no

O que faz um engenheiro de som?

Esses profissionais da indústria da música fazem sua mágica acontecer nos bastidores.

Engenheiro de som
Foto: Pixabay

Você sempre teve um ótimo ouvido para música? Prefere uma forma mais técnica de expressar seu talento musical? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de engenheiro de som!

O engenheiro de som (também conhecido como engenheiro de áudio) é o profissional especializado que trabalha com a mecânica de gravação, mixagem e reprodução de som. No entanto, os engenheiros de som não são iguais aos produtores, pois lidam especificamente com os aspectos técnicos e mecânicos da música e do som; nada mais.

Os engenheiros de som trabalham com os aspectos técnicos do som durante os processos de gravação, mixagem e reprodução. Esses profissionais frequentemente auxiliam os produtores de discos e músicos para dar ao seu projeto musical o som que eles esperam alcançar. Por exemplo, um engenheiro de som pode juntar partes de uma música e adicionar sons a uma trilha.

Engenheiro de som
Foto: Prayitno Photography/Flickr

Como é a rotina de trabalho de um engenheiro de som?

De certo modo, existem vários subcampos da engenharia de áudio em que os profissionais da área podem se envolver. A partir da sua posição, funções específicas lhe são atribuídas. As posições mais comuns são:

Engenheiro de estúdio – Um engenheiro de estúdio trabalha em estreita colaboração com os produtores em um estúdio de gravação. Às vezes, os engenheiros de estúdio atuam como produtores e trabalham de forma independente.

Engenheiro assistente – Um engenheiro assistente também costuma trabalhar em um estúdio de gravação. Esse tipo de profissional costuma ser aprendiz de engenheiros de estúdio que possuem projetos de destaque ou que trabalham em grandes instalações.

Engenheiro de gravação – Um engenheiro de gravação é alguém que se concentra especificamente no aspecto da gravação do som.

Engenheiro de mixagem – Um engenheiro de mixagem tende a se concentrar na mixagem de diferentes trilhas musicais para criar uma nova trilha.

Engenheiro de masterização – Um engenheiro de masterização suaviza os resultados obtidos pelo engenheiro de mixagem, deixando o produto final com mais qualidade.

Engenheiro de som ao vivo – Um engenheiro de som ao vivo trabalha em eventos ao vivo para garantir que o som seja apropriado e de alta qualidade.

Engenheiro de pós-produção – Um engenheiro de pós-produção trabalha para mixar e editar áudio para televisão e filmes.

Foto: Pixabay

Como é o ambiente de trabalho dos engenheiros de som?

O local de trabalho de um engenheiro de som varia de acordo com a posição que cada engenheiro escolhe para se especializar.

Ainda assim, no geral, os engenheiros de som são geralmente encontrados trabalhando em locais como estúdios de música, estúdios de cinema, estúdios de televisão, equipes de banda, equipes de turnê, equipes de eventos e equipes de óperas, casas noturnas, teatros, centros de conferências, auditórios, repartições públicas e instituições de ensino superior.

Vale mencionar que o local onde um engenheiro de áudio trabalha depende muito de sua personalidade, experiência, área de especialização e exigência salarial. Existem muitos locais diferentes no Brasil e em todo o mundo para engenheiros de som encontrarem o emprego mais adequado às suas aspirações profissionais.

Foto: Pixabay

Como se tornar um engenheiro de som?

Não existe um credenciamento definido quando se trata de se tornar um engenheiro de som. No entanto, aqueles que pensam em seguir uma carreira nessa área terão mais vantagens se ingressarem em cursos livres e técnicos em áudio disponíveis no mercado.

Vale mencionar que há escolas com ótimas estruturas física e humana para atender os diversos públicos e necessidades da formação em áudio, mas essas instituições costumam se concentrar nas grandes capitais.

Depois que um certificado na área de áudio é obtido, o primeiro trabalho de engenharia de som que a maioria dos engenheiros de som encontram é o de engenheiro assistente. Ser um engenheiro assistente é uma ótima maneira de aprender as nuances do ofício, se acostumar com uma nova linha de trabalho, conhecer pessoas e fazer conexões de rede importantes.

Leia Também: O que faz um auxiliar administrativo?
Leia Também: O que faz um arquivista?

De fato, trabalhar com uma boa rede de contatos é uma parte muito importante das carreiras em engenharia de som. Frequentemente, os engenheiros de som trabalham como contratados independentes em vez de trabalharem especificamente para uma empresa por um longo período. No fim das contas, isso pode render compensações financeiras ainda maiores que um funcionário assalariado.

E você, pretende seguir a carreira profissional de engenheiro de som? Se gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que é goma xantana e por que ela está presente em vários produtos?

O que foi a Guerra aos Emus?