no

Como era a vida na pré-história?

A pré-história foi um período de grandes descobertas na história da humanidade. Mas você já imaginou como era viver nessa época?

A pré-história é um período muito conhecido e estudado nas escolas, universidade e também por estudiosos por ser uma época conhecida como as dos primeiros povos. Sendo repleta de pinturas, ritualidade e misticismo, a pré-história é realmente muito intrigante.

Os povos que viveram naquela época apresentam muitas diferenças e semelhantes — acredite se quiser — com a nossa sociedade de atualmente, no fim das contas, somos a versão deles evoluída. E muitos de seus ‘costumes’ e descobertas atravessam os séculos e chegam até o homem moderno. Por isso hoje, vamos conhecer como era a vida na pré-história, vamos lá?

PRE 1

Cotidiano na pré-história

Os primeiros povos que habitaram a pré-história eram nômades — não tinha residência física e viviam se mudando de lugar em lugar — mas com o tempo, eles se tornaram agricultores, isso fornecia comidas durante todo o ano, então eles passaram a residir um local e formar as primeiras vilas. É claro que eles não deixaram de ser nômades de uma hora para a outra, foi um processo de etapas.

A criação de animais era uma base de subsistência muito rica e permanente, além de fornecer alimento e bebidas — como o leite de vacas e cabras — suas peles serviam de vestimentas e mantas. Animais como o cavalo eram utilizados para puxar as variações primitivas das carroças. E os cachorros eram utilizados como ajudantes na caça — como são até hoje.

Política e organização

Não se possui nenhum sinal de autoridade maior na pré-história, mas se considera que todas as civilizações precisavam de um ‘líder’ para se organizar e se manterem prósperos.

Então se acredita que os pequenos povos, como eram organizados, eram governados por algum líder que exercia um tipo de diferenciação dos demais. Poderia ser o caçador mais forte ou que trazia mais caças ou a pessoa mais velha e também considerada a detentora de maior sabedoria.

Leia também: Quokka: Tudo sobre o animal mais simpático do mundo

PRE 2

Arte na pré-história

Você já deve ter ouvido falar sobre as pinturas rupestres, certo? As famosas pinturas nas cavernas feitas com sangue de animais e ‘tintas’ vegetais que representavam o dia a dia do povo. Suas caças e suas coletas. Alguns estudiosos também acreditam que elas tinham um caráter ritualístico e transmitiam o que eles acreditavam naquela época.

Eles também desenvolveram a arte da cerâmica, como potes e louça, alguns lisos e fundos, outros mais rasos e que foram ganhado decorações com o tempo. Suas texturas eram feitas a base de ossos e folhas que eram pressionadas contra a argila ainda molhada e depois retirada antes que elas ficassem totalmente secas.

Religião durante esse período

A humanidade desde sempre tem o hábito de enterrar os seus mortos, e isso surgiu lá na pré-história. Se acredita que isso pode ser os primórdios de uma manifestação religiosa que estava dando seus primeiros passos por lá. Como uma forma de respeitar os mortos e manter seus corpos seguros enquanto eles estão em ‘outro plano’.

Alguns pesquisadores também acreditam que existiam totens que representavam uma maneira de expressar a fé desses povos. Não se sabe ao certo, mas pode ter existindo algum tipo de adoração aos animais naquela época também.

Leia também: Aswang: Conheça a Lenda do Bizarro Monstro Filipino

pré-história

Como vocês podem ver, coisas como a agricultura, criação de animais, cerâmica, artesanato e até o fato de enterrar os mortos nos herdamos lá da pré-história. Como já citei anteriormente, o homem moderno é uma evolução de gerações que existiram depois do homem da pré-história. Eles são os nossos parentes mais distantes.

É realmente muito interessante toda a construção e descobertas que já naquela época eles faziam, não é mesmo?

Você sabia que era assim a vida na pré-história? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

caibra capa

Como acontece a cãibra?

DOCE 3

Os melhores doces dos anos 2000