no ,

Quem é ‘Krampus’, o demônio do Natal

O Krampus é um ser maligno que está associado ao natal segundo a cultura europeia. Por isso hoje, vamos conhecer mais sobre essa lenda, vamos lá?

Você já ouviu falar em Krampus? Bom, esse personagem sempre volta a ficar popular na internet uma vez que dezembro chega trazendo toda a época natalina junto.

Continua após a publicidade..

Apesar de que aqui no Brasil ou na America do Sul como um geral essa lenda não seja muito famosa, as crianças realmente temem o Krampus lá na Europa. Por isso hoje, nós vamos falar sobre esse personagem mítico do folclore europeu e saber qual é a sua origem. Vamos lá?

KRAMPUS 2

O que é o Krampus?

O Krampus varia de espírito maligno para demônio dependendo de qual região da Europa a lenda dele esteja sendo contada. Ele é descrito como uma figura com corpo de bode, chifres enormes, língua grande e pontiaguda e rosto muito assustador.

As pessoas acham que ele é o equivalente ao oposto do Papai Noel e que eles não ‘co-existem’ no mesmo universo, vamos dizer assim, mas muito se acredita que ele é uma espécie de companheiro de viagem do Papai Noel. Quando o bom velhinho sai pela noite para presentear as boas crianças que se comportaram o ano todo, o Krampus vai à casa das crianças más e as punes com varas e galhos.

Continua após a publicidade..

Em alguns casos, se diz que ele carregou as crianças em um cesto para um destino desconhecido e nas histórias mais sombrias conta-se que ele as devora e as manda para o inferno. Sinistro contar isso para uma criança, não é mesmo?

Leia também: Thor: 10 curiosidades sobre o Deus do Trovão

Krampus

Qual a origem do Krampus?

A origem exata desse ser não pode ter uma precisão exata, mas ele surgiu em um período pré-cristianismo nos locais onde hoje se localizam a Áustria e a Alemanha. Por volta do século VI, que é até onde se rastreia os rituais pagãos, essa criatura já era conhecida sendo associada com o solstício de inverno.

Continua após a publicidade..

Segundo algumas variações, ele seria filho da deusa Hela, senhora do Reino dos Mortos da mitologia nórdica e seu nome vem da palavra alemã ‘krampen’, que significa em tradução livre ‘garras’. Quando o cristianismo começou a se espalhar, a história dessa criatura começou a ser alterada para se encaixar nos ‘padrões’ da igreja. E foi a partir desse ponto que ele deixou de ser associado com os rituais pagãos e passou a ser mesclado junto com a história do Papai Noel.

Festividades

Existe uma festa na Alemanha chamada Krampuslauf, onde os jovens vestidos de Krampus saem na rua e tentam assustar as pessoas com suas fantasias e chicotes. Essa tradição é muito popular e mantém suas raízes fortes desde o século XX, principalmente em cidades dos alpes.

Essa tradição tem um certo destaque no livro ‘A Essência do Mal’ do autor Luca D’Andrea, explicando mais sobre a cultura, sobre a confecção das roupas e sobre o motivo por trás desse festival, caso tenha curiosidade, leia. Eu já li e super recomendo.

Além dessa festa, é possível encontrar cartões de boas festas com as estampas desse ser e com frases de certa forma irônicas. É claro que isso é apenas um tipo de brincadeira entre as pessoas que enviam umas para as outras. Krampus também podem ser encontrados em alguns cartões postais. Com a pandemia do COVID-19 as festividades foram interrompidas, mas tudo indica que elas voltaram com tudo esse ano e nos próximos anos.

Leia também: Timothy Green: O filme esquecido pela Disney

KRAMPUS CAPA 1

Na cultura pop, o Krampus já virou filme e personagem de jogos. Sua cultura se popularizou através da internet e também do seu filme de terror lançado em 2015.

Já fez uma retrospectiva mental para saber quem irá te visitar esse ano? É apenas brincadeira, pode ficar tranquilo que isso é apenas uma lenda para influência as crianças a se comportarem e a obedecerem aos seus pais durante o ano.

Você já tinha ouvido falar sobre o Krampus? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Esqueceram de Mim: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme

Esqueceram de Mim: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme

COGUMELOS CAPA

Todos os cogumelos são venenosos?