no

Por que alguns hamsters comem seus filhotes?

Ver hamsters comendo os próprios filhotes pode ser algo um tanto perturbador, mas há algumas razões por trás desse comportamento.

Hamsters e filhotes
Foto: Pixabay

Os hamsters são amplamente vistos como bichinhos fofos que passam os dias correndo sobre pequenas rodas de plástico e enchendo a boca com comida. Embora essas características sejam um grande atrativo para criar esses animais, é preciso ter em mente que eles podem ter algumas características primitivas que não são tão calorosas e fofinhas quanto sua aparência. Uma dessas características envolve, por exemplo, comer seus próprios filhotes!

Quer você tenha visto um evento desse tipo em primeira mão ou simplesmente observou bebês hamsters desaparecendo misteriosamente, toda essa experiência pode ser confusa e um tanto perturbadora. Ainda assim, o fato é que existem alguns motivos pelos quais esse comportamento chocante pode ocorrer, além de maneiras pelas quais você pode evitar que isso aconteça.

Foto: Hippopx

Quais são os comportamentos normais de aninhamento dos hamsters?

As mamães hamsters sempre preparam um ninho antes da chegada de seus bebês. Sua gestação dura cerca de três semanas e até 20 bebês podem nascer de uma única gravidez.

As fêmeas costumam utilizar materiais macios para fazer um ninho confortável para seus filhos, muitas vezes fazendo uso de lenços de papel, forragem, papel picado e o substrato da própria gaiola. A comida pode ser guardada tanto dentro quanto ao redor do ninho.

Vale destacar que as mamães hamsters tendem a comer mais quando estão grávidas, mas a variedade da sua dieta tende a continuar a mesma. Sementes, frutas e vegetais continuam sendo essenciais na dieta das fêmeas durante a gravidez. Guloseimas ocasionais não costumam causar problema, mas sempre deve haver água fresca disponível.

Foto: Hippopx

Por que uma mamãe hamster comeria seus bebês?

De acordo com o Pet Keen, uma motivação comum é a falta de comida. A mamãe hamster pode simplesmente estar com muita fome ou a falta de comida pode resultar no medo de não ser capaz de sustentar seus filhotes. Ainda assim, precisamos entender que embora a falta de comida possa ser uma das razões mais comuns, existem alguns outros fatores pelos quais um hamster pode comer seus bebês, como:

Estresse: Qualquer pessoa que já teve um bebê pode se identificar com uma mamãe hamster estressada. Estar grávida, dar à luz, amamentar e cuidar de vários filhotes ao mesmo tempo é muito estressante para qualquer ser vivo, incluindo um hamster. Dito isto, se a fêmea estiver se sentindo muito estressada, ele pode comer seus bebês. Curiosamente, isso costuma ser mais provável de ocorrer com hamsters jovens.

Medo: É normal que as fêmeas de muitas espécies queiram proteger seus filhotes e os hamsters não são exceção. Entretanto, quando os hamsters estão com medo, essa angústia pode resultar em matar e comer seus próprios filhotes. Ameaças externas como outros animais de estimação, ruídos altos e outras coisas que intimidam os hamster podem fazer com que as fêmeas comam seus bebês.

Cheiros desconhecidos: A mamãe hamster passa muito tempo cheirado seus bebês, já que o cheiro particular de cada bebê ajuda no reconhecimento dos filhotes. Entretanto, se um novo cheiro, como o de um ser humano, for encontrado nos bichinhos, a mamãe pode ficar confusa e não reconhecer seus próprios filhotes. Consequentemente, ela pode querer matar e consumir os “impostores”.

Incapacidade de cuidar de todos os filhotes: Se a fêmea se sentir sobrecarregada com sua ninhada de filhotes, especialmente nos casos envolvendo uma ninhada muito numerosa, ela pode perceber que é incapaz de cuidar de todos os bebês e decidir comê-los. Curiosamente, ela faz isso para facilitar a sobrevivência dos outros bebês, mesmo que não pareça uma coisa gentil de se fazer.

Hamsters e filhotes
Foto: PxHere

Como evitar que os hamsters comam seus filhotes?

Poucas pessoas parecem saber, mas existem algumas maneiras fáceis de ajudar a evitar que os hamsters comam seus filhotes, como por exemplo:

Manter as coisas calmas e silenciosas: Certifique-se de promover um ambiente calmo e tranquilo para a futura mamãe hamster fazer o ninho e cuidar de seus filhotes. Na prática, isso significa manter crianças e outros animais de estimação fora do cômodo onde ela reside, mantendo o silêncio para não perturbá-la e, potencialmente, até cobrir a gaiola para que ela não veja algo que possa vir a considerar uma ameaça.

Verifique os filhotes, mas não toque neles: Tudo bem dar uma olhada nos bebês, mas você deve deixá-los sozinhos o máximo possível durante pelo menos a primeira semana de vida. Da mesma forma, evite movê-los.

Leia Também: Por que as corujas têm olhos tão grandes?
Leia Também: Por que os coelhos comem o próprio cocô?

Forneça bastante comida: Isso pode ser óbvio, mas certifique-se de que seu hamster tenha comida mais do que suficiente enquanto cuida dos filhotes.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Olhos das corujas

Por que as corujas têm olhos tão grandes?

Cavalos dormem em pé

Por que os cavalos dormem em pé?