no ,

Por que os jogadores de futebol entram com crianças no campo?

Você já deve ter reparado que crianças entram acompanhando os jogadores em campo, não é mesmo? Mas você sabe o motivo disso acontecer?

O futebol é um esporte que junta pessoas totalmente diferentes em campo ou nas arquibancadas, todos torcendo pelo seu clube do coração ou pela sua pátria. Como brasileiros, somos conhecidos por sermos o ‘país do futebol’ e por termos uma seleção vencedora de tantas copas do mundo. Temos ícones do mundo desse esporte como o Pelé, Ronaldo e tantos outros, em outras palavras, somos referência de um bom futebol no mundo todo.

Continua após a publicidade..

Você já deve ter assistido a uma partida de futebol de algum campeonato, não é mesmo? Bom, então já deve ter notado que os jogadores sempre entram em campo segurando a mão de uma criança. Isso é uma prática muito comum então a gente nem dá muita atenção a esse detalhe. Porém, alguma vez você já parou para se perguntar o motivo disso acontecer? É o que vamos descobrir hoje, vamos lá?

FUTEBOL 1

O que é a ‘escolta do jogador’ no futebol?

A escolta do jogador — anteriormente também poderia ser referido como ‘mascote infantil’ — é aquela criança que entra em campo de mãos dadas com o jogador de um time. Essa prática é muito comum e está presente em praticamente todas as competições de futebol que se tem conhecimento.

Desde as ligas menores, até as principais de um país e é claro, também está presente na maior celebração mundial desse esporte, a copa do mundo.

Continua após a publicidade..

As crianças que tem geralmente por volta de seis anos até — dificilmente — a maior idade, entram com o fardamento que represente o respectivo time que estão sendo a escolta, e ficam por ali durante o hino nacional, depois retornam para os bastidores do jogo.

Muita gente pensa que a função dos pequenos é apenas cantar o hino, mas eles também são responsáveis por carregar alguns itens como as bandeiras, e jogarem entre si para promover o futebol entre os outros de sua idade.

Continua após a publicidade..

Quando essa prática surgiu?

Essa prática não acontecia até os anos 90, quando algumas crianças foram escolhidas para escoltar o time em eventos de grande importância.

Porém, esse costume só se tornou o que é hoje, nos anos 2000, quando a FIFA fez uma parceria com a UNICEF na campanha ‘Diga sim para as crianças’, que promovia a proteção dos direitos das crianças a um lazer e educação de qualidade.

A ‘virada’ na vida das escoltas dos jogares se deu na copa de 2002 e desde então é uma tradição indispensável.

Leia também: Formiga-Bala: Conheça o Inseto Com a Picada Mais Dolorosa do Mundo

FUTEBOL 2

O que esse costume significa?

É claro que é muito importante o reconhecimento dessa campanha até os dias atuais, mas o seu significado pode e vai muito além disso.

Para as crianças pode significar a concretização de um sonho, estar vestido a camisa de seu time do coração, ao lado de seus ídolos e em um grande estádio, quem sabe os mantendo no caminho do futebol no futuro.

Para os clubes e para o próprio esporte passa a mensagem que o futebol pode ser muitas coisas, mas que ele é principalmente um entretenimento para a família, e que sua disputa deve ser inteiramente saudável. Também ajuda as acabar com a ideia que o futebol é violento e agressivo.

E também lembra os jogadores de suas responsabilidades com e para as crianças. Eles são seus ídolos e devem se manter respeitáveis para eles, além de os tornar mais engajados nas causas sociais que envolvem os pequenos.

Leia também: Banshee: Conheça a Bizarra Criatura do Folclore Celta

Futebol

O futebol desenvolve um papel importante não só na vida dos jogadores e de suas famílias, mas também de todos os fanáticos por esse esporte. Muitas crianças assistem pela TV ou no estádio seus times e sonham estar em campo, fazendo daquilo suas metas.

Esse esporte é uma ponte para muitos garotos e garotas que vem de origens humildes e que se tornam os maiores do mundo, lembrando para todos que é sempre muito importante acreditar em nossos sonhos.

Você sabia que era esse o motivo das crianças entrarem em campo com os jogadores? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cidade-Estado: O Que É e Como Surgiu?

Cidade-Estado: O Que É e Como Surgiu?

OSCAR CAPA

O que é o ‘big five’ na premiação do Oscar?