Você provavelmente assiste ou já assistiu pelo menos uma série em algum streaming, certo? Você provavelmente curtiu ela, viu que ela tinha um fandom — rede de fãs — muito grande e que ela era muito famosa, e de repente ela acaba e você descobre que simplesmente não tem final, que ela foi cancelada.
Mas estava tudo indo tão bem certo? A série era boa, o roteiro era bom, o elenco entregava uma atuação sensacional, tinha um bom retorno dos críticos, mas mesmo assim foi cancelada. Você já se perguntou por qual motivo isso acontece? É isso que vamos descobrir hoje, vamos lá?
Por que séries de sucesso são canceladas?
A verdade é que existe uma série de fatores que podem indicar o motivo do cancelamento de uma série. Algumas que tem uma ligação direta com a recepção do público e outros por motivos técnicos e de contrato.
Bom, é claro que motivos orçamentais são também grandes fatores para as séries chegarem ao fim — na verdade, não terem fim nenhum. Entre tantos motivos, vamos citar alguns eles aqui.
Baixa audiência: Esse daqui é um dos que mais motiva o cancelamento e está ligado diretamente com o público. Quando uma série lança, se tem expectativas de audiência, um cálculo é feito para se ter uma base do retorno que essa produção irá receber, mas nem sempre é assim. Então, normalmente quando a série tem alguns altos e baixos, ela pode demorar algumas semanas para ser aprovada ou não. Mas quando é um fracasso direto, é cancelada praticamente na primeira semana.
Problemas no contrato: Uma série como Anne with an E é um grande exemplo desse tema. Ela era um sucesso absoluto — particularmente uma das minhas favoritas da vida — e foi cancelada após a Netflix não entrar em acordo com o outro estúdio que a produzia. Os fãs ficaram arrasados e houve várias abaixo assinados para uma tentativa de salvá-la, mesmo que seus direitos fossem vendidos para outra empresa. A verdade é que ambas as produtoras bateram o pé firmemente e não voltaram atrás, com isso Anne with an E não ganhará uma nova temporada.
Leia também: Como acontece a cãibra?
Séries muito caras: Existem algumas que precisam realmente de muito orçamento investido em suas ideias, como Game of Thrones, House of the Dragon e Os Anéis do Poder, que utilizam muito do recurso de CGI e telas de led. Por serem tão extremamente caras para produzir, se espera um retorno colossal do público. Mas nem só de audiência se vive as produtoras, as críticas positivas, streamings e venda de produtos licenciados geram muito retorno para que essas produções sejam renovadas para mais temporadas.
Séries muito longas: Algumas simplesmente passam do ‘prazo de validade’. Eu sei que você conhece umas muito longas como Grey’s Anatomy e CSI, por exemplo. E essa segunda que eu citei é um dos melhores exemplos das que foram longas demais e tiveram seu cancelamento. A verdade é que apesar de existir sim uma grande comunidade de fãs que apoiam e ‘precisam’ de mais e mais temporadas, uma hora elas realmente chegam do limite e precisam ser encerradas, nem que seja na base do cancelamento.
Leia também: Como era a vida na pré-história?
As séries são excelentes meios de entretenimento e elas realmente prendem a gente, não é mesmo? Você provavelmente tem uma série preferida, que mesmo que já tenha sido encerrada, você ainda gostaria que ela tivesse mais temporadas. Eu sei, eu tenho as minhas também.
Bom, para os fãs de séries canceladas — que eu também sou — realmente não tem muito o que se possa fazer, além de aguardar que uma renovação aconteça.