no

Quanto tempo os camelos conseguem sobreviver sem beber água?

A fisiologia dos camelos tem adaptações que explicam a sua notável habilidade de ficar muito tempo sem beber água.

Foto: Pixabay

Muita gente acredita que a função das corcovas dos camelos é armazenar água, mas esse não é o caso. Obviamente, uma protuberância cheia de água poderia ser muito útil na linha de trabalho de um animal nativo de regiões desérticas, mas essas protuberâncias estão, na verdade, cheias de gordura.

Esse estoque de gordura é como um tanque sobressalente de gasolina no porta-malas de um carro. Sendo assim, quando a comida e a água se tornam escassas, o camelo extrai energia desse monte de gordura. Na verdade, quanto mais tempo um camelo fica sem comer ou beber, mais visivelmente murcha sua corcunda tende a ficar.

Ao receber quantidades adequadas de água e comida, as corcovas do camelo engordarão novamente em questão de dias. Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: quanto tempo um camelo pode ficar sem beber água?

Camelos bebendo água
Foto: Pixabay

A curiosa relação entre camelo e água

De um modo geral, os humanos não conseguem ficar mais que cinco dias sem água em condições temperadas, mas as coisas são diferentes para os camelos. De acordo com a Super, esses animais podem ficar até três semanas sem beber nenhuma água.

Vale destacar que esse prazo pode se estender a meses, caso o animal consiga obter um pouco de água através de alimentos e outras fontes indiretas. Os camelos também obtêm líquidos através das plantas que comem durante o período de seca, mas ainda assim é um período de tempo incrivelmente longo sem beber água.

Foto: Pixabay

As adaptações que fazem com que os camelos sobrevivam sem beber água constantemente

A fisiologia do camelo tem adaptações que explicam essa habilidade de conservação e aproveitamento da água. A temperatura interna do corpo de um camelo tem uma variação muito maior do que a de nosso corpo. Para proteger o tecido cerebral dos picos de calor, por exemplo, o cérebro de um camelo pode se resfriar seletivamente, deixando a temperatura central do resto do corpo inalterada.

Os camelos também podem perder uma porcentagem maior de seus fluidos corporais sem prejudicar sua saúde. Por exemplo, humanos desidratados geralmente morrem se perderem mais de 15% de seu peso em fluidos corporais, o que não ocorre com os animais nativos de climas desérticos.

Essas adaptações se devem, em parte, ao formato das células sanguíneas dos camelos. Ao contrário das células sanguíneas humanas, que têm forma de disco, os camelos têm células sanguíneas elípticas. Na prática, isso promove um fluxo sanguíneo que permite que as células continuem exercendo suas funções mesmo quando a ingestão de água é interrompida.

Também não podemos deixar de citar que o volume de sangue dos camelos não cai quando os níveis de água diminuem, como acontece nos humanos.

Camelos
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Quando se trata de comida, os camelos também dão um jeito de aproveitar cada mordida. Os lábios dos camelos, por exemplo, são tão grossos que podem agarrar folhas, espinhos e outras plantas sem perder a umidade da língua.

Depois de engolir a comida, três estômagos a redigem várias vezes para extrair toda a nutrição potencial. Depois que os camelos terminam de digerir suas refeições, eles ainda dão um jeito de perder pouca água através das suas excreções. De fato, suas fezes são tão secas que permitem que beduínos as queimem como combustível, sem falar que esses animais urinam menos do que a maioria dos mamíferos.

Os camelos até suam com eficiência. Eles não apenas transpiram menos do que nós, mas seu suor também promove um melhor resfriamento, mesmo tendo um fluxo menor. Quando estão parados ou em repouso, os camelos geralmente ficam de frente para o sol para reduzir a área da superfície corporal diretamente exposta à luz solar. Além disso, eles também ficam na sombra uns dos outros quando viajam em caravanas em períodos alternados.

Leia Também: Qual é a diferença entre raça e etnia?
Leia Também: O que são mercados úmidos?

Por fim, assim como um turista econômico aproveita ao máximo o café da manhã de cortesia dos hotéis, os camelos aproveitam ao máximo sua recompensa líquida quando chegam a um oásis. Eles se reidratam mais rápido do que qualquer outro mamífero, sendo capazes de engolir 113 litros de água em apenas 13 minutos, de acordo com a National Geographic, afinal, os camelos sabem que haverá uma caminhada longa e árida até a próxima parada.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Lisa Simpson

12 curiosidades incríveis sobre a Lisa Simpson

Para que serve a cera de ouvido?