no ,

Ficar muito tempo deitado faz mal à saúde?

Os efeitos colaterais de ficar muito tempo deitado incluem o desenvolvimento de escaras e dores no corpo, especialmente na região lombar.

Ficar deitado por muito tempo
Foto: Pixabay

Não há muitas pessoas no mundo que saem da cama logo depois que escutam o despertador tocar. De fato, a ideia de ficar um tempo deitado na cama após o despertar existe há séculos, mas ganhou popularidade sem precedentes entre as massas com o início do progresso tecnológico. A partir disso, todo mundo acabou ficando muito mais tempo deitado indolentemente.

No entanto, o que pouca gente parece perceber é que ficar muito tempo deitado pode trazer mais problemas do que benefícios, como veremos ao longo deste artigo.

Foto: Pixabay

Faz mal ficar muito tempo na cama o dia todo?

Claro que sim! Obviamente, não é necessariamente essa posição em particular que pode ser ruim para o corpo, mas o fato a ser observado aqui é que muito repouso em qualquer posição pode ser bastante prejudicial para o bem-estar geral de qualquer indivíduo.

Você já deve ter notado que existem raras ocasiões em que você fica deitado por mais de 6 a 7 horas sem fazer nenhum tipo de movimento. Na prática, você sempre vai se mover um pouco durante o sono, seja se contorcendo, girando ou deslocando seu peso.

Se você não se mover, poderá vir a sofrer com úlceras de pressão, mais comumente conhecidas como escaras. Elas são causadas quando, devido à falta de movimento, a interrupção do fluxo do sangue por toda a pele faz com que certas regiões venham a se degradar.

Existem alguns estágios diferentes de escaras; por exemplo, se as escaras atingirem o estágio 4, elas poderão afetar negativamente os ossos. Em casos extremos, as escaras podem até levar à morte. De fato, é exatamente por isso que os enfermeiros mudam continuamente a posição dos pacientes paralíticos.

Foto: Pixabay

Quais são os efeitos colaterais mais comuns de ficar deitado por muito tempo?

Embora o repouso na cama possa fazer com que as pessoas que sofrem de dores nas costas se sintam melhor, o repouso excessivo pode ser contraproducente. Isso ocorre porque resulta no enfraquecimento dos músculos, incluindo aqueles que suportam a coluna vertebral. Surpreendentemente, as pessoas também podem desenvolver prisão de ventre e outros problemas gastrointestinais.

Além disso, a inatividade associada ao ato de permanecer na cama por longas horas aumenta o risco de danificar as veias (especialmente as da pelve e das pernas) e desenvolver coágulos sanguíneos. Essa situação também pode levar a uma condição mortal chamada embolia pulmonar, caso algum coágulo se solte e entre nos pulmões.

Curiosamente, até mesmo a nossa saúde mental e sensação de bem-estar também são afetadas por estarmos confinados à cama. Uma pesquisa que estudou os efeitos psicológicos do repouso na cama em pessoas observou uma tendência de desenvolvimento de depressão e neurose por meio da Escala de Autoavaliação da Depressão de Zung, criada para avaliar o nível de depressão em pacientes com diagnóstico de transtorno depressivo.

Efeitos físicos e psicológicos relacionados aos longos períodos de repouso na cama também foram encontrados em mulheres grávidas que passavam muito tempo deitadas devido a complicações na gravidez. Esses efeitos costumam incluir depressão, ansiedade, dor de cabeça, atrofia muscular e perda de peso.

Foto: Pixabay

Passar uma quantidade moderada de repouso na cama é de grande importância

Se for apreciado em quantidades corretas, o repouso na cama não é de todo ruim, muito pelo contrário! Na verdade, pode ser uma coisa muito boa, especialmente para aqueles que sofreram uma concussão ou algum outro tipo de lesão cerebral recentemente, pois isso ajuda a restaurar as atividades normais do cérebro.

Leia Também: Comer muito rápido faz mal para a saúde?
Leia Também: Por que é difícil empurrar um carrinho de supermercado em linha reta?

No fim das contas, o repouso na cama não é inerentemente mau. Ele só se torna potencialmente perigoso quando não é regulamentado, afinal, muito de qualquer coisa é ruim, não é mesmo? Por isso, faça um favor a si mesmo e não fique deitado desnecessariamente por longos períodos de tempo. Saia da cama e busque apreciar o mundo!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que aconteceria se uma pessoa viajasse na velocidade da luz?

Mau cheiro dos gambás

Por que os gambás têm mau cheiro?