no ,

O que foi a praga da dança?

Conheça tudo sobre a bizarra praga da dança que atingiu a Europa séculos atrás.

Muitas pragas atingiram as sociedades com o passar dos anos, não contando com hora, lugar ou gêneros, elas chegavam e aniquilavam milhares de pessoas.

Continua após a publicidade..

Quando falamos em pragas, sempre tendemos a pensar em peste-negra, peste bubônica ou febre-amarela, certo? Mas existem outras que são tão bizarras que pode parecer até piada. Esse é o caso da praga da dança, ela é tão esquisita que pode até ser difícil acreditar que é verdade. Por isso hoje, vamos conhecer mais sobre a praga da dança, vamos lá?

Praga

Onde aconteceu essa praga?

A praga da dança atingiu a Europa no ano de 1518, o território onde hoje é a França, mas precisamente a cidade de Estrasburgo, ainda era parte do Sacro Império Romano.

Esse evento aconteceu em outros lugares, mas precisamente se espalhou na Europa e não foi apenas uma vez que aconteceu. Essa praga se repetiu por mais algumas vezes durante os séculos.

Continua após a publicidade..

O que era a praga da dança?

Segundo os pesquisadores, uma mulher chamada Frau Troffea saiu dançando e girando em silêncio pelas ruas da cidade. Ela continuou sua dança solo sem parar por mais de uma semana, até que mais de 30 pessoas se juntaram a ela e começaram a dançar também em um período sem interrupções.

Se engana quem pensa que isso foi apenas momentâneo e durou pouco tempo. Tendo em vista que a praga originalmente começou em julho de 1518 e só foi ter seu fim em setembro do mesmo ano. Atingindo mais de 400 pessoas durante esse período.

Continua após a publicidade..

Como os médicos da época não haviam achado uma explicação, eles adicionaram a culpa na ‘febre e sangue quente’ e recomendaram que deixasse que as pessoas dançassem até a febre diminuir. A cidade acatou esse ‘diagnostico’ e até contratou uma banda para tocar de fundo.

Mas os resultados foram catastróficos, após meses dançando sem parar, algumas pessoas só pararam quando seus corpos realmente chegaram no limite. Muitas desmaiaram por conta do cansaço ou por conta dos ferimentos em seus pés.

Existiram casos que chegaram no extremo, como morte por derrames e ataques cardíacos enquanto dançavam. Realmente foi um caso extremamente bizarro, não é mesmo?

Bom, você deve está se perguntando como que essa praga acabou, certo? A verdade é que ninguém sabe ao certo, já que os que ainda continuavam dançando foram levados a um santuário para que fossem absolvidos por seus pecados. Uma vez que passou a se acreditar que eles estavam, na verdade, possuídos por demônios ou amaldiçoados.

Leia também: Por que séries famosas são canceladas?

DANCA CAPA

Como a ciência explica esse evento?

A verdade é que não existem muitos documentos que comprovem a veracidade desse fato, pois todos os relatos mais concretos que existem são de tempos depois do acontecimento.

Mas os pesquisadores acreditam que podem existir diversos fatos para isso ter acontecido, entre eles podemos citar intoxicação alimentar por conta de fungos da época que se encontram em seus alimentos como o centeio — muito utilizado no pão da época.

E a explicação mais famosa fala que os moradores acreditam que teriam sido amaldiçoados por São Vito — o qual já era conhecido por jogar pragas de dança anteriormente em outros locais. Como a cidade passava por um surto de doenças, fome, miséria e conflitos, essa ideia pode ter gerado uma grande histeria coletiva gerada pela situação de muito estresse quem que eles estavam inseridos.

Leia também: Como morreram os apóstolos de Jesus Cristo?

DANCA 2

Das pragas mais bizarras que já atingiram o mundo, eu tenho certeza que essa foi uma loucura absoluta. Imagina várias pessoas dançando sem parar dia e noite até chegarem ao ponto de morrer por causa disso?

Volto afirmar que isso não foi um fato isolado e que atingiu outras populações da Europa antes e depois do que aconteceu na cidade de Estrasburgo.

Você conhecia a história da praga da dança? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme

Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme

AKAI CAPA 1

Akai Ito: Tudo sobre a lenda do fio vermelho