A cárie dentária é um grande problema, principalmente na fase adulta da vida e por isso desde pequenos ouvimos que devemos cuidar bem dos nossos dentes, ter uma boa escovação e acompanhamento com o dentista, certo? O fato é que boa parte das pessoas morrem de medo de ir ao dentista, principalmente porque pode levar um puxão de orelha do especialista devido à escovação errada.
A cárie dentária é um dos problemas mais frequentes em grande parte das pessoas, mesmo em pleno século 21 ela continua presente e poderia ser evitada em todos se cada um tivesse o devido cuidado com a saúde bucal. Por falar nisso, você sabe como se forma a cárie e como evitá-la? É o que descobriremos agora mesmo.
Como se Forma a Cárie Dentária?
Quando alguns tipos específicos de bactérias começam a produzir um tipo de ácido e esse ácido começa a destruir o esmalte do dente, depois a dentina e o cemento, caso você não saiba, o cemento é uma camada que recobre as raízes dos dentes, ele é bem semelhante ao esmalte, só que menos duro. As bactérias formam o ácido a partir dos restos de alimentos e principalmente dos açúcares que ficam nos nossos dentes.
Dentre as bactérias responsáveis pela formação da cárie, está a Streptococcus mutans que são encontradas principalmente em crianças. Essa bactéria é transmissível, sendo assim, ela pode passar de uma pessoa para outra facilmente, então todo cuidado é pouco. Quando a desintegração das camadas dos dentes é superior à formação mineral dessas camadas a cárie começa a ser formada.
Daí, dependendo do nível em que a cárie está, o dentista pode sugerir a extração ou a restauração do dente afetado, por isso é muito importante o acompanhamento de pelo menos no intervalo de seis meses. Somente o dentista pode dar a certeza de que você está com o dente cariado, isso porque a cárie se desenvolve na parte inferior do dente, onde não conseguimos ver sozinhos.
A cárie tem mais chances de se desenvolver na região da mastigação ou onde possua fissuras. Independente de onde esteja localizada, é importante tratar o quanto antes para evitar que algo mais grave aconteça. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que todos os adultos, em algum momento da vida, apresentem uma cárie. Apesar de uma das bactérias causadoras poder passar de pessoa para pessoa, a cárie em si não é transmissível.
Como Evitar Cárie Dentária?
Assim como a maior parte dos problemas que surgem na nossa saúde, é possível evitar também a cárie dentária e para isso não necessários alguns cuidados, confira todos eles agora mesmo:
- Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (esse você já deve ter ouvido falar bastante durante toda a sua vida, não é mesmo?);
- Faça avaliações regulares;
- Diminua o açúcar na sua dieta;
- Utilize produtos de higiene dental que possuam flúor;
- Certifique-se de que a água que você bebe contenha flúor.
Leia Também: Por Que Temos Medo de Dentista?
Leia Também: Charles Osborne: Conheça o Homem Que Soluçou por 68 Anos
O sorriso é o nosso cartão de visita e ninguém quer ter um sorriso feio não é mesmo? Então é muito bom tomar esses cuidados e com toda certeza seus dentes irão agradecer. Vale lembrar, como já mencionamos mais acima, que o acompanhamento odontológico é indispensável e a cada seis meses é necessário realizar uma nova consulta. O dentista é o profissional responsável pela saúde da nossa boca, então devemos sempre estar com a visita em dia.
Você já teve cárie dentária alguma vez na vida? Não esquece de compartilhar esse post!