no

Como saber se um tomate está maduro e pronto para ser colhido?

Nem sempre é possível distinguir um tomate maduro apenas pela cor.

Foto: Pixabay

Identificar um tomate maduro que está pronto para ser colhido pode ser a diferença entre se deparar com um fruto perfeito e uma bagunça farinhenta. No entanto, a coisa toda fica complexa porque nem sempre é possível distinguir um tomate maduro apenas pela cor, principalmente no caso de tomates tradicionais, que podem ter diferentes tons de todos os tipos de cores, às vezes até mesmo listrados e salpicados.

Obviamente, alguns podem dizer que basta apertá-lo para ver se o tomate está maduro, mas o problema com esse “método” é que alguns tomates podem ficar danificados se você tentar manuseá-los com muita força.

Com um pouco de sabedoria, porém, você pode determinar se o tomate está pronto para a colheita ou se deve permanecer no tomateiro (Solanum lycopersicum) um pouco mais. Ao longo desse artigo, nós vamos conferir algumas dicas comumente compartilhadas por produtores de tomate que podem ajudá-lo a definir a hora certa de colher a fruta.

Foto: Pixabay

Verifique o brilho da superfície do tomate

A primeira maneira de saber se um tomate está realmente maduro é verificando se a casca passou de uma superfície opaca e fosca para uma que é ligeiramente brilhante.

Em seguida, verifique a cor, que deve ser bastante profunda em seu tom particular (a menos que o pacote de sementes do tomate identifique uma cor mais clara). Por exemplo, tomates vermelhos devem ser de um vermelho profundo, tomates amarelos devem ser amarelos intensos e assim por diante.

Além disso, a cor deve ser bastante uniforme; se um lado do tomate estiver vermelho enquanto a outra parte dele ainda estiver verde, isso serve como um indicativo de que o fruto ainda não está pronto.

No entanto, lembre-se que existem mais de 10 mil variedades de tomate, sendo que nem todas elas são vermelhas. Os tomates vêm em uma variedade de cores, incluindo rosa, roxo, preto, amarelo e branco.

Alguns produtores optam por colher seus tomates antes que eles estejam completamente maduros. Esse método pode ajudar a proteger a fruta contra rachaduras, o que é mais provável de acontecer depois de uma chuva forte. Se você optar por esse método, leve os tomates para dentro de casa e deixe-os amadurecer em cerca de 21 ºC.

Apertando tomate
Foto: Pixabay

Sinta a textura (mas sem exagerar)

Um tomate maduro cederá um pouco ao toque. Em termos de consistência, ele não deve estar totalmente macio, mas apenas um pouco macio. Como os tomates amadurecem de dentro para fora, esse é um bom indicador de que ele está pronto para a colheita.

Tenha cuidado, porém, para não machucar o seu tomate! Pressione-o levemente e você saberá imediatamente se ele ainda não está maduro, pois ele ainda estará muito duro, caso não esteja pronto.

Outro indicador é a resistência do tomate à colheita. Se ele se “agarrar” ao tomateiro como se estivesse tentando “salvar sua vida” na hora em que você tentar colhê-lo, esse é um sinal de que ele ainda não está pronto. Na prática, os tomates maduros devem dar lugar a um puxão bem mais “suave”.

Tomate no pé
Foto: Pixabay

Procure sentir o aroma do tomate

Um tomate maduro exala uma fragrância adorável, enquanto um tomate verde não tende a promover qualquer aroma. No entanto, tenha cuidado para não confundir o cheiro do tomate com o cheiro do tomateiro, quase sempre bastante distinto e forte.

Por último, não tenha medo de prová-lo! Os vegetais cultivados em uma horta não são tão perfeitos e podem não ser tão grandes quanto aqueles que você está acostumado a comprar no supermercado, então você pode não estar familiarizado com um tomate maduro de verdade.

Leia Também: Por que alguns tomates racham ainda durante o cultivo?
Leia Também: Por que algumas abóboras são brancas?

Lembre-se que depois de começar a colher os tomates, é muito importante verificar o canteiro de tomates diariamente. Pássaros ou outras criaturas estarão prestando muita atenção aos seus tomates maduros e a fruta começará a cair do pé quando estiver pronta para consumo. Então, pegue-os antes de perdê-los!

E você, já cultivou tomates? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Arquivista no trabalho

O que faz um arquivista?

Qual a Origem do Outubro Rosa?

Qual a Origem do Outubro Rosa?