no

Formiga-Bala: Conheça o Inseto Com a Picada Mais Dolorosa do Mundo

A formiga-bala possui a picada mais dolorosa do mundo e certamente você já ouviu falar sobre ela em algum momento, mas hoje conheceremos ainda mais sobre ela.

Boa parte dos insetos tendem a atrair a nossa atenção, isso porque eles geralmente carregam várias curiosidades bem interessantes. Mesmo que o mundo já exista a um bom tempo, sempre são descobertos novos insetos e isso é fascinante, não acha?

Continua após a publicidade..

A formiga-bala é um dos insetos que merece a nossa atenção, isso porque ela tem a picada mais dolorosa do mundo. Prepare-se, pois te contaremos tudo sobre esse inseto agora mesmo.

formiga bala zona curiosa 2

A formiga-bala, ou formiga-cabo-verde, mede apenas 1,2 polegada de comprimento, mas sua picada pode causar uma dor gigantesca. Aqueles que tiveram a grave infelicidade de serem picados por esta pequena criatura da floresta tropical afirmam que a dor é diferente de qualquer outra coisa na Terra.

A Formiga-Bala

Assim como muitos insetos, sobrevive com uma dieta de néctar e pequenos artrópodes. Também vive uma vida muito curta, com poucas formigas passando da marca de 90 dias.

Continua após a publicidade..

Qualquer um que já experimentou da sua picada descreve a dor como algo que nunca sentiu antes. De acordo com o entomologista Dr. Justin Schmidt, a picada da formiga-bala é “dor pura, intensa e brilhante. Como andar sobre carvão em chamas com um prego de sete centímetros cravado no calcanhar.”.

A dor é tão excruciante, na verdade, que excede o limite mais alto de quatro na Escala de Dor Schmidt (sim, essa escala existe) para Insetos Picantes que o entomologista desenvolveu. Para referência, a picada de abelha pontua dois na escala. Nunca houve relatos de uma vítima morrendo com o veneno de uma formiga-bala. Além disso, a dor passa naturalmente dentro de 24 horas.

Continua após a publicidade..
Formiga-Bala: Conheça o Inseto Com a Picada Mais Dolorosa do Mundo

Finalidades Medicinais

Não é incomum que venenos de todos os tipos sejam usados ​​em vários tratamentos medicinais e o veneno da formiga-bala não é exceção. Em um artigo científico de 2001 publicado no Protein Spotlight, Vivienne Baillie Gerritsen apontou que o veneno desse pequeno inseto tem sido usado por nativos da Amazônia há séculos como tratamento para reumatismo.

Além disso, de acordo com a VICE , em 1968, um alemão chamado Gunter Holzmann que morava e trabalhava na Amazônia boliviana encontrou esse tratamento indígena para aliviar suas crises de artrite. De fato, veneno de formiga tem sido historicamente usado em práticas medicinais orientais devido às suas supostas propriedades anti-inflamatórias.

formiga bala zona curiosa 4

Guerreiros Sateré-Mawé

Os Sateré-Mawé, grupo nativo de amazônicos que vivem atualmente aqui no Brasil, são conhecidos não apenas pelo cultivo do guaraná, mas também pelo uso do veneno da formiga-bala nos ritos de iniciação para jovens que atingem a maioridade.

Os membros da tribo primeiro mergulham as criaturas em um sedativo natural, deixando-as inconscientes. As formigas são então tecidas em luvas feitas de folhas e colocadas nas mãos de meninos de até 12 anos, com os ferrões voltados para dentro. O que acontece a seguir é, talvez, previsível: as formigas acordam bem mais loucas e passam a ferroar as mãos dos garotos por cerca de 10 minutos.

Mas engana-se quem acha que para por aí, os jovens guerreiros Sateré-Mawé não vivenciam esse ritual agonizante apenas uma vez. Eles devem passar pela cerimônia 20 vezes antes de serem considerados adultos. Segundo o chefe da tribo, o objetivo do rito é mostrar aos meninos que ninguém pode passar pela vida “sem sofrer nada ou sem nenhum tipo de esforço”.

Formiga-Bala: Conheça o Inseto Com a Picada Mais Dolorosa do Mundo

Leia Também: Por que as formigas levam folhas para o formigueiro?
Leia Também: O que as formigas comem?

Especialistas sugerem que evitemos a formiga-bala a todo custo. Se acontecer de você encontrar uma na natureza, não a provoque ou incomode seu habitat natural. Mas caso você acabar sendo picado por uma, fique sabendo que a dor só passará dentro de 24 horas.

Você já conhecia esse inseto? Não esquece de compartilhar esse post!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Henry Cavill: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Ator

Henry Cavill: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Ator

Assentos de ônibus.

Por que os assentos de ônibus possuem estampas coloridas?