no

Por que os gambás têm mau cheiro?

O spray dos gambás que lhes confere um mau cheiro consiste em uma mistura de produtos químicos contendo enxofre.

Mau cheiro dos gambás
Foto: Pixabay

Muitas criaturas do reino animal conseguem ser notórias entre os humanos por vários motivos: os leões, por exemplo, são conhecidos por seu rugido alto e estrondoso, enquanto que os gambás são famosos por apresentarem um forte mau cheiro. Mas, afinal de contas, por que os gambás fedem tanto?

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro da origem desse mau cheiro e descobrir que nem todos os gambás são necessariamente fedorentos.

Foto: Pixabay

De onde vem o mau cheiro dos gambás?

Em resumo, o fedor dos gambás vem da secreção de duas glândulas que esses animais possuem em cada lado da abertura anal. Essas glândulas secretam um líquido fedorento e os músculos ao redor das glândulas ajudam o gambá a projetar um spray que é liberado rapidamente e com incrível precisão em seu alvo.

O odor fétido desse spray pode ser atribuído aos constituintes do líquido que é borrifado. O líquido oleoso é um tipo de álcool chamado butilmercaptana e essas glândulas, chamadas perianais, geralmente só entram em ação quando o gambá está irritado ou se sente ameaçado.

No entanto, é importante deixar claro que, embora possa servir como uma excelente arma de defesa, as fêmeas também exalam o mesmo odor quando estão no cio. Em outras palavras, os gambás não saem por aí eliminando o seu líquido fedorento por qualquer motivo.

Foto: Pixabay

Nem todos os gambás exalam mau cheiro

Ao contrário do que é comumente mostrado nos desenhos animados, os gambás que existem no Brasil não costumam soltar substâncias de odor tão fétido. Tanto o gambá-de-orelha-branca quanto o gambá-de-orelha-preta, por exemplo, eliminam odores apenas para marcar território, atrair parceiras ou em situações de extremo estresse, mas são cheiros que geralmente não chegam a incomodar as pessoas.

De um modo geral, a espécie malcheirosa que é amplamente retratada nos desenhos é o gambá-americano. Conhecido localmente como skunk, esse animal pode ser encontrado em regiões no Canadá, Estados Unidos e México. Na prática, é esse o animal capaz de exalar um cheiro tão ruim ao ponto de colocar qualquer pessoa para correr.

Ainda assim, há uma espécie no Brasil que realmente merece uma certa fama de mau cheiroso: trata-se do cangambá, que não é necessariamente um marsupial, mas um parente distante dos furões e das lontras. Essa espécie costuma viver no Cerrado e na Caatinga, onde também é conhecida como jaritataca.

Na maioria dos casos, os cangambás fazem uso do mau cheiro exalado para se protegerem de predadores. Os jatos de odor geralmente atingem até três metros de distância e são bastante efetivos quando se trata de afastar a ameaça ao redor.

Foto: Pixabay

Como se livrar do cheiro de gambá?

Uma combinação de bicarbonato de sódio e água oxigenada pode servir como uma estratégia muito boa para se livrar do cheiro de gambá impregnado em cães, gatos ou outros animais domésticos. Basta fazer uma mistura de 1 litro de água oxigenada a 3%, 1/4 xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de detergente líquido e aplicar no animal, enxaguando-o com água após 5 minutos.

Uma vez que o “cheiro de gambá” é causado pelos tióis presentes no spray, ele pode ser facilmente eliminado convertendo esses tióis em compostos que têm pouco ou nenhum odor. Os tióis podem ser facilmente oxidados para formar ácidos sulfônicos, que tornam os agentes oxidantes, como água oxigenada e bicarbonato de sódio, opções bastante populares.

Leia Também: Para que serve o filtro dos cigarros?
Leia Também: Como podem filhos dos mesmos pais serem tão diferentes?

Eliminar o cheiro de gambá em sua casa (objetos não vivos) é ainda mais simples e barato. Soluções de hipoclorito de sódio (alvejante líquido) costumam ser opções bastante eficazes e baratas.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Ficar deitado por muito tempo

Ficar muito tempo deitado faz mal à saúde?

Por que o disparo de uma arma de fogo faz tanto barulho?