no ,

Por que os brinquedos são geralmente feitos de plástico?

Os brinquedos modernos são produzidos a partir do plástico porque se trata de um material barato, colorido, leve e fácil de moldar.

Os brinquedos existem desde os tempos pré-históricos e os arqueólogos descobriram brinquedos em locais de civilizações antigas em todo o mundo. A boneca de brinquedo mais antiga conhecida, por exemplo, tem mais de 4.000 anos. Entretanto, os brinquedos modernos se diferenciam dos antigos quando se trata do material básico que os produz: o plástico.

Continua após a publicidade..

Polímeros e materiais relacionados têm sido uma combinação natural para a fabricação de brinquedos desde que os primeiros plásticos sintéticos foram desenvolvidos. Não é de admirar, dadas as muitas características naturais que os polímeros possuem que os tornam adequados para a fabricação de brinquedos, como veremos ao longo deste artigo.

As vantagens dos brinquedos de plástico

brinquedos sao geralmente feitos de plastico 1
Fonte: PxHere

Como explica a Bennett Plastics, o plástico é amplamente usado para criar brinquedos infantis porque traz uma série de benefícios que nenhum outro material pode oferecer. Alguns deles incluem:

Baixo custo: De um modo geral, as crianças quebram os brinquedos muito rapidamente por meio de brincadeiras. O plástico é uma matéria-prima barata e, por conta disso, acaba se tornando uma escolha muito melhor do ponto de vista comercial do que metal ou madeira;

Continua após a publicidade..

Alta personalização: Uma variedade quase infinita de formas e acabamentos pode ser produzida em muitos plásticos, permitindo uma enorme liberdade de design e funcionalidade;

Fácil coloração: Como os brinquedos de madeira e metal adquirem sua cor? Geralmente com tinta em sua superfície. Com o plástico, por outro lado, você pode obter as cores diretamente no próprio plástico. Obviamente, alguns adesivos podem ser adicionados ao brinquedo para fins de personalização, mas o próprio plástico pode reter sua cor muito bem;

Continua após a publicidade..

Peso leve: O plástico tende a ser muito leve, especialmente quando a moldagem por injeção é usada para criar um brinquedo, o que significa que os brinquedos fabricados a partir desse material podem ser manuseados com mais facilidade pelas crianças;

Facilidade de limpeza: Impermeáveis a muitos produtos químicos e outras substâncias, os brinquedos de plástico podem resistir a marcas e manchas e geralmente podem ser facilmente limpos conforme necessário.

Brinquedos de plástico exercem um impacto maior no meio ambiente

brinquedos sao geralmente feitos de plastico 2
Fonte: PxHere

O plástico é durável, lavável, resistente e incrivelmente abundante. Como resultado, o impacto ambiental dos brinquedos de plástico é maior do que a imaginação de uma criança pode conceber. No final, os chamados “benefícios” do plástico em termos de produção de brinquedos acabam tornando esse material uma ameaça ambiental.

O impacto ambiental dos brinquedos de plástico é tão significativo quanto qualquer outra indústria que utiliza produtos petrolíferos como sua principal fonte de receita. De acordo com o The World Counts, esse impacto ambiental significativo pode ser quantificado pelas 40 toneladas de plástico que a indústria de brinquedos usa para gerar cada US$ 1 milhão em receita.

Surpreendentes 90% dos brinquedos vendidos no mercado atual são feitos de plástico, de acordo com o The World Counts, e isso nem mesmo contabiliza os bilhões de soldadinhos de chumbo, bonecas Barbie e peças de Lego nos sótãos das pessoas no momento. Todo esse plástico tem que ir para algum lugar quando não for mais útil, e não há muitos colecionadores de brinquedos antigos por aí.

Para piorar a situação, a maioria das formas de plástico não é biodegradável, então, em vez de virar pó como tantas coisas, ele permanece durável como sempre, acumulando-se e poluindo inúmeros ecossistemas em todo o planeta. Os poucos tipos de plástico que se decompõem acabam voltando a ser petroquímicos tóxicos ou se transformando em outros materiais diferentes, mas não menos perigosos.

Made in China

brinquedos sao geralmente feitos de plastico 3
Fonte: PxHere

A China tem sido o maior centro de fabricação e exportação de brinquedos do mundo por décadas. De acordo com o Statista, o valor dos brinquedos e jogos produzidos pela China em 2021 ultrapassou US$ 100 bilhões, representando 56% das exportações globais de brinquedos.

Além disso, houve um aumento considerável na demanda doméstica de brinquedos da China nos últimos anos. Brinquedos e jogos chineses geraram aproximadamente 78,7 bilhões de dólares americanos em receita em 2022, tornando-se o maior mercado de brinquedos do mundo.

Beneficiando-se da força de trabalho barata do país, a China tem dominado a indústria mundial de fabricação de brinquedos por várias décadas. Mais de 70% das exportações de brinquedos da China vêm da província de Guangzhou, onde está localizada a maioria dos fabricantes.

Leia Também: Por que os supermercados borrifam água nos vegetais?
Leia Também: Por que as plantas produzem frutas?

Curiosamente, os fabricantes de brinquedos na China normalmente trabalham como OEMs (Original Equipment Manufacturers), cujos produtos são marcados e vendidos sob nomes de outras empresas.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Carros de Fórmula 1.

Quem é o dono da Fórmula 1?

SORVETE CAPA

Por que a cabeça dói ao tomarmos sorvete?