Você já deve ter tomado um sorvete em uma tarde quente ou durante algum passeio/lazer, não é mesmo? Estava tudo muito delicioso até que de repente você sente uma dor na cabeça por tomar ele rápido demais e parece que o seu cérebro parou e foi congelado por alguns minutos, certo?
Pode ficar tranquilo que isso não acontece apenas com vocês, mas com a grande maioria das pessoas. A verdade é que isso é bem mais comum do que as pessoas imaginam, e nem todo mundo sabe o motivo disso acontecer. Por isso hoje, vamos falar qual a razão dessa dor de cabeça que sentimos ao tomarmos sorvete rápido, vamos lá?
O que é o congelamento cerebral?
Bom, como já dito anteriormente, é comum ter uma dor de cabeça quando tomamos sorvete ou alguma outra coisa gelada rápida demais.
A verdade é que nem mesmo os médicos sabem a causa disso acontecer, mas a possível causa pode ser o contato dessa baixa temperatura com os nervos sensíveis do nosso corpo, como a parte superior da boca, por exemplo.
A dor se localiza na cabeça, principalmente nas laterais e não dura muito tempo, mas pelo desconforto parece que é uma eternidade.
Leia também: Nova York: 5 curiosidades sobre a cidade que nunca dorme
Como se livrar dessa sensação?
Por ser totalmente desconfortável, é meio óbvio que tentamos nos livrar dessa sensação o mais rápido possível, e existem sim algumas maneiras de fazer essa dor passar ainda mais rápido.
Dentre algumas dessas formas podemos citar: pressionar o seu da boca com a língua, beber um pouco de água fria ou em temperatura ambiente e estimular o fluxo de ar quente dentro da boca.
Pessoas que normalmente já sofrem com algum problema com dores na cabeça, tem uma maior tendência a sofrer esse tipo de congelamento cerebral.
Apesar de parecer uma bobeira, vários médicos estão estudando a relação desse congelamento com dores como a enxaqueca, e atrás disso estão na tentativa de conseguir um medicamento que acabe de vez com esses desconfortos. Muito interessante, não é mesmo.
Só acontece quando tomamos sorvete?
Pode ter certeza que não, é claro que o sorvete é um dos principais motivadores já que ele é uma das sobremesas mais geladas que consumimos normalmente.
Mas outras coisas como suco, refrigerantes e até mesmo água, se estiver gelada demais, pode desencadear essa dor.
Leia também: Interestelar: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme
Bom, apesar de nosso cérebro e corpo serem treinados para lidar e se familiarizar com certas situações, não se sabe o motivo dele não ser familiarizado com o sorvete, não importa quantas vezes o comemos durante nossas vidas. Estamos constantemente consumindo produtos bem gelados, e mesmo assim, é sempre como se fosse uma surpresa para o nosso cérebro que de repente nos ataca com um congelamento cerebral quando estamos menos esperando.
Então, sempre que for tomar um sorvete ou qualquer outra coisa que seja bem gelada, vá com calma, coma devagar. Além de fazer mal para seu intestino a velocidade que a comida chega até ele, também faz mal para nosso cérebro — como constatamos no decorrer desse post.