no

Por que o arco-íris não tem preto, marrom e cinza?

Algumas paletas são formadas por misturas de cores que não estão próximas umas das outras no espectro do arco-íris.

O arco-íris está entre os fenômenos mais fascinantes que ocorrem na natureza. Não importa a sua idade, é difícil olhar para isso e não sentir aquela sensação de admiração por tamanha variedade de cores no céu. Entretanto, se você prestar atenção, verá que um arco-íris não possui cores como o marrom e o cinza. Mas por quê?

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai descobrir que algumas paletas são formadas por misturas de cores que não estão próximas umas das outras no espectro do arco-íris.

O papel das ondas de luz na formação de um arco-íris

por que o arco iris nao tem preto marrom e cinza 1
Fonte: Pixabay

Pouca gente parece perceber, mas a luz viaja em ondas. Cada uma das cores do arco-íris tem o que chamamos de “comprimento de onda” diferente. Na prática, isso significa que a distância entre os topos da onda é um comprimento diferente para cada cor. As cores, do violeta (com o comprimento de onda mais curto) ao vermelho (com o mais longo), são chamadas de “espectro visível”.

As gotas de chuva, por sua vez, se parecem mais com pequenas bolas do que com as formas de lágrima que costumamos desenhar. Por conta disso, quando a luz atinge uma dessas pequenas bolas de água, ela pode mudar de direção. Chamamos isso de “refração”.

Continua após a publicidade..

Cada um dos diferentes comprimentos de onda é refratado por uma quantidade ligeiramente diferente. Se a luz atinge a gota de chuva no ângulo certo, a refração separa os comprimentos de onda em suas diferentes cores. Como muita luz é refratada por muitas gotas de chuva, vemos essas cores como um arco-íris no céu.

As cores nos arcos-íris

por que o arco iris nao tem preto marrom e cinza 2
Fonte: Pixabay

Quando aprendemos sobre o arco-íris, somos ensinados que existem sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. No entanto, esse tipo de afirmação é tão simplista que não conta a história toda.

Continua após a publicidade..

A verdade é que as diferentes cores se misturam de tal forma que é difícil dizer exatamente onde uma cor termina e outra começa. Na prática, há sempre outras cores entre elas, como o turquesa entre o azul e o verde.

A razão pela qual não há preto, marrom e cinza no arco-íris

por que o arco iris nao tem preto marrom e cinza 3
Fonte: Pixabay

O azul e o verde estão próximos um do outro no espectro de cores, e é por isso que podemos ver o turquesa onde eles se misturam. Algumas cores, no entanto, são formadas por misturas de cores que não estão próximas umas das outras no espectro, como o marrom.

O marrom, por exemplo, é uma mistura de vermelho e verde. Entretanto, as faixas vermelhas e verdes no arco-íris não estão próximas umas das outras, então não as vemos se misturando para formar o marrom. O mesmo é o caso de muitas outras cores que são misturas; ou seja, se as faixas de cores no arco-íris não se sobrepõem, elas não podem se misturar.

Ainda assim, existem duas cores que nunca veríamos em um arco-íris por outros motivos: são elas o preto e o branco. Como explica o The Conversation, o preto é a ausência de cor, ou seja, é o que vemos quando não há luz alguma. Por outro lado, o branco é uma combinação de todas as cores juntas. Quando a luz é refratada pelas gotas de chuva, ela separa a luz branca no espectro visível, o que significa que ela “deixa de ser branca”.

Leia Também: Por que tantos alunos odeiam matemática?
Leia Também: Quanto pesa uma nuvem?

Por último, o cinza é uma mistura de preto e branco e, como nunca podemos ver preto e branco em um arco-íris, também não podemos ver as cores resultantes da mistura deles. Dito isto, da próxima vez que vir um arco-íris, observe quantas cores consegue identificar nele e as cores que não consegue ver.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Gemada: As 5 Melhores Curiosidades Sobre a Bebida

Gemada: As 5 Melhores Curiosidades Sobre a Bebida

Ano Novo: As 10 Melhores Curiosidades Sobre a Virada de Ano

Ano Novo: As 15 Melhores Curiosidades Sobre a Virada de Ano