no ,

Por que os piratas bebiam rum?

Chegou a hora de analisarmos como o rum se tornou uma parte tão importante das vidas dos saqueadores marítimos do Caribe.

Hoje em dia, é muito comum ver a vida dos piratas ser glamourizada e romantizada em filmes de Hollywood, sendo que muito dessa reputação se baseia no velho boato dos bucaneiros e seu amor pelo rum. Fontes contemporâneas sugerem que os piratas bebiam quase tudo o que podiam, mas o rum era, sem dúvida, seu tônico favorito para longas viagens.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai descobrir como isso se tornou uma parte tão importante das vidas desses saqueadores marítimos.

Os principais fatores por trás do amor dos piratas pelo rum

por que os piratas bebiam rum 1
Fonte: Rawpixel

Como explica o DineWithDrinks, os piratas bebiam rum por vários motivos. Primeiramente, o Caribe, ponto focal da pirataria, foi e ainda é um dos maiores produtores mundiais de rum, abrigando centenas de destilarias. O açúcar era um produto caro de transportar para a Europa, por isso era destilado e transportado como rum.

Com o passar do tempo, a bebida se tornou rapidamente um saque popular para os piratas. Obviamente, qualquer pirata ficaria feliz em beber uísque ou cerveja, mas eles bebiam rum porque era algo prontamente disponível.

Continua após a publicidade..

Além disso, era difícil obter água doce no auge da pirataria. Quando os piratas conseguiam água potável, eles a armazenavam em barris, mas o mofo acabava tornando a água imprópria para beber.

Com tamanha adversidade, os piratas tiveram que procurar outras maneiras de matar a sede e logo descobriram que a água era mais segura para beber quando o rum era adicionado. Como o rum era muito fácil de conseguir, eles usaram isso como ingrediente para criar sua própria bebida: o grogue. Na prática, o grogue é uma mistura de água, rum, suco de limão e açúcar mascavo.

Continua após a publicidade..

Bebida também era usada como moeda de troca e até “combatia” doenças

por que os piratas bebiam rum 2
Fonte: Mrs. Gemstone / Flickr

Sim, os piratas caribenhos roubavam navios, mas eles não eram totalmente bárbaros. Na verdade, eles também negociavam bens e serviços com outros piratas e marinheiros. Como tinham rum de sobra, eles usavam a bebida como moeda de troca por outras coisas que desejavam, como comida, roupas, remédios e ferramentas.

Curiosamente, o grogue feito a partir do rum também era visto pelos piratas como uma espécie de remédio. O escorbuto, a deficiência de vitamina C, é uma doença que atormentava muitos piratas, pois eles não comiam vegetais, afinal, esses alimentos estragavam muito rápido nas longas viagens. O escorbuto causa fortes dores nas articulações, sangramento nas gengivas e fadiga.

Então, como forma de prevenção, os piratas passaram a adicionar suco de limão ao grogue para prevenir e curar o escorbuto.

Questão moral também tinha sua participação nisso tudo

por que os piratas bebiam rum 3
Fonte: Public Domain Pictures

O oceano é um lugar perigoso, de modo que os piratas viviam cada dia como se fosse o último porque poderiam ser mortos ou presos no dia seguinte. Mais importante ainda, os piratas passavam muito tempo longe de suas famílias, o que os levava a buscar maneiras de tentar esquecer suas tristezas através da bebida.

Ao contrário dos navios militares que diluíam suas rações ou as distribuíam em pequenas quantidades, os piratas bebiam rum o tempo todo porque, no fim das contas, era tudo roubado mesmo. Para os piratas, isso era bom e ruim ao mesmo tempo porque, embora tivessem bebida à disposição o tempo todo, eles acabavam ficando muito vulneráveis em meio a essa embriaguez.

Leia Também: Os piratas realmente usavam ganchos nas mãos?
Leia Também: Os piratas realmente enterravam seus tesouros?

Por último, vale mencionar que os capitães piratas também forneciam aos membros da tripulação todo o rum de que precisavam para aumentar sua moral e evitar motins. Ou seja, de alguma forma, o rum conseguia reunir esses homens com um objetivo comum.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Alta Costura: O Que é e De Onde Veio?

Alta Costura: O Que é e De Onde Veio?

Cárie Dentária: O Que é e Como Evitar?

Cárie Dentária: O Que é e Como Evitar?