no ,

Como acontece a cãibra?

A cãibra é uma dor muscular inesperada que deixa um desconforto extremo. Mas você sabe como ela acontece?

Se você já sentiu uma cãibra, você sabe o quanto essa dor é completamente desconfortável e imprevisível. Normalmente na área da panturrilha, essa dor faz a gente se contorcer e pode ser muito perigosa se tivéssemos em lugares como piscinas, rios e no mar.

Continua após a publicidade..

Você já pode ter sentido após fazer academia, trabalhado o dia todo ou após qualquer esforço físico. Mas sabe qual é o motivo dessa cãibra acontecer? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?

cãibra

O que é uma cãibra?

A cãibra é um espasmo muscular involuntário e imprevisível que gera uma dor muito forte no músculo em que acontece. As partes mais afetas por esse espasmo são geralmente a panturrilha, coxa e pés.

Essas regiões que normalmente são afetadas costumam ficar mais duras e rígidas que o normal, elas podem dar a impressão que a pele e o músculo estão se esticando e encolhendo simultaneamente, eles podem durar de poucos segundos até quase 20 minutos.

Continua após a publicidade..

O que causa esse espasmo?

Para ser sincera a causa exata dessa dor é desconhecida, mas existem vários motivos mais comuns que podem ser a causa dessas dores. Entre essas várias causas podemos citar:

  • Desidratação.
  • Estresse.
  • Falta ou má circulação de sangue na região.
  • Fadiga.

Existe também uma nomenclatura somente para as dores nas pernas, principalmente aquelas que acontecem durante a noite. Elas se chamam ‘Cavalo Charley’, e essas são as causas mais comuns dos acontecimentos delas.

Continua após a publicidade..
  • Uso do músculo por logos períodos de tempo. (como ficar de pé por muito tempo)
  • Sentar de forma incorreta.
  • Passar muito tempo trabalhando sentado ou de pé.
  • Fazer muitos exercícios com uma grande intensidade e sem pausas.

Leia também: 5 filmes da Era de Ouro de Hollywood para você ver

caibra 2

Como interromper essa dor?

Infelizmente não existe um remédio que possa parar a dor muscular imediatamente, mas existem formas de fazê-la desaparecer com um pouco mais de velocidade.

Alongue o músculo onde a cãibra está acontecendo e tente o massagear, se não for possível, peça para alguém massagear para você. Sei que pode ser dolorido, mas se for nas regiões dos membros inferiores, tente dar alguns passos mesmo que doa.

Colocar um pouco de gelo ou algum gel para massagem também pode ajudar muito no alívio dessa dor.

Como prevenir as cãibras?

Por ser uma dor involuntária e imprevisível, a cãibra não é facilmente prevenida justamente por poderem acontecer em absolutamente qualquer momento. Contudo, algumas práticas podem ser adquiridas para tentar evitar o máximo que elas aconteçam com você. Entre elas podemos citar atividades como:

  • Se alongue antes de dormir, pratique exercícios leves para que não seja atacado por esses espasmos nas pernas durante a noite.
  • Se mantenha hidratado, tome bastante líquidos durante o dia e a noite.
  • Tente manter uma forma física saudável e se manter no seu peso ideal.
  • Não use tamanho menores de sapatos, use somente os que se encaixem perfeitamente no seu pé, por isso saiba o número que você calça.

Leia também: Pinóquio: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Famoso Boneco

caibra 3

Realmente essas dores são muito incômodas, não é mesmo? Apesar de existir pessoas que conseguem aguentar esse desconforto, a maioria das pessoas se contorce e reclama bastante da dor. Eu faço parte desse segundo tipo de pessoas com toda certeza.

Como já dito anteriormente, elas não podem ser evitadas por suas característica de serem imprevisíveis, mas se fazer alguns exercícios e alongamentos pode impedir que elas aconteçam com maior frequência, eu acho que vale a pena tentar se exercitar um pouquinho mais, certo?

Você sabia que era assim que acontecia a cãibra? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

TikTok: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Aplicativo

TikTok: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Aplicativo

PRE CAPA

Como era a vida na pré-história?