no ,

Comer muito rápido faz mal para a saúde?

Comer muito rápido em ocasiões esporádicas não costuma causar problemas, mas adquirir esse tipo de hábito pode ser ruim no longo prazo.

Comer muito rápido
Foto: lordkhan/Flickr

Todos nós temos algum amigo que, durante um jantar, devora toda a refeição enquanto ainda estamos na terceira ou quarta mordida. Dito isto, a pergunta que fica é: será que comer muito rápido faz mal para a saúde?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir os detalhes que ajudam a explicar por que comer rápido não é uma boa ideia.

Foto: Pixabay

Por que algumas pessoas costumam comer muito rápido?

Não há nenhuma razão específica que possa explicar porque algumas pessoas tendem a comer muito rápido. De fato, é até mesmo difícil dizer se uma pessoa está comendo “muito rápido”, afinal, tudo pode ser uma questão de percepção relativa.

Olhe para isto deste modo: enquanto almoça com alguns amigos, você pode acabar sendo a última pessoa a comer, enquanto todos os outros já terminaram. Então, seus amigos podem lançar alguns olhares “encorajadores” para transmitir a mensagem de que você não precisa ter pressa, mas ainda assim você começa a enfiar a comida na boca rapidamente para evitar mais constrangimento.

Nesse caso, pode não haver nada de errado com sua velocidade de alimentação; talvez sejam seus amigos que comem rápido demais. No entanto, quando você vai para casa à noite e está jantando com sua família, você pode ser o primeiro a terminar se for o seu prato favorito ou se estiver com muita fome, enquanto todos os outros podem demorar 5 minutos a mais.

No fim das contas, o que devemos ter em mente é que, em alguns casos, comer rápido é tudo uma questão de percepção sobre a suposta velocidade ideal que as pessoas deveriam comer. Ainda assim, algumas pessoas exageram nisso e adotam um hábito nada saudável, como veremos no tópico a seguir.

Foto: Pixabay

Comer muito rápido pode causar problemas?

Existem muitos problemas associados a comer muito rápido, e eles parecem bastante óbvios quando você pensa sobre eles. Para começar, comer rápido pode torná-lo potencialmente obeso. Achou essa afirmação estranha? Então, permita-me explicar!

Pois bem, tudo se resume à fisiologia do corpo humano. Desde o momento em que você começa a comer, leva aproximadamente 20 minutos para o cérebro enviar sinais de “saciedade” para lhe informar que você deve parar de comer. Portanto, quando você passa a comer muito rápido, você acaba consumindo muito mais calorias antes de começar a se sentir saciado do que aqueles que comem mais devagar.

Não apenas isso, mas de acordo com um estudo publicado em 2006 no Journal of Epidemiology, quem come muito rápido experimenta menos satisfação após a refeição. Por outro lado, comer em um ritmo vagaroso dá-lhe tempo suficiente para perceber que já comeu o suficiente e até permite que você desfrute adequadamente da sua refeição.

Muitos podem negar isso, mas é pura verdade! Se você comer muito rápido, há uma boa chance de que você não “sinta” o sabor da comida tão completamente quanto uma pessoa que come em um ritmo mais lento.

Além disso, consumir uma refeição muito rapidamente pode provocar refluxo ácido, pois o trato digestivo fica sobrecarregado com mais alimentos aglomerados do que pode controlar de uma só vez. A alimentação rápida pode, portanto, causar estreitamento do esôfago, sangramento interno e outros distúrbios digestivos.

Foto: Pixabay

Então, quanto tempo devemos levar para comer?

Na prática, isso depende inteiramente da quantidade e do tipo de comida que você está comendo. Dito isto, o tempo ideal para comer pode variar significativamente, mas, ainda assim, um espaço de tempo de 20 minutos é considerado um padrão geral quando se trata do tempo que você deve dedicar à cada refeição.

Conforme a comida (ou água) começa a encher seu estômago, os receptores de estiramento são ativados, os quais, por sua vez, enviam sinais ao cérebro através do nervo vago, ou seja, o nervo que conecta o tronco cerebral e o intestino. Conforme o alimento parcialmente digerido entra no intestino delgado, os sinais hormonais responsáveis pela saciedade são liberados.

Vale destacar que esses processos levam, em média, cerca de 20 minutos (dependendo do seu metabolismo) para serem concluídos. A partir disso, eles fazem com que você se sinta eventualmente satisfeito.

Leia Também: Engolir chiclete faz mal à saúde?
Leia Também: Para que serve o filtro dos cigarros?

É importante deixar claro que não há problemas caso você se veja atrasado para chegar a algum lugar e, portanto, não possa dedicar tanto tempo para comer. No entanto, adquirir o hábito de comer muito rápido pode ser ruim no longo prazo. Portanto, não tenha pressa e saboreie cada pedaço de comida que escolher consumir!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Altas velocidades

Por que gostamos de altas velocidades?

Filhos diferentes

Como podem filhos dos mesmos pais serem tão diferentes?