no ,

Todos os cogumelos são venenosos?

Algumas pessoas acreditam que todos os cogumelos são venenosos, mas será que isso é realmente verdade?

Os cogumelos são fungos que nascem de forma até abundante na natureza. Pertencentes ao reino fungi, eles são muito encontrados como iguarias e seus preços vão do acessível para todos até faturas enormes.

Continua após a publicidade..

Eles se popularizaram bastante graças a histórias como ‘Alice no País das Maravilhas’ e também aos jogos da franquia ‘Mario Bros’. Mas você já parou para pensar se eles são muito venenosos ou não? Bom, vamos responder essa pergunta agora, vamos lá?

Cogumelos

Os cogumelos são venenosos?

É claro que você já deve ter imaginado que nem todos os cogumelos são venenosos, não é mesmo? Você mesmo já deve ter comprado um pacotinho deles no mercado, ou já deve ter pedido como adicional na sua pizza. Então pode ficar tranquilo, você não está comendo nada venenoso, esses são completamente comestíveis.

Mas é sempre bom ficar atento, não saia por aí na natureza coletando todos os cogumelos que você encontrar e os levando para casa com o proposito de os consumir. Alguns deles são poderosamente venenosos e podem sim te matar. A identificação errada é sempre o motivo para as toxinas entrarem nos nossos corpos, por via das dúvidas, não os colete diretamente da natureza se você não tiver certeza de qual espécie eles são.

Continua após a publicidade..

Algumas pessoas acham que apenas por esse fungo está crescendo em algum tipo de madeira ele é saudável, mas saiba que isso é uma ideia totalmente errada. Por exemplo, o cogumelo Galerina marginata cresce em troncos de árvores e extremamente venenoso.

Leia também: Thor: 10 curiosidades sobre o Deus do Trovão

COGUMELOS 2

Como identificar um cogumelo venenoso?

Bom, como já dito antes, evite consumir os que você coletou e não tem certeza de que espécie é. Se você não tem um conhecimento amplo sobre eles, não arrisque, certo? Sempre coloque sua saúde e bem estar em primeiro lugar.

Continua após a publicidade..

Mas aqui estão algumas dicas para identificar um cogumelo venenoso. Primeiro, evite cogumelos do tipo Amanita – e como você fará isso? Não consuma cogulemos que tenha uma brânquia branca ou uma espécie de anel em seu caule. Evite cogumelos de topos ou caules avermelhados também, eles são muito venenosos.

É claro que nesse meio tempo você vai está perdendo outros cogumelos bons que tem uma descrição muito semelhante, mas é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Como saber se você está sofrendo um envenenamento?

Os sinais mais comuns de envenenamento por cogumelos são dores na barriga, diarreia, vômito, tontura e em alguns casos, até a queda da pressão arterial. É claro que depende de qual fungo você ingeriu, já que os sintomas podem ficar mais graves de acordo com o quão venenoso ele pode ser.

A orelanina e monometilhidrazina são toxinas presentes em alguns cogumelos que causam insuficiência renal e convulsões — respectivamente — se tornando obviamente muito letais.

Se você consumiu algum fungo e se sentiu mal em seguida ou em até alguns dias depois, não perca tempo e vá para um hospital. Pode não ser nada de mais, apenas uma indigestão, como também pode ser algum sinal de envenenamento, não ignore e nem corra o risco. Se direcione para o hospital ou pronto-socorro mais próximo.

Leia também: Quem é a Befana, o ‘papai noel’ da Itália?

COGUMELOS 3

Na próxima vez que for se aventurar pela natureza e achar alguns cogumelos por aí, que tal pensar duas vezes? É importante ressaltar que até as pessoas mais experientes podem acabar se confundindo entre as espécies semelhantes. Se não tiver certeza absoluta, não coma.

Sei que não é a maneira mais saudável ou barata, mas consumir o produto que já vem separado e embaladinho do mercado é a opção mais segura. Bem, fica tudo a seu critério, mas não se esqueça dos avisos, okay?

Você sabia que nem todos os cogumelos são venenosos? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

KRAMPUS CAPA

Quem é ‘Krampus’, o demônio do Natal

Natal: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a História da Celebração

Natal: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a História da Celebração