Existem aquelas pessoas que treinam pesado, praticam algum tipo de esporte e até mesmo malham de forma regrada. Muitas delas utilizam a creatina antes do treino. Se você costuma cuidar da sua saúde e dá uma atenção maior para o seu corpo, muito provavelmente já fez o uso de algum composto.
Bom, é muito provável que você já deve tenha visto ou ouvido sobre a creatina, ela geralmente é usada para desenvolver os músculos e melhorar o desempenho durante a prática de esportes, mas você sabe o que exatamente é ela? Hoje vamos descobrir isso e também os benefícios e os efeitos.
O que é?
O ácido metil-guanidinoacético, ou simplesmente creatina é um composto de aminoácidos muito usado como suplemento. Estudos mostram que essa suplementação pode ser útil em diversas outras áreas, como por exemplo: preservar a massa muscular de idosos, prevenir doenças como Parkinson, Huntington e Alzheimer.
Ela é formada por dois aminoácidos: glicina e arginina, mas ela não essencial, ou seja, não é necessário que façamos a ingestão dela, porque o nosso organismo já produz uma quantidade significativa através do fígado.
Quais os benefícios?
Os principais benefícios da creatina são:
- Aceleração da produção de energia para as células musculares;
- Maior resistência dos músculos aos esforços;
- Recuperação mais rápida dos músculos depois de exercícios pesados;
- Crescimento muscular;
- Aumento da síntese proteica;
- Surte efeito no cérebro também, melhorando a memória e inteligência, já que aumenta a energia das células cerebrais.
Quais os efeitos?
Com todos esses benefícios é de se esperar que possua efeitos colaterais, certo? Entre 2005 e 2010 ela foi proibida no Brasil justamente porque os efeitos colaterais dela eram muito discutidos, a ponto de virar uma polêmica. Estudos mais recentes comprovam que ela possui sim alguns efeitos e eles são:
- Redução da produção natural da creatina pelo fígado;
- Acúmulo de líquido;
- Náuseas;
- Elevação da pressão arterial;
- Diarreia.
Você deve estar na dúvida se além desses efeitos, a creatina pode fazer algum mal, não é? Bom, assim como tudo ingerido em excesso, ela pode fazer mal sim. Pessoas que já possuem cirrose, esteatose e insuficiência renal, devem tomar muito cuidado, apesar de não causar novos danos aos rins e fígado, a creatina usada exageradamente pode piorar danos já presentes.
A creatina pode ser encontrada em pó e em cápsulas, seu preço pode variar entre R$ 20,00 e R$ 150,00. Mas para quem prefere ingerir em alimentos naturais, ela pode ser encontrada em peixes, fígado e carne vermelha, por exemplo.
Leia Também: Como os remédios ‘sabem’ onde está doendo?
Leia Também: BCAA: O que é? Para que serve?
Estudos comprovam que quando a cafeína é ingerida juntamente com o suplemento, o efeito da creatina é cortado. Mas vale lembrar que se você for ingerir, é essencial que peça a ajuda de um especialista.
Você já ingeriu creatina? Não de compartilhar esse post!