Basta assistir a alguns vídeos de capivaras no YouTube para perceber que os maiores roedores do planeta parecem fazer amizade com todos muito facilmente. Talvez haja algo especial sobre esses animais que os torna verdadeiros ímãs sociais na natureza. Dito isto, a pergunta que fica é: por que as capivaras são tão amigáveis?
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que essa característica está intimamente ligada ao fato de que as capivaras são muito sociais e vivem em grandes grupos.
As razões que explicam porque as capivaras são amigáveis com outros animais
Na natureza, as capivaras compartilham seu habitat com muitos outros animais. Como resultado, elas se dão muito bem com muitas outras espécies, sendo que o principal motivo é que essas criaturas ficam super relaxadas na maior parte do tempo. Não importa o que você faça perto das capivaras, elas não se importam se tal ação não as prejudica. Isso explica porque você verá todos os tipos de animais ao seu redor.
Além de toda essa natureza pacífica, também devemos ter em mente o fato de que alguns animais têm uma relação simbiótica com a capivara. Ou seja, esses animais se beneficiam ao estar perto de uma capivara. Por exemplo, os pássaros amam as capivaras porque obtêm uma refeição grátis através dos insetos presos na pele das capivaras. Ao mesmo tempo, as capivaras se livram da sujeira presa entre seus pelos.
Curiosamente, as capivaras também são úteis a outros animais porque costumam produzir ruídos altos quando vêem um predador chegando. Na prática, esse barulho dá aos animais uma chance de correr do perigo iminente.
Como se tudo isso não bastasse, as capivaras são animais de sangue quente e, portanto, também mantêm os animais ao seu redor aquecidos durante o inverno rigoroso. Em outras palavras, as capivaras são muito mais tolerantes com outros animais e é isso o que as torna tão amigáveis com os outros animais.
Elas são criaturas muito sociais
Mesmo que as capivaras não se importem de ficar sozinhas por um tempo, elas raramente são vistas sozinhas e sempre têm companhia na selva. Seja na companhia de indivíduos de sua própria espécie, outros animais selvagens ou até mesmo seres humanos, as capivaras são tão amigáveis que se dão bem com todos.
Geralmente, as capivaras vivem em grupos de vinte a trinta indivíduos. Às vezes, elas podem formar um grupo de até cem ao redor de corpos d’água, especialmente durante as estações em que a água é mais escassa. Também é comum ver pássaros, macacos, tartarugas e outros pequenos animais sentados em cima delas, pois servem como travesseiros confortáveis para outras criaturas.
Vale destacar que viver em granes grupos é uma boa vantagem para os animais selvagens. Em primeiro lugar, é muito mais fácil para os pais cuidar dos seus filhotes. Em segundo plano, viver em uma grande comunidade fornece uma maior sensação de segurança contra predadores.
Um dos poucos casos em que as capivaras são vistas sozinhas é durante o parto. Geralmente, as fêmeas preferem dar à luz em algum lugar mais privado. Desse modo, elas se juntam ao grupo somente após a paridela.
Uma palavra final
Então, aí está: se você já se perguntou por que as capivaras são tão amigáveis, agora já sabe que a resposta está relacionada ao fato de que essas criaturas altamente sociais vivem em grupos muito grandes na natureza.
Nas estações de seca, você pode encontrá-las formando grupos de até cem indivíduos, pois a água é muito escassa. Embora as capivaras não se importem de ser deixadas a sós por um tempo, elas raramente são vistas sozinhas na natureza.
Leia Também: Por que alguns hamsters comem seus filhotes?
Leia Também: Por que o burro é visto como um símbolo da falta de inteligência?
Normalmente, as capivaras são criaturas muito calmas e pacíficas. Além do mais, elas realmente não se importam com o que está acontecendo ao seu redor, desde que isso não as prejudique.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉