no

Por que tantos alunos odeiam matemática?

Chegou a hora de analisarmos por que matemática tem uma reputação generalizada de ser a matéria que os alunos mais odeiam.

A matemática tem uma reputação generalizada de ser a matéria que os alunos mais odeiam. Não é incomum ouvir “eu odeio aula de matemática” ou “matemática é muito difícil” entre alunos com dificuldades.

Continua após a publicidade..

Mas o que faz com que tantas pessoas não gostem dos assuntos matemáticos? O que pode ser feito para garantir que mais alunos vejam como essa matéria pode ser divertida e gratificante? Pois bem, são essas as questões que abordaremos ao longo deste artigo.

Muitos alunos odeiam matemática porque acham a matéria difícil de entender

por que tantos alunos odeiam matematica 1
Fonte: Pixabay

Aprender matemática básica pode até ser fácil, mas existem certos conceitos, métodos de resolução de problemas e fórmulas que podem causar dificuldades entre os alunos. Em certos casos, existem muitos métodos diferentes para resolver uma operação, o que confunde as pessoas sobre quando e como aplicar as fórmulas.

Como explica o Oxford Learning, esses métodos causam confusão e trazem várias perguntas à mente dos alunos. Sequências, geometria, gráficos, equações, enfim… os alunos podem se deparar com várias dificuldades em aprender todas essas coisas.

Continua após a publicidade..

Além disso, muitos alunos esperam decorar respostas sobre assuntos ou tópicos que acham difíceis de lembrar, mas em matemática você não pode memorizar tudo. Evidentemente, existem certas fórmulas que você deve aprender, mas não pode simplesmente memorizar tudo neste assunto.

Muitos alunos acham que é algo “chato”

por que tantos alunos odeiam matematica 2
Fonte: Pexels

Como se toda a questão da dificuldade no aprendizado dos números já não fosse suficiente, muitos alunos acham a matemática maçante e chata com todas as suas e equações e sequências numéricas.

Continua após a publicidade..

De um modo geral, as pessoas não costumam ficar tão entusiasmadas com as fórmulas da mesma forma que ficam empolgadas com outras disciplinas, como história, ciências ou outras disciplinas tidas como mais “fáceis” e “divertidas” de aprender. Com tantos números, fórmulas e conceitos, a matemática certamente pode parecer algo chato para muitos.

Também é importante destacar que, para aprender a matemática, é necessário cometer muitos erros. Os alunos precisam repetir os mesmos tipos de perguntas várias vezes até obter as respostas certas, e isso pode ser frustrante para alguns. Na verdade, obter respostas erradas repetidamente pode prejudicar a confiança de qualquer pessoa, levando-a a fugir do assunto, mas isso tem um peso maior na cabeça das crianças.

Com matérias como português ou redação, as notas podem vir de vários fatores, como criatividade, ortografia, gramática, estilo, pontuação e muito mais. Com a matemática, por outro lado, praticamente não há margem de erro, pois uma resposta só pode estar certa ou errada.

Como resolver toda essa aversão à matemática?

por que tantos alunos odeiam matematica 3
Fonte: Pexels

Os alunos tendem a investir mais no aprendizado quando os conceitos podem ser conectados a algo com o qual eles se importam. Obviamente, uma aula não precisa ser baseada apenas nos interesses exatos dos alunos, mas pode ser vantajoso para os professores incluir algumas atividades com as quais os estudantes gostariam de se envolver.

Para deixar a matéria mais “palatável”, os professores de matemática podem mostrar aos alunos como números e equações são importantes em campos como música, esporte, mídias sociais e até mesmo no desenvolvimento de jogos.

Leia Também: Por que os ventiladores não param imediatamente quando desligados?
Leia Também: Naranjito: a laranja que virou mascote da Copa de 1982

De acordo com o Mission College, a falta de envolvimento com conceitos matemáticos é outro fator que influencia por que os alunos odeiam matemática. Depois de apresentar a área temática, fazer com que os alunos interajam com o material é a parte mais difícil. Por isso, é importante levar esses tópicos do mundo real a um nível que direcione o interesse dos alunos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por Que Se Come Peru No Dia de Ação de Graças

Por Que Se Come Peru No Dia de Ação de Graças

emily em paris zona curiosa

Emily Em Paris: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a Série