no ,

Para que serve a cera de ouvido?

Embora seja bastante desagradável em alguns casos, a cera de ouvido é muito importante para a nossa saúde auditiva.

Foto: Public Domain Pictures

O corpo humano é o lar de uma série de secreções e resíduos que são formados e eliminados no decorrer da vida. A cera de ouvido é um dos exemplos mais curiosos, visto que é uma substância de aspecto nojento e muitas vezes malcheirosa que pode atá atrapalhar temporariamente a audição. Dito isto, a pergunta que fica é: para que serve a cera de ouvido?

Ao longo deste artigo, você vai ver que, embora seja bastante desagradável em alguns casos, a cera de ouvido é muito importante para a nossa saúde auditiva.

Cera de ouvido
Foto: klipsch_soundman/Flickr

Qual é a função da cera de ouvido?

A cera de ouvido, cientificamente chamada de cerúmen, é o produto das glândulas existentes dentro do canal auditivo. Na maior parte dos casos, o cerúmen é muito benéfico. Em suma, ele atua como uma espécie de revestimento com função protetora, bloqueando e capturando germes, sujeira e outros agentes irritantes que poderiam adentrar mais no fundo no canal auditivo.

A cera de ouvido também auxilia a manter a água longe da pele delicada que é encontrada dentro da orelha. Na prática, isso ajuda a evitar casos de inflamações e outros problemas semelhantes.

Vale destacar que a maior parte da cera tende a se dissipar com o tempo, passando do canal para a abertura do ouvido, onde poderá cair naturalmente ou ser lavada. O problema surge quando o ouvido produz cera demais ou quando ela se acumula com o tempo.

Além disso, em alguns casos a cera devidamente endurecida pode criar uma espécie de bloqueio capaz de abafar a capacidade de ouvir corretamente. Para piorar a situação, as tentativas de limpar o cerúmen podem acabar empurrando a cera ainda mais profundamente no canal auditivo.

Foto: Pixabay

Como identificar e resolver os problemas envolvendo a cera de ouvido?

De um modo geral, as pessoas tendem a suspeitar que há um problema de cera de ouvido quando experimentam perda de audição, sensação de plenitude no ouvido ou dor.

Embora muita gente possa pensar o contrário, a cor da cera, que pode variar de amarelo claro a marrom escuro, não costuma indicar muita coisa senão a presença de uma quantidade considerável de sujeira na região. Também vale destacar que o uso de fones de ouvido pode promover o acúmulo de cera.

Quando a cera é facilmente perceptível, você pode tentar amaciá-la com algumas gotas de óleo de bebê e óleo mineral ou por meio do método de irrigação, onde a cabeça é inclinada e uma porção de água na mesma temperatura do corpo (água fria pode causar tontura) pode fluir para o ouvido.

Se os métodos caseiros não funcionarem, a orelha pode ser limpa por um profissional de saúde. Algumas pessoas até optam por remover a cera durante a realização dos seus exames clínicos anuais.

Foto: Pixabay

Cotonetes não são recomendados para a limpeza do cerúmen

Como você provavelmente já ouviu falar, enfiar um cotonete na orelha é um método totalmente contraproducente. Além de empurrar a cera mais profundamente, isso pode causar ferimentos na região auditiva, especialmente no tímpano. Até mesmo a ponta do algodão pode se desprender da haste plástica, exigindo intervenção e remoção profissional.

Lembre-se também que o nosso ouvido é muito parecido com a boca em alguns aspectos, afinal, ele está igualmente repleto de bactérias boas e ruins. Se você fizer gargarejo todo dia, vai acabar eliminando as bactérias benéficas da boca e, da mesma forma, tirar a cera do ouvido com muita frequência acaba eliminando toda a proteção auditiva e ainda poderá se machucar fazendo isso

Leia Também: Qual é a diferença entre raça e etnia?
Leia Também: O que são mercados úmidos?

No fim das contas, o fato é que, embora a cera de ouvido às vezes possa ser um fardo, ela desempenha a louvável função de proteger a região auditiva contra danos causados por agentes externos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Quanto tempo os camelos conseguem sobreviver sem beber água?

Bart Simpson

12 curiosidades incríveis sobre o Bart Simpson