no

Para que serve o filtro dos cigarros?

Muitas pessoas acreditam erroneamente que fumar cigarros com filtro é mais seguro do que fumar cigarros não filtrados.

Filtro dos cigarros
Foto: Pixy

Da década de 1940 até a década de 1980, a grande mídia (filmes, programas de TV, videoclipes, etc) mostrou o tabagismo de forma positiva. De fato, houve até um tempo em que várias gerações começaram a fumar simplesmente porque os atores nos filmes fumavam como se o tabagismo fosse algo “descolado”.

Antes da década de 1950, no entanto, não existiam cigarros com filtro, ou pelo menos ninguém os fumava. As pessoas fumavam cigarros não filtrados sem nenhuma consideração sobre os efeitos sobre a saúde a longo prazo.

Nessa mesma época, havia uma preocupação crescente de que os cigarros pudessem ser prejudiciais, mas não havia estudos profundos sobre o assunto. As empresas de cigarros também gastavam muito dinheiro em publicidade para convencer a todos de que os cigarros eram “aceitáveis”.

Tudo isso mudou no fim da década de 1950, quando estudos médicos surgiram com resultados conclusivos que relacionavam o tabagismo ao câncer de pulmão. Foi então que os filtros dos cigarros foram introduzidos, mas ser que você sabe como eles funcionam?

Filtro dos cigarros
Foto: Wikimedia Commons

Qual é a finalidade do filtro dos cigarros?

Hoje em dia, o filtro de um cigarro é feito de acetato de celulose (a celulose é a parte fibrosa da madeira), enquanto na década de 1950 a Kent (uma das mais proeminentes marcas de cigarro da época) usava amianto como parte de seu filtros.

O amianto é à prova de calor e insolúvel, mas também forma fibras extremamente finas e causa câncer de pulmão quando inalado. Em outras palavras, essa estratégia de tornar os cigarros mais saudáveis já começou com uma bela polêmica.

O principal objetivo do filtro de cigarro é reduzir a ingestão de nicotina e alcatrão pelo fumante, o que eles até conseguem fazer. Estima-se que os filtros permitem uma diminuição de até 50% na quantidade de alcatrão e nicotina no fumo inalado, mas há muito mais nessa história.

A ponta do cigarro pela qual o fumante dá uma tragada consiste em pequenas perfurações invisíveis no filtro. Essas perfurações agem como uma membrana semipermeável, permitindo que o ar e pequenas partículas atravessem. Conforme a fumaça flui pelo filtro, uma boa quantidade de ar flui pelas perfurações e se mistura com a fumaça. Na prática, isso significa que os filtros ainda são ineficazes na filtragem de toxinas como o monóxido de carbono.

Foto: PxHere

O grande problema com o filtro dos cigarros

É importante deixar claro que um cigarro com filtro não pode ser considerado uma alternativa “saudável”, pois um fumante experiente precisa de uma grande dose diária de nicotina. Em resumo, o que acontece é que um cigarro não filtrado fornecerá ao fumante a nicotina em sua capacidade total, enquanto um cigarro com filtro eliminará a maior parte das partículas que causam dependência.

Em outras palavras, o fato a ser observado aqui é que a pessoa sentirá vontade de fumar até receber a dose completa para aquele período específico. Essencialmente, um fumante precisará fumar muito mais cigarros com filtro para obter a mesma dose de nicotina dos cigarros não filtrados.

Além disso, cada filtro é feito de pequenas fibras que são inaladas junto com a fumaça. Devido aos filtros, a fumaça produzida pelo cigarro tende a ser mais suave, o que, por sua vez, estimula tragadas mais profundas. Embora os filtros bloqueiem as partículas de alcatrão, as partículas menores ainda tendem a viajar para os pulmões junto com a fumaça, o que faz com que elas se alojem ainda mais profundamente no sistema respiratório.

No fim das contas, fumar não parece ser tão legal como os filmes de antigamente davam a entender, certo?

Foto: Pixabay

O que os fabricantes não dizem a você

Vale destacar que grandes quantidades de partículas de carbono ainda são inaladas mesmo com a presença de um filtro. Além disso, quando o filtro é cortado durante o processo de fabricação, alguns fios soltos sempre são deixados para trás, que são inalados junto com as partículas de fumaça que são sugadas para os pulmões de cada fumante.

Leia Também: Por que gostamos tanto de alimentos crocantes?
Leia Também: Engolir chiclete faz mal à saúde?

Então, da próxima vez que você pensar em acender um cigarro, não presuma que está sendo mais saudável fumar um cigarro com filtro; você estará apenas aumentando o lucro das empresas de cigarros, afinal, você precisará de mais maços para obter sua dose de nicotina e ainda estará colocando a sua saúde em risco a longo prazo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Como funcionam os isqueiros?

Altas velocidades

Por que gostamos de altas velocidades?