no

Gemada: As 5 Melhores Curiosidades Sobre a Bebida

A gemada é uma das bebidas mais populares no natal e hoje iremos conhecer algumas das melhores curiosidades sobre ela!

A gemada é uma bebida popular de inverno, apreciada especialmente na época do Natal. É uma das coisas mais icónicas para se ter nas festas de Natal como bebida festiva e até tem dia próprio! Uma média de 61 milhões kg é consumida todos os anos apenas na América.

Continua após a publicidade..

Mas você sabe de onde surgiu a bebida cremosa picante? E por que muitas pessoas amam tanto? Hoje separamos 5 melhores curiosidades sobre a gemada e você pode conferir agora mesmo!

gemada zona curiosa 2

Origem

Diz-se que a bebida era produto de uma bebida européia chamada “posset”. Posset era feito de leite quente que era então misturado ou coalhado com vinho ou cerveja e especiarias. Entre a aristocracia da Grã-Bretanha, nasceu a gemada e tornou-se um desenvolvimento de posset. A nova bebida continha ovo, leite e xerez, pois apenas os ricos podiam pagar por esses ingredientes.

Nome

A etimologia do nome gemada tem uma seleção de raízes das quais poderia ter derivado. Acredita-se que nos tempos medievais em East Anglia, na Inglaterra, havia um tipo de cerveja alcoólica produzida naquela região chamada “nog”. Vale lembrar que o nome da bebida em inglês é eggnog.

Continua após a publicidade..

A palavra “nog” foi usada pela primeira vez em 1693 para descrever uma bebida alcoólica e sugere-se que a gemada veio disso devido ao seu teor alcoólico. Também se pensa que gemada vem da palavra “noggin”, que era um pequeno copo de madeira do qual você bebia gemada.

Na Grã-Bretanha, a bebida era conhecida como “egg flip” porque era despejada entre jarras para misturá-la. Pensa-se que a palavra que usamos hoje. A gemada foi inventada na América por volta de 1765.

Continua após a publicidade..

Álcool

A gemada foi originalmente feita com álcool , não por gosto, mas por segurança. Nos tempos medievais era muito arriscado beber leite puro, assim como hoje em dia pode ser arriscado beber leite que não foi pasteurizado. Então a solução foi adicionar álcool ao leite para matar qualquer bactéria nociva encontrada no produto lácteo.

Receitas antigas sugerem que você cure os ovos crus em álcool, como rum, por alguns dias para garantir que todas as bactérias dos ovos também sejam eliminadas. A maioria das pessoas deixaria sua gemada descansar por alguns dias a uma semana para garantir que todas as bactérias desaparecessem antes do consumo.

A bebida que é comprada hoje raramente contém álcool devido não haver necessidade de se livrar das bactérias. Também é raro que gemada comprada em loja contenha ovos crus.

Gemada: As 5 Melhores Curiosidades Sobre a Bebida

Motim

No inverno de 1826, um motim estourou na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, Nova York. Diz-se que um jovem cadete contrabandeou uísque para o quartel e depois misturou a gemada comunitária. Depois de alguns copos de gemada, os cadetes começaram a ficar um pouco turbulentos.

A luta começou, um tenente foi nocauteado, armas foram disparadas e janelas foram quebradas. 20 cadetes foram enviados ao tribunal em relação às suas ações naquela noite. É conhecido como motim da gemada, pois presume-se que todos beberam demais!

George Washington

George Washington era um amante da popular bebida natalina e a servia regularmente aos convidados. A variação de gemada de Washington continha vários álcoois para realçar o sabor. Ele tinha sua própria receita preferida e método de fazer gemada, que dava aos cozinheiros.

A receita pessoal de Washington era:

  • 1/4 de creme;
  • 1/4 de leite;
  • 1 dúzia de colheres de sopa de açúcar;
  • 1/2 litro de conhaque;
  • 1/2 litro de uísque de centeio;
  • 1/2 litro de rum da Jamaica;
  • 1/2litro de xerez.

Seu método começava com “misturar primeiro o licor, depois separar as gemas e as claras dos ovos, adicionar o açúcar às gemas batidas, misturar bem. Adicione o leite e as natas, batendo lentamente. Bata as claras em neve até ficarem firmes e dobre lentamente na mistura. Deixe descansar em local fresco por vários dias.

Leia Também: Como fazer a tradicional Gemada Americana de Natal (Eggnog)
Leia Também: Por Que Os Bonecos De Neve Têm Nariz De Cenoura?

A bebida foi desenvolvida ao longo dos anos e agora está disponível em formas não lácteas para veganos e pessoas com intolerâncias/alergias. Então, por que não encontrar uma receita e fazer a sua própria para saborear hoje?

Gostou das curiosidades de hoje? Não esqueça de compartilhar esse post!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Flocos de Neve: O Que São e Como se Formam?

Flocos de Neve: O Que São e Como se Formam?

Arco-íris.

Por que o arco-íris não tem preto, marrom e cinza?