no

Por que minhas plantas domésticas sempre morrem?

A grande maioria das mortes de plantas domésticas são causadas por poucos fatores.

Foto: Pxfuel

Qual jardineiro amador nunca se fez essa pergunta, não é mesmo? Por mais maravilhosas que sejam, tanto para a sua saúde quanto para a sua decoração, às vezes pode parecer que as plantas domésticas adoram morrer, especialmente se você for relativamente novo no mundo da jardinagem interna. Para piorar, em muitos casos, as pessoas ficam sem saber o motivo exato da morte de sua amada planta.

A boa notícia é que as plantas domésticas realmente não morrem sem motivo. Na verdade, as plantas de casa são bastante previsíveis e a grande maioria das mortes são causadas pelos mesmos poucos fatores, dependendo de suas espécies.

Pensando nisso, nós do Zona Curiosa resolvemos listar aqui as principais razões pelas quais as plantas domésticas morrem.

Foto: Pixabay

Você pode estar regando demais as suas plantas domésticas

Quanto mais água melhor, não é mesmo? Bem, no mundo das plantas a coisa é bem mais complexa! De fato, esse costuma ser um erro muito comum que as pessoas cometem. Na verdade, existem muito poucas plantas que são capazes de lidar com a rega diária em uma situação típica de envasamento, até mesmo muitas das plantas tropicais que amamos.

O velho conselho sobre esperar até que a camada superior do solo esteja seca é uma boa regra prática. Você também pode procurar sinais de sede em sua planta, incluindo folhas murchas ou secas. Independentemente disso, o fato é que, em geral, você não deve regar suas plantas até que elas realmente precisem.

Plantas domésticas
Foto: Pixabay

A drenagem dos vasos pode não ser a ideal

A rega e a drenagem costumam estar tão intimamente relacionadas que é difícil fazer uma distinção entre elas, mas não há dúvida de que a má drenagem também pode matar muitas plantas domésticas.

Vasos mal drenados podem facilmente reter água no fundo, mesmo se estiver mais seco na parte superior. O resultado são raízes que ficam na água, criando as condições perfeitas para a podridão radicular.

Da mesma forma, muitas pessoas regam suas plantas até que a água escorra para a bandeja, mas elas não esvaziam o recipiente logo depois. Então, a planta fica literalmente parada em um pequeno lago. Consequentemente, este também é um convite para a podridão radicular.

Replantando plantas domésticas
Foto: Pixabay

Não fazer o replantio

É muito comum que ver alguns jardineiros amadores ficarem felizes ao ver sua planta viver tranquilamente por um ou dois anos, mas ficarem surpresos e confusos quando a planta começa a morrer sem motivo. Em muitos casos, isso é causado pelo fato de que a raiz da planta não está mais recebendo nutrição adequada do solo.

Nem todas as plantas precisam ser replantadas todos os anos, mas você deve verificar frequentemente a qualidade do solo que está usando.

A maioria dos solos para vasos se decompõe com o tempo e se torna mais ácida. À medida que o solo é submetido a esse processo, fica mais difícil para a água e o oxigênio infundirem totalmente a zona da raiz, fazendo com que a planta morra de sede lentamente. A melhor solução aqui é replantar quando a planta precisar. Se sua planta for muito velha, experimente tirar mudas.

Regador e plantas domésticas
Foto: Pixabay

Não fornecer água suficiente para as plantas domésticas

Convenhamos que isso é causado principalmente por negligência. Por conta disso, podemos apostar que as pessoas que deixam suas plantas morrerem por falta de água realmente não se importam com elas.

Leia Também: Como saber se um tomate está maduro e pronto para ser colhido?
Leia Também: Por que alguns tomates racham ainda durante o cultivo?

Por último, se você achar que está matando muitas plantas, talvez seja hora de mudar de estratégia e focar na compra de plantas domésticas mais resistentes e trabalhar gradualmente rumo às plantas mais desafiadoras.

E você, costuma perder plantas domésticas com frequência? Se gostou das dicas mostradas aqui, não se esqueça de compartilhar o post! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que foi a Guerra aos Emus?

Ovo de galinha

Todo ovo de galinha pode ser chocado e gerar um pintinho?