no ,

NFL: Por que os Raiders se mudaram de Oakland para Las Vegas?

A mais recente mudança de cidade dos Raiders teve tudo a ver com o desejo da franquia de mandar seus jogos num estádio novo e moderno.

Se você costuma assistir aos jogos da NFL há um bom tempo, já deve ter notado algo um pouco diferente sobre os Raiders nas últimas temporadas: eles estão mandando seus jogos em Las Vegas, em vez de Oakland. Depois de jogar na área da baía de São Francisco por décadas, a franquia mudou- se para uma nova cidade em 2020.

Continua após a publicidade..

Então, por que os Raiders estão jogando em Las Vegas agora, em vez de Oakland? Pois bem, neste artigo, analisaremos os fatores que levaram os “Homens de Preto” a se mudarem para a “Cidade do Pecado”.

Os Raiders tiveram duas passagens separadas em Oakland antes de se mudarem para Las Vegas

raiders se mudaram de oakland para las vegas 1
Fonte: Wikimedia Commons

Os Raiders começaram em Oakland em 1960, quando estavam na antiga AFL (American Football League), e continuaram jogando na cidade depois que a AFL se fundiu com a NFL vários anos depois. Em 1982, porém, a equipe mudou-se para Los Angeles.

Enquanto em Los Angeles, os Raiders tiveram um sucesso decente, mas só ficaram lá por pouco mais de uma década. De acordo com a CBS Sports, 13 temporadas depois de se mudar para Los Angeles, a franquia voltou às suas raízes em Oakland. O então proprietário da equipe, Al Davis, optou por tomar esse rumo depois que as reformas do estádio Los Angeles Memorial Coliseum fracassaram.

Continua após a publicidade..

A equipe então permaneceu em Oakland por quase duas décadas e meia. Mas em 2020 mudou-se mais uma vez, já que Las Vegas agora é sua nova casa. Então, por que é esse o caso?

Allegiant Stadium: a principal razão por trás da mudança de Oakland para Las Vegas

raiders se mudaram de oakland para las vegas 2
Fonte: Wikimedia Commons

Segundo o Sporting News, a mais recente mudança de cidade dos Raiders teve tudo a ver com o desejo da franquia de mandar seus jogos em um estádio novo e moderno.

Continua após a publicidade..

A equipe tentou pela primeira vez voltar para Los Angeles quando divulgou oficialmente seu interesse em se mudar para lá em 2016, mas a mudança não deu certo. Na mesma época, porém, a NFL passou a considerar que o estádio usado pelos Raiders, Oakland Coliseum, “não era adequado para o futebol da NFL e deveria ser substituído”.

Um dos principais problemas citados pela NFL era que o estádio não sediava apenas jogos de futebol americano, mas também da MLB, a liga americana de beisebol. Na prática, isso prejudicava ainda mais o já desgastado gramado da arena.

Embora a NFL inicialmente tenha dado a Oakland tempo para resolver o problema, ela rejeitou a proposta de remanejar o time para Los Angeles, o que desempenhou um papel importante na investida de Las Vegas para conseguir o time. A cidade dos cassinos ofereceu US$ 750 milhões em fundos públicos para a construção de um novo estádio.

Quando chegou a hora de apurar os votos dos donos de franquias da liga para aprovar a mudança de Oakland para Las Vegas, todos, exceto um proprietário de equipe da NFL (Stephen Ross, do Miami Dolphins), votaram sim. A partir da inauguração do novo estádio em 2020, os Raiders passaram a jogar no belo Allegiant Stadium em Las Vegas e deixaram Oakland oficialmente em seu espelho retrovisor.

A busca pelo sucesso em Vegas

raiders se mudaram de oakland para las vegas 3
Fonte: Wikimedia Commons

Com os Raiders em uma nova cidade, eles certamente tentarão encontrar mais sucesso em campo do que em Oakland. Durante a primeira passagem da equipe por Oakland, a franquia foi a três Super Bowls, vencendo dois deles.

Em Los Angeles, os Raiders foram para os playoffs em cada uma de suas primeiras quatro temporadas mandando jogos por lá e venceram o Super Bowl durante a campanha de 1983.

Ao longo de sua segunda passagem por Oakland, porém, os Raiders foram bem ruins. Com exceção de um período competitivo de três anos entre 2000 e 2002, onde chegaram a um Super Bowl, eles foram consistentemente um dos piores times da liga.

Leia Também: Por que a pontuação do tênis é tão confusa?
Leia Também: VAR: O Que Significa e Como Funciona?

Na verdade, desde 1995, ano em que o time voltou para a Bay Area, os Raiders chegaram aos playoffs apenas quatro vezes. Portanto, no geral, os Raiders tiveram essencialmente mais de 20 anos complicados. Sendo assim, a franquia espera que a nova cidade traga nova sorte e a equipe de alguma forma encontre um pouco de sua magia desde sua primeira passagem por Oakland.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

As Melhores Curiosidades Sobre Queijo

Queijo: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Alimento

Creatina: Saiba tudo sobre o composto

Creatina: Saiba tudo sobre o composto