no

Por que existem os sonhos?

Depois de um dia cansativo, só queremos deitar e dormir, não é mesmo? Mas você já parou para pensar o motivo de sonharmos enquanto estamos dormindo?

Após um dia longo e cansativo, tudo o que queremos é relaxar em nossas camas e ter uma boa noite de sono, isso é um fato. Enquanto estamos em um estado inconsciente, temos sonhos com as mais diversas coisas que variam de pessoa em pessoa.

Continua após a publicidade..

Na realidade é tudo muito simples, certo? Nós dormimos, sonhamos e depois acordamos, mas qual o motivo de nosso cérebro projetar esse ‘filme interativo’ que só existe dentro da nossa cabeça? Alguns estudiosos já tem suas teorias a cerca de esse fato e é sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?

Sonho

O que é um sonho?

Isso pode parecer até bem simples, mas os sonhos são imagens projetadas pelo nosso cérebro enquanto dormimos.

Eles são uma constante simulação e sucessão de cenas que ocorrem de forma simultânea e involuntária, durando por volta de 10 minutos, no máximo.

Continua após a publicidade..

É claro que às vezes pensamos que o sonho dura a noite inteira, mas isso se deve a distorção da percepção de tempo enquanto estamos dormindo.

Eles podem ser a representação de desejos, sensações, conclusões do que vimos no dia ou algo que ficou marcado em nosso subconsciente de alguma forma.

Continua após a publicidade..

Por que sonhamos?

Os sonhos funcionam como fechamos e consolidação daquilo que estamos vivenciando, mesmo que seja representado de forma subjetiva.

Como o nosso cérebro jamais para de trabalhar, ele continua fazendo suas funções de quando estamos acordados. Por exemplo, quando estamos na ativa e nos lembrando de algo, é o nosso cérebro desempenhando seu processo cognitivo, e isso é o que acontece exatamente quando estamos sonhando.

É importante ressaltar que essas representações enquanto dormimos podem estar diretamente ligadas a situações que estamos passando ou vivenciando. Você já deve ter saído com uma pessoa e ter sonhado com ela no dia seguinte, ou até mesmo com algum personagem da série nova que você está assistindo.

Leia também: Qual a diferença entre terror e horror?

SONHO 2

O que causa os pesadelos?

Como nem tudo pode ser totalmente bom, os sonhos também podem ter o seu lado negativo e é aí que entram os pesadelos.

Bom, os pesadelos são essas sequências de imagem que geram medo e desconforto e que também não permitem que tenhamos um devido descanso durante nossa noite de sono.

Existem diversos motivos que podem ser associados diretamente aos pesadelos, entre eles o estresse. Sim, se você está em uma situação de muito estresse ou desconforto, você está mais propicio a ter um pesadelo, então tente sempre relaxar antes de dormir e deixar suas preocupações para outra hora. Sei que é mais fácil falar do que realmente colocar em prática, mas é um costume que temos que adquirir aos poucos até se tornar um hábito.

Existem outros fatores como a apneia do sono — quando você para de respirar enquanto dorme — alto consumo de álcool, suspensão de remédios ou tratamentos psicológicos que podem influenciar diretamente o seu cérebro a projetar pesadelos ao invés de sonhos.

É possível uma pessoa não sonhar?

Sim, apesar de ser extremamente raro, existe uma condição chamada síndrome de Charcot-Wilbrand, onde a pessoa tem uma completa ausência de sonhos.

Na grande maioria dos casos, as pessoas sonham e apenas não se lembram de ter sonhado, isso depende bastante da quantidade de horas dormidas e de em qual estágio do sono você estava quando foi acordado.

Leia também: Comer comida enlatada faz mal?

SONHO 3

Se você parar para pensar, vai ver que o ato de sonhar é realmente uma coisa muito esquisita. É basicamente nosso cérebro nos contando histórias fictícias envolvendo personagens reais ou não.

É meio óbvio que pode ser tão diferente e comum ao mesmo tempo, esse fenômeno não pode ser totalmente explicado pela ciência.

Você sabia que esse é o motivo de sonharmos? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

AKAI CAPA 1

Akai Ito: Tudo sobre a lenda do fio vermelho

JOIA CAPA

Quais as 5 pedras preciosas mais caras do mundo?