no ,

Engolir chiclete faz mal à saúde?

Engolir chiclete é algo que dificilmente causará danos ao organismo, mas que ainda assim merece uma certa atenção.

Engolir chiclete
Foto: Pixabay

O chiclete é um dos confeitos mais apreciados no mundo. Para muitas pessoas, ele pode até promover um ótimo exercício para a mandíbula, sem falar que alguns não conseguem suportar a ideia de cuspir um chiclete, a menos que tenham mastigado o doce por completo! De fato, essas pessoas insistem em mascar um chiclete indefinidamente, até que ele se torne um simples pedaço de borracha sem graça.

No entanto, a coisa toda não para por aí, pois existe uma terceira categoria de amantes de chicletes: estas são as pessoas que o engolem, acidentalmente ou propositalmente. Mas, por falar nisso, será que engolir chiclete faz mal à saúde? É essa a questão que iremos abordar ao longo deste artigo!

Foto: Pixabay

Um mito bastante difundido

Os chicletes são comumente feitos de materiais naturais ou sintéticos, que são as resinas de goma (daí a origem do nome goma de mascar). Uma goma de mascar geralmente contém uma base de goma, bem como conservantes, adoçantes artificiais, corantes e aromatizantes.

Curiosamente, existe um mito assustador que circula com frequência entre as crianças que afirma que, se por acaso você engolir um chiclete, ele ficará preso no estômago por sete anos! Como era de se esperar, ele aterroriza não apenas as crianças, mas também os adultos que ingerem acidentalmente um chiclete.

Dito isto, deixe-me esclarecer isso em alto e bom som: isso não passa de um mito! É praticamente impossível que uma goma de mascar fique sete anos dentro do seu corpo. De fato, se você engolir uma goma de mascar por acidente ou por engano, é bastante improvável que isso cause danos ao seu corpo, como veremos no tópico seguinte.

Engolir chiclete
Foto: Pixabay

Que mal engolir chiclete pode causar?

Embora seja verdade que seu sistema digestivo não consegue digerir um pedaço de chiclete da mesma forma que absorveria outros tipos de alimentos, é bastante improvável que um pedaço de goma de mascar engolido possa vir a causar muitos danos ao seu corpo.

Um chiclete tende a ser indigesto porque é constituído por uma base de goma que é uma mistura de resinas, gorduras, emulsionantes e ceras, que são substâncias naturalmente indigestas para o organismo. De vez em quando, consumimos muitas coisas indigestas, como essas resinas de goma, mas o nosso organismo sempre encontra uma outra maneira de lidar com isso.

Na prática, o chiclete que você engole é movido através do trato digestivo por ações normais de “empurrão” (chamado movimento peristáltico) do intestino. Desse modo, ele é simplesmente empurrado e entregue ao intestino, que o elimina por excreção.

Em outras palavras, isso significa que o chiclete que você engoliu acaba sendo ignorado e vai para o banheiro depois de um ou dois dias, graças ao próprio funcionamento do seu sistema digestivo!

Foto: Pixabay

Ainda assim, engolir chiclete é algo que deve ser evitado

Como você pode ver, a verdade é que um chiclete que vier a ser engolido não vai permanecer no corpo por muito tempo e, portanto, não irá causar danos. Ainda assim, é aconselhável evitar engolir chicletes com muita frequência.

Em resumo, o fato é que a deglutição contínua de chiclete, junto com o consumo de outros alimentos não digeríveis, pode causar bloqueios no trato digestivo. Esta é a razão pela qual as crianças com menos de 5 anos são aconselhadas a não consumir nem mesmo pastilhas elásticas, pois muitas vezes não percebem a diferença entre mastigar e engolir.

Leia Também: Uma baleia pode engolir uma pessoa inteira?
Leia Também: Existe diferença entre as pastas de dente?

No fim das contas, tenha em mente que a goma de mascar deve ser tratada da maneira exata que seu próprio nome sugere. Por isso, procure “mascar” esse confeito e evite engoli-lo, se puder.

E você, tem o hábito de engolir chicletes? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que é difícil empurrar um carrinho de supermercado em linha reta?

Por que muitas vezes não absorvemos o que lemos?