no

Pelé: Por Que o Ex-Jogador é Conhecido Como o Rei do Futebol?

Considerado o melhor jogador de todos os tempos, Pelé é alvo de elogios até hoje, mas você sabe por que ele ficou conhecido como o Rei do Futebol?

Eleito como o melhor jogador de todos os tempos, Pelé fez história no futebol brasileiro e mundial. Não dá para negar que o ex-jogador é um orgulho nacional, não é mesmo? Ao longo da sua história, Pelé conquistou muitos fãs e títulos e até hoje é relembrado pela sua grandiosidade.

Continua após a publicidade..

Você sabe o por que Pelé é conhecido como o rei do futebol? É o que descobriremos juntos agora mesmo.

pele zona curiosa 2

Sobre o Pelé

Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações , Minas Gerais, filho do jogador Fluminense Dondinho e Celeste Arantes. Ele foi apelidado de “Dico” por sua família e recebeu o apelido de “Pelé” durante os tempos de escola por causa da pronúncia do nome de seu jogador favorito, o goleiro local do Vasco da Gama, Bilé, que ele falava errado enquanto assistia às partidas com os amigos, era algo semelhante com “Seguuura, Pilééé!”. O Pai do Pelé foi quem o ensinou a jogar futebol, mas ele não tinha dinheiro para uma bola de verdade e geralmente jogava com uma meia recheada com jornal e amarrada com um barbante.

Ele jogou por vários times amadores na juventude, incluindo Sete de Setembro, Canto do Rio, São Paulinho e Amériquinha. Em 1956 o jovem foi levado para o Santos para fazer um teste para o clube profissional Santos FC. Na época ele tinha apenas 15 anos e já foi prometido como o maior jogador de todos os tempos. Pelé impressionou o técnico do Santos, Lula , durante seu julgamento no Estádio Vila Belmiro, e ele assinou um contrato profissional com o clube em junho daquele mesmo ano.

Continua após a publicidade..

Estreia

Pelé estreou na seleção principal em 7 de setembro de 1956, contra o Corinthians de Santo André e teve um desempenho impressionante na vitória por 7×1, marcando o primeiro gol de sua carreira durante a partida. No início da temporada de 1957, Pelé foi permaneceu no time titular e, aos 16 anos, tornou-se o artilheiro do campeonato. Dez meses após assinar profissionalmente, o adolescente foi convocado para a Seleção Brasileira . Após as Copas do Mundo de 1958 e 1962, clubes europeus ricos, como Real Madrid, Juventus e Manchester United, tentaram contratá-lo, mas sem sucesso.

Pelé: Por Que o Ex-Jogador é Conhecido Como o Rei do Futebol?

Pelé conquistou seu primeiro título importante com o Santos em 1958, quando o time conquistou o Campeonato Paulista. Ele terminou o torneio como o artilheiro, com 58 gols,  recorde que permanece até hoje. A primeira partida internacional de Pelé foi uma derrota por 2×1 contra a Argentina em 7 de julho de 1957 no Maracanã. Nessa partida, ele marcou seu primeiro gol pelo Brasil aos 16 anos e nove meses, e continua sendo o artilheiro mais jovem da Seleção até hoje.

Continua após a publicidade..

Por Que Rei do Futebol?

Pelé recebeu o título de realeza pela primeira vez em 1958 quando o jornalista Nelson Rodrigues escreveu a crônica A Realeza de Pelé após o jogo do Santos contra o América-RJ, onde Pelé marcou 4 de 5 gols contra o clube carioca, que naquela partida havia marcado 3 gols. Na crônica, Nelson Rodrigues diz: “Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: a de se sentir rei, da cabeça aos pés… Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento.”. O jogador tinha apenas 17 anos e já atraia a atenção das pessoas para si com sua forma de jogar futebol. Pelé é um dos jogadores mais elogiados da história do futebol e frequentemente classificado como o melhor jogador de todos os tempos.

O ex-jogador atraía elogios de futebolistas do mundo inteiro e inclusive no exterior também o reconhecem como o Rei do Futebol. De acordo com Franz Beckenbauer, capitão da Alemanha Ocidental vencedor da Copa do Mundo de 1974: “Pelé é o maior jogador de todos os tempos. Ele reinou supremo por 20 anos. Não há ninguém que se compare a ele.”. Mesmo depois de aposentado, o ex-jogador continuou sendo elogiado por jogadores, treinadores, jornalistas e outros.

Em janeiro de 2014, Pelé foi premiado com o primeiro Prêmio de Honra da Bola de Ouro da FIFA como um reconhecimento do órgão mundial do esporte por sua contribuição ao futebol mundial.

Leia Também: Quanto Vale a Taça da Copa do Mundo?
Leia Também: País do Futebol: Por Que o Brasil Tem Esse Título?

Gostou do post de hoje? Não esquece de compartilhar!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Alergia ao amendoim.

Por que algumas pessoas têm alergia ao amendoim?

Walt Disney: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a Empresa do Mickey

Walt Disney: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a Empresa do Mickey