dessa lenda
Como quase todas as lendas do mundo, essa crença tem origem baseada nas mitologias e misticismos de uma sociedade.
Os chineses — principais responsáveis pela fama de akai ito — acreditavam que o deus Yue Lao, ‘o velho sob a lua’, também conhecido por ser o deus lunar do amor e do casamento, amarrava esse fio a duas pessoas. Por mais que esse fio seja esticado, embaraçado ou amarrado, ele jamais se partirá e o casal sempre voltará a se encontrar e a ficar junto.
Quando mais longe uma pessoa está da outra, ou seja quanto mais o fio estiver esticado, mais triste e infeliz essas duas pessoas tendem a ficar.
Influência de akai ito
Você provavelmente já fez alguma promessa entrelaçando os dedos menores, não é mesmo? Bom, esse gesto tem uma influência direta com o akai ito, pois em algumas versões da crença, o filme vermelho está ligado aos dedinhos e não aos tornozelos.
Além desse fato, também existem vários filmes, animes e mangás que adaptaram a famosa história para as telas.
Leia também: Los Angeles: 5 curiosidades sobre essa cidade
É realmente muito curioso como o mundo está repleto de culturas e lendas que influenciam pequenos detalhes da nossa vida, não é mesmo? Essa história com toda certeza é uma das mais bonitas que eu tenho conhecimento.
Agora que você já entendeu sobre o que fala a lenda de akai ito, você consegue pensar em algum filme ou série que você viu, e que aborde esse tema? Eu tenho alguns aqui na minha memória agora.