no

Por que alguns tomates racham ainda durante o cultivo?

Ninguém merece enfrentar um problema desse tipo ao cultivar tomates.

Tomates racham
Foto: Quinn Dombrowski/Flickr

Se você cultiva tomates, é provável que já tenha tido uma surpresa bem desagradável ao ver boa parte do seu esforço resultar em frutos rachados. Embora os tomates possam se partir em qualquer estágio (verdes ou maduros), a coisa toda parece ficar mais frustrante quando ocorre justamente quando você está pronto para colher aquela fruta deliciosa para uma refeição muito aguardada.

Mas, afinal de contas, por que alguns tomates racham? Como podemos evitar que eles tomates se partam? E podemos comer a fruta assim mesmo? São essas as perguntas que vamos abordar ao longo desse artigo!

Tomates racham
Foto: Scot Nelson/Flickr

Entendendo por que os tomates racham

Na maioria das vezes, os tomates racham devido às flutuações na quantidade de água que recebem. Quando os tomates crescem em condições de seca ou têm pouca água suplementar, uma chuva forte pode fazer com que o interior dos tomates cresça mais rápido do que a casca externa, resultando nas desagradáveis rachaduras.

Os tomates podem rachar de duas maneiras diferentes: rachaduras verticais, onde a rachadura radial se estende da parte superior da fruta até o fundo; e rachaduras concêntricas, que muitas vezes aparecem na parte superior da fruta, formando rachaduras ao redor do talo da fruta.

Embora ambas as formas de rachaduras possam permitir que as pragas entrem na fruta e causem o seu apodrecimento, as rachaduras concêntricas não costumam ser tão graves graves. De fato, se a rachadura não expor o interior da fruta, você até pode permitir que ela permaneça no tomateiro para amadurecer, mas deve ficar de olho para identificar quaisquer anormalidades.

Como evitar que os tomates fiquem rachados

Infelizmente, você nem sempre conseguirá evitar o surgimento de rachaduras nos seus tomates. Uma chuva torrencial, por exemplo, pode despejar uma enorme quantidade de água em seu jardim em poucas horas e resultar em tomates partidos, não importa o que você faça. Ainda assim, a boa notícia é que você pode diminuir consideravelmente a probabilidade de os tomates racharem tomando os seguintes cuidados:

Regue os tomates regularmente e profundamente – Os tomates precisam de cerca de 2,5 cm de água por semana, portanto, regue as plantas de tomate a cada dois ou três dias durante o verão. Você pode saber se sua planta precisa de água enfiando o dedo indicador dois centímetros no solo ao redor da base da planta. Se estiver úmido, não precisa regar; se estiver seco, é hora de dar água aos bebês!

Adubo – Forneça às suas plantas uma camada generosa de adubo. A cobertura de adubo ajuda a manter níveis consistentes de umidade do solo e você terá menos chances de se deparar com as temidas rachaduras.

Procure por variedades resistentes – Verifique no rótulo da planta ou no catálogo de sementes as variedades que mais resistem a problemas como rachaduras. Muitas variedades híbridas oferecem não apenas resistência a doenças e alta produtividade, mas também são menos propensas a se partir.

Colha os tomates cedo – Se os seus tomates estiverem quase maduros, não espere por uma grande tempestade. Esse é o momento perfeito para colher seus tomates antes que eles fiquem sobrecarregados com umidade extra. Portanto, colha-os antes do surgimento de fortes chuvas e coloque no parapeito de uma janela para completar o processo de amadurecimento.

Forneça uma boa drenagem – Plantar seus tomates em canteiros elevados ou recipientes com orifícios de drenagem oferece a melhor drenagem para suas plantas se elas sofrerem um dilúvio. No entanto, como os nutrientes vazam dos recipientes conforme a água escoa, certifique-se de alimentá-los com fertilizantes orgânicos de acordo com as instruções presentes no rótulo.

Foto: Quinn Dombrowski/Flickr

O que fazer se o seu tomate rachar

Se seus tomates apresentarem rachaduras, saiba que é importante colhê-los o mais rápido possível. Em resumo, essa medida é crucial porque tomates partidos são muito mais suscetíveis ao apodrecimento e aos danos causados por insetos.

Leia Também: Quais são os benefícios do suco de uva integral para a saúde?
Leia Também: O que causa o vício de comer?

Se você não conseguir evitar completamente as rachaduras, não se preocupe: você ainda pode comer os tomates! Apenas tenha o cuidado de inspecioná-los cuidadosamente para ver se há sinais de insetos ou podridão e jogue fora qualquer fruta que apresentar odores ou gosto azedo. Em seguida, crie seu prato favorito com as guloseimas saudáveis do seu jardim!

E você, já enfrentou um problema semelhante ao plantar tomates? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que faz um atuário?

Por que algumas abóboras são brancas?